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O que é marketing de conteúdo e como ele pode ajudar a suas vendas

O que é marketing de conteúdo e como ele pode ajudar a suas vendas

O Marketing de Conteúdo é um método eficaz de atrair e envolver seu público-alvo com baixo custo de investimento, e é por isso que é tão usado pelos profissionais de marketing hoje.

 

O que é Marketing de Conteúdo?

 

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e publicação de conteúdo valioso, ou seja, artigos, podcasts, infográficos ou vídeos, com o objetivo de atrair, engajar e reter um grupo de destinatários claramente definido, os leads.

 

Consiste em adaptar deliberadamente o conteúdo ao público-alvo para que os utilizadores encontrem a sua empresa de forma natural, ou seja, mais barata, através do inbound marketing, e não do outbound marketing.

 

O marketing de conteúdo é um conceito extremamente complexo, abrangendo uma ampla gama de atividades incluídas nessa técnica de marketing. Muitos de nós somos testemunhas da evolução do marketing, que teve os seus primórdios nas ruas, nos jornais e na rádio, e agora migrou quase totalmente para a esfera digital.   

 

Quais são as ferramentas de marketing de conteúdo mais populares?

 

A criação de conteúdo é um processo demorado (mas extremamente lucrativo!), Por isso é tão importante escolher as ferramentas certas ao criar sua estratégia de marketing de conteúdo. Exemplos de ferramentas:

 

-Blogs da empresa: Você pode criar um blog diretamente no site da empresa ou em um endereço de Internet independente. A criação de conteúdo para o blog de uma empresa permite que você publique muito conteúdo: guias, análises, comparações, classificações, estudos de caso e muito mais. Pode falar sobre tudo, desde a melhor batedeira planetária até dicas de viagem.

 

-Infográficos: Reportagens ou artigos longos devem ser enriquecidos com infográficos com sua própria marca, pois visualizam os dados muito melhor e têm mais poder. 

 

-Webinars, conferências e tutoriais: transmita conhecimentos, crie confiança em sua marca, promova seus serviços e torne-se um dos principais especialistas do setor.

 

-Mídias sociais: Use o poder do YouTube, TikTok, Instagram e outras mídias sociais que reúnem milhões de usuários diariamente na frente da tela para criar conteúdo comercial.

 

-Relatórios e e-books: Você revela que possui conhecimento especializado e pode usar esse conteúdo como meio para gerar uma lista de e-mails de clientes em potencial ao baixá-lo. Também pode ser uma ótima maneira de conseguir links externos para o seu site.

 

O que é uma estratégia de marketing de conteúdo? 

 

Uma estratégia de marketing de conteúdo é um plano, um conjunto de ações para publicar, manter e distribuir conteúdo consistente que eduque, entretenha ou inspire a transformar estranhos em fãs e fãs em clientes. 

 

O objetivo do marketing de conteúdo é atingir a maior base possível de clientes em potencial, de forma que a empresa se torne a primeira escolha dos consumidores ao longo do tempo. 

 

Quais são as etapas de uma estratégia de marketing de conteúdo?

 

Cada uma das estratégias de marketing de conteúdo tem alguns pontos de partida comuns que são necessários para desenvolver e conduzir atividades de conteúdo. 

 

Para poder iniciar totalmente sua aventura com a criação de conteúdo, você pode usar os seguintes pontos:

 

-Defina seus objetivos

 

Quais objetivos você escolhe dependem inteiramente de você, os mais comuns que você pode alcançar graças ao marketing de conteúdo são: 

 

-aumentar a notoriedade da marca,

-aumentar a fidelidade do cliente, 

-audiência educada,

-aumentar o engajamento do cliente,

-atrair novos clientes,

-nutrição de leads,

-conversão de leads,

 

O cenário ideal seria combinar pelo menos alguns desses objetivos em uma estratégia de marketing de conteúdo, pois eles conectam vários estágios da jornada do cliente.

 

-Desenvolva sua persona de comprador

 

A etapa básica na criação de uma estratégia de marketing de conteúdo é identificar o público-alvo que você deseja atingir com seu conteúdo. Isso dará um direcionamento às suas atividades e permitirá que você crie conteúdos com a missão de solucionar os problemas do buyer persona.

 

Ao desenvolver uma persona do comprador, pode ser útil realizar pesquisas entre os clientes existentes, estudar as tendências do setor e observar as atividades dos concorrentes. Especifique idade, sexo, situação profissional e outros dados demográficos para se colocar no lugar do cliente o máximo possível. 

 

Em primeiro lugar, tente descobrir quais são as barreiras e problemas que as buyer personas têm e pense em como seu produto ou serviço pode ajudar a resolvê-los. 

-Escolha os melhores canais de compartilhamento de conteúdo

 

Outra questão importante é escolher os canais de marketing certos. Você precisa considerar quais formatos permitirão que você se apresente totalmente. Considere a quantidade de tempo e orçamento que tem.

 

Descubra quais canais de comunicação seu público-alvo prefere. Se o seu público são os jovens, escolha o Instagram e o TikTok, e se a sua buyer persona forem homens de negócios, escolha o LinkedIn e um blog profissional e temático. Vale acrescentar que a criação de conteúdo nas mídias sociais deve envolver o comprometimento da empresa e gerá-lo junto ao público. 

 

-Crie um calendário de conteúdo de marketing

 

O desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo deve levar em consideração a perspectiva de longo prazo (3 a 6 meses), pois os efeitos das ações costumam demorar longos meses.  

 

O agendamento ajuda não só a organizar, mas também a manter os resultados. Muitos canais de marketing “curtem” a regularidade do conteúdo compartilhado. Com o calendário de marketing de conteúdo, você também pode acompanhar o andamento das atividades em cada um dos canais de marketing selecionados. 

 

Ao criar um calendário de marketing, vale a pena considerar quanto tempo você precisa para criar cada conteúdo.

 

Seguidas todas essas etapas coloque em prática com persistência e consistência e crie muitos conteúdos diversificados.

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