Se você trabalha com marketing, vendas ou na área comercial, provavelmente já deve ter escutado falar sobre o termo funil de vendas, afinal, esse é nome muito utilizado por grande parte das empresas, principalmente aquelas que utilizam o inbound marketing (ou marketing de atração), dentro de suas estratégias para mostrar as pessoas seu projeto de incêndio por exemplo.
O funil de vendas é considerado fundamental para acompanhar e analisar toda a jornada de compra de um consumidor dentro da sua empresa, designando estratégias e tendo um planejamento muito mais assertivo ao usá-lo.
Se você ainda não sabe o que exatamente é o funil de vendas nem como pode utilizá-lo ao seu favor, no texto de hoje falaremos tudo sobre ele, então fique de olho para não perder nenhum detalhe, bora conhecer mais sobre ele? Então vamos lá!
O que é um funil de vendas?
O funil de vendas ou também conhecido como pipeline, é um modelo estratégico muito comum no mundo do marketing que apresenta detalhadamente, toda a jornada de compra de um consumidor, desde o primeiro contato que ele tem com a empresa, até a concretização da compra.
De forma resumida, o funil de vendas é o caminho traçando todas as etapas que um cliente passa até chegar finalmente na compra do produto, desde o primeiro contato com uma empresa de calibração por exemplo, até a compra do serviço.
Porém cada etapa possui suas particularidades e deve ser executada de uma maneira diferente, afinal, quanto mais o consumidor está dentro do seu funil, melhor ele conhece sobre sua empresa e mais preparado para realizar a compra ele vai ficando.
Como utilizar o funil de vendas na sua empresa?
Para utilizar um funil de vendas, é preciso conhecer exatamente cada etapa e o que você pode fornecer para as pessoas dentro delas, afinal, é através disso que você consegue montar estratégias e mostrar ao consumidor, o caminho correto para que ele conclua a compra.
Então se você quer executar o funil de vendas dentro da sua empresa, é preciso conhecer cada etapa primeiro, afinal, o processo de compras não é homogêneo e cada passo é preciso ter estratégias diferentes, abaixo separamos cada uma dessas etapas e como executá-las da maneira correta, bora conhecer?
Topo do funil
A primeira etapa que todo cliente passa é no topo do funil, nessa parte, talvez o cliente não tenha tanto conhecimento sobre a sua necessidade, não tenha tido nenhum tipo de contato com a sua empresa, e nem saiba ao certo o que procura. Então essa é a parte onde você começa a atrair o cliente, e estabelece um primeiro contato com ele.
Essa é a etapa de prospecção e atração de clientes, ou seja, você precisa ter uma abordagem para que as pessoas conheçam a sua empresa, utilize conteúdos e materiais ricos e informativos, busque ajudar os visitantes a entenderem o que você faz e a eles mesmos, identificarem e solucionarem seus problemas.
Meio do funil
Depois que já teve o primeiro contato, chegou a hora de ir para o meio do funil, essa é considerada uma etapa crucial do funil, que é quando a pessoa já conhece a sua empresa, já sabe sobre o problema que ela possui mas ainda não está convencida de que você pode solucioná-lo, geralmente, aqui lidamos com leads ou qualquer usuário que tenha tido contato com o seu negócio.
Aqui é preciso que você seja sincero, mostre mais sobre seus produtos ou serviços, indique seus pontos fortes e fracos, saiba solucionar aquilo que a pessoa quer que seja solucionado, é nessa etapa que a pessoa sabe sobre seus problemas mas precisa de um incentivo para que efetue a compra, então busque convencê-la, essa é a etapa onde geralmente ocorrem as tomadas de decisão.
Fundo do funil
O fundo do funil é a última e mais aguardada etapa para a empresa, depois de apresentar seu produto, e convencer a pessoa de que aquilo era o certo para ela, o usuário chega até a última etapa, ou seja, a hora de fechar a compra. Ele espera uma proposta atrativa para enfim, decidir comprar seus Displays em acrílico.
Agora é o momento de negociar, e apresentar recursos para que aquela pessoa efetivamente se torne um consumidor do seu negócio, lembre-se que ela já está pronta para realizar a compra, e basta a você, apresentar a proposta final e fechar o negócio de uma vez.
Você já conhecia sobre o funil de vendas? Sabia como utilizá-lo e como ele pode ser útil para o seu negócio? Se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.