A diversidade e a inclusão são temas que estão cada vez mais em pauta no cotidiano das pessoas bem como nas mídias sociais e, claro, nas organizações e empresas.
Incluir a diversidade em uma empresa, atualmente é algo que faz com que ela fique bem-vista perante a sociedade, o que certamente é benéfico para a organização, tendo em vista que seus lucros aumentam de forma considerável.
No entanto, nem todos os gestores e líderes sabem exatamente o que é diversidade e inclusão e, por esse motivo, têm dificuldade em aplicar esse conceito em suas organizações.
Se você é um líder ou um gestor que possui esse tipo de dificuldade, não por preconceito, mas por não ter muito conhecimento sobre o assunto, não se preocupe, nós vamos ajudá-lo.
Neste artigo vamos explicar exatamente o que é diversidade e inclusão, além de darmos algumas dicas de como você pode começar a praticar a inclusão na sua empresa com seus colaboradores. Então, continue lendo e confira o que precisa saber sobre o assunto.
Afinal, o que significa diversidade e inclusão?
Para explicarmos o que é diversidade e inclusão, primeiramente vamos definir esses termos como um conceito ou como um tema que está em pauta há tempos e precisa começar a ser melhor aplicado em nossa vida.
Basicamente, quando falamos em diversidade e inclusão, estamos falando sobre um conceito que abrange várias pessoas, cada uma com suas diferenças, singularidades, modo de viver, crenças e todos os aspectos que as diferenciam umas das outras, e como essas pessoas serão introduzidas em diversos espaços.
Um desses espaços é o ambiente empresarial, o qual se beneficia grandemente da aplicação da diversidade e inclusão. Agora, vamos explicar melhor sobre o conceito de diversidade e o conceito de inclusão separadamente para seu melhor entendimento.
Diversidade
A diversidade também pode ser compreendida como pluralidade, e trata-se de todos os comportamentos, modo de viver, valores e características físicas ou não, que tornam cada pessoa única.
Portanto, de forma simples, a diversidade pode ser compreendida como toda e qualquer característica que difere uma pessoa da outra. Vale ressaltar que as características também podem estar atreladas à personalidade, não necessariamente a algo físico.
Inclusão
Inclusão possui um conceito bastante simples, o qual diz respeito à capacidade de cada um de compreender que a outra pessoa é diferente, e assim incluí-la no ambiente, sempre respeitando todas as singularidades que ela possui.
5 principais formas de praticar a inclusão em uma empresa
Praticar a inclusão significa colocar realmente em prática tudo aquilo que mencionamos acima, mas não apenas isso. O ato de praticar a inclusão é promover a união de todas as diversidades de modo que o preconceito e a desigualdade não tenham nenhum espaço, e as diferenças sejam respeitadas.
Fazer isso dentro de uma empresa não é difícil, portanto, é algo que deveria ser praticado com normalidade, mas infelizmente não é essa a realidade do nosso país.
No entanto, para ajudar líderes e gestores a praticarem a inclusão em suas empresas, trouxemos aqui 5 formas simples de fazer isso que fatalmente vão lhe dar uma luz. Confira!
Equidade
Equidade se resume em saber que uma pessoa é diferente da outra, e também fazer o uso de diversas formas para atender às necessidades de todos. Um bom exemplo de equidade é otimizar a empresa para PCD‘s, aplicando rampas e elevadores para clientes e colaboradores cadeirantes, ou leitores de tela em braile para pessoas que são cegas.
Pregar o respeito
Tanto os líderes quanto os gestores precisam encontrar formas de pregar o respeito, de maneira que todos saibam que ali não há lugar para preconceitos. Todos precisam aceitar que cada pessoa tem uma maneira de viver, uma maneira de ser, e mesmo assim está tudo bem. Independentemente das diferenças que possam existir, todos merecem respeito.
Promover dinâmicas
As dinâmicas são as formas mais divertidas de aplicar a inclusão, e os colaboradores costumam gostar bastante, pois é uma ótima forma de todos se conhecerem e ficarem a par das diferenças e particularidades de cada um.
Mas, para promover essas dinâmicas, é preciso lembrar de deixá-las aptas para todas as diversidades, utilizando a equidade para isso.
Contratar uma empresa de consultoria
Caso você tenha dificuldades em praticar a inclusão, ou queira uma ajuda profissional que lhe dê ótimas estratégias para fazer isso de forma certeira, uma empresa especializada como a Impulso Beta, consultoria em gestão da diversidade pode ajudar você.
Treinar sua equipe
Promover o treinamento e desenvolvimento da sua equipe também é uma forma de praticar a inclusão, visto que você irá capacitar seus colaboradores para que eles também participem das estratégias de diversidade e inclusão.
Dessa maneira, você coloca a diversidade e a inclusão como prioridades, como verdadeiros propósitos dentro da sua empresa, desenvolvendo habilidades e estratégias que realmente façam a inclusão acontecer.