Empreendedorismo social são ações e iniciativas de criação relacionadas à resolução de problemas sociais. Ou seja, esse ramo do empreendedorismo vai ser direcionado ao combate à vulnerabilidade social de um grupo de pessoas.
Dessa maneira, alguns países têm uma maior tendência a ter ações como essas por terem grandes problemas socioambientais, que vão impactar diretamente no funcionamento da sociedade.
Vale abrir um negócio de empreendedorismo social?
Para muitos, essa resposta pode ser claramente um “não”, de modo que pensem que um empreendedorismo social é uma ação voluntária, mas, na verdade, é possível sim gerar lucros de uma empresa desse ramo. Contudo, é importante frisar que não é o foco desse tipo de gerenciamento.
Sua utilidade vai se pautar em gerar benefícios que vão transformar amplamente a vida de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, sem, necessariamente, perder o controle financeiro que irá certificar a sua funcionalidade. Afinal, desde uma empresa de calibração a uma que vai gerenciar impactos ambientais precisam de gerenciamento econômico.
Vantagens de um empreendedorismo social
Questões educacionais
Em locais que possuem uma grande vulnerabilidade social, principalmente no que consta o processo educacional, é importante ver empresas desse âmbito para poder cobrir as falhas governamentais nesses locais.
Funcionam como uma válvula de segurança, assegurando que todos possam ter uma vida melhor assegurados por uma educação de qualidade e aliviar a pressão que deve existir dentro de comunidades menos favorecidas no que diz respeito ao déficit educacional.
Ambiental
Dentre todos os ramos do empreendedorismo social, em questão do meio ambiente, é o que ele mais promove uma diferença. Desde iniciativas de tecnologias sustentáveis à materiais recicláveis, o empreendedorismo social visa a preservação do meio ambiente através de suas ações.
Desta forma, para essas organizações é importante conseguir ambientes mais sustentáveis e que visem a preservação do meio ambiente, como o próprio projeto Tamar – que funciona na preservação da vida marinha na costa brasileira.
Questão de saúde
A saúde pública, tal como o setor educacional e meio ambiente, é um dos meios que mais sofrem com o descaso público, por isso, a intervenção do empreendedorismo social nessa área é de extrema importância, visando o bem estar da sociedade que depende do Sistema Único de Saúde.
Algumas organizações trabalham oferecendo o acesso da saúde para comunidades mais afastadas ou de vulnerabilidade, auxiliando também o Estado nesse quesito, desafogando filas de espera, por exemplo. São feitos pequenos atendimentos, exames de rotina e até tratamento dentário com essas comunidades.
Diante disso, é visível a importância de um empreendedorismo social para alcançar locais que não são atendidos como deveriam e propor inovações na sociedade, promovendo a inclusão de comunidades menos favorecidas em sistemas integrados de saúde coletiva, por exemplo.
Não se deve pensar no congelamento dessas empresas, semelhantes a câmaras de refrigeração, que acabam sendo fragmentadas e congelam esses movimentos tão necessários para a inclusão social dessas comunidades. Por isso, é válido ter um negócio de empreendedorismo social, afinal é uma ação importante e que deveria ter mais credibilidade nos meios empresariais.
Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.