Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

O que é BPO Financeiro?

O que é BPO Financeiro?

Para entender do que se trata o BPO Financeiro, é só iniciar descobrindo o significado da sigla: BPO (Business Process Outsourcing).

Na tradução, significa basicamente a terceirização de processos de negócio.

No caso do BPO Financeiro, especificamente a terceirização do processo de gestão financeira.

O serviço diz respeito a oferecer a possibilidade de que seu cliente, dono de uma empresa, conte com sua empresa contábil para assumir a responsabilidade de determinadas partes do trabalho relacionado à gestão financeira do negócio dele.

A depender da estrutura, perfil e porte da empresa, o BPO financeiro pode ser a solução ideal, diante de alguns problemas comuns enfrentados, como:

  1. A empresa tem pessoal reduzido ou não possui um funcionário com expertise na área financeira para assumir a função.
  2. O processo que está sendo utilizado apresenta falhas e não há interesse e conhecimento do gestor em se envolver com essas atividades.
  3. O controle financeiro atual é feito manualmente, ou seja, falta um sistema adequado que otimize a execução das tarefas.

SERVIÇOS ENVOLVIDOS

A aplicação prática do BPO Financeiro pode incluir diferentes etapas, a depender das necessidades da empresa.

Estes são alguns dos serviços mais comuns a oferecer:

Gestão de contas a pagar e receber

Nas contas a pagar, a rotina inclui lançar contas a pagar na plataforma financeira, podendo até mesmo realizar agendamentos no internet banking para o cliente autorizar; já o controle das contas a receber trata do lançamento das contas a receber, podendo incluir os serviços de emissão de boletos bancários e/ou notas fiscais.

Conciliação bancária

É uma das delegações mais comuns do BPO Financeiro: fazer a conciliação diária das movimentações e de todas as rotinas financeiras do negócio do cliente, para garantir que os saldos batam sempre com o que consta no banco.

Gestão da documentação

Armazenamento de documentos em nuvem, evitando acumulo de papel desnecessário.

“No meio das inúmeras responsabilidades e processos que envolvem o dia a dia das empresas, pode ser difícil encontrar o espaço e o tempo para manter o foco nos negócios, ou seja, nas atividades que são necessárias.”

Autônomos

E para autônomos, micro e pequenas empresas que tem pouca ou nenhuma estrutura, o BPO financeiro acaba sendo uma excelente solução para ter um processo de qualidade e seguro, sem ter que crescer fora do core business. Para empresas maiores e mais complexas, em função da alta demanda e da burocracia, se torna imperativo contar com um ou mais parceiros especialistas em demandas financeiras e contábeis.

Como escolher uma solução de BPO Financeiro?

Existem muitas soluções de BPO Financeiro no mercado. Importante analisar as suas demandas e rotinas e entender qual parceiro pode responder de maneira mais adequada ao seu negócio, com valor justo e entrega completa e segura.

É muito importante que na escolha do profissional ou empresa de BPO Financeiro você possibilite a integração do prestador de serviço para que ele conheça a fundo a realidade financeira da sua empresa. Claro que para isso é necessário um contrato bem específico sobre papéis e responsabilidades de cada um no processo e até onde vão as atividades do BPO Financeiro.

Um diferencial real de um fornecedor completo de BPO Financeiro é a contabilidade integrada às rotinas. Com essas duas frentes andando juntas, além do ganho ser maior, é possível ter uma análise 360o estratégica do seu negócio.

Quanto custa BPO financeiro?

Os valores variam em função do volume de transações da empresa, em média, R$ 500,00 mensais.

Como precificar BPO financeiro?

Um dos primeiros passos na precificação do BPO Financeiro é explicar o que você fará de fato. Vale lembrar que BPO significa Business Process Outsourcing, ou seja, a terceirização dos processos de um negócio.

Quais os Serviços de um BPO Financeiro?

You must login to add a comment.

Posts relacionados