Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

O que é a Jornada do Consumidor?

O que é a Jornada do Consumidor?

A jornada do consumidor nunca foi tão importante quanto é agora e por isso é fundamental que as empresas conheçam esse processo com profundidade para então adequar seus processos para corresponderem às expectativas dos consumidores.

Se você deseja potencializar as vendas continue a leitura deste artigo e descubra o que é a jornada do consumidor e de que forma esse conhecimento pode ajudar a vender mais unidades de bomba centrífuga, melhorando os resultados da empresa.

O que é jornada do consumidor

Para ajudar a entender esse conceito é preciso partir do princípio que o indivíduo não toma a decisão de compra de um momento para o outro, então a jornada do consumidor se refere ao processo que o potencial comprador vive entre o momento que percebe sua necessidade e de fato realiza a compra.

Cada indivíduo pode levar mais ou menos tempo para transitar entre todas as etapas da jornada de compra de acordo com seu perfil comportamental, entretanto, de modo geral, todos passam por 4 etapas principais, veja a seguir quais são elas.

Aprendizado e descoberta

É o começo da jornada, nessa fase o cliente ainda não reconheceu que tem uma necessidade de compra, ele está identificando que enfrenta uma dificuldade específica como na limpeza doméstica, por exemplo.

Nesse caso, muitas vezes o consumidor não conhece sua empresa, muito menos sabe qual produto iria solucionar seu problema, então a tendência é que ele recorra a pesquisas online para buscar alternativas.

Considerando isso, é possível compreender a importância de investir na produção de conteúdo informativo, que visa esclarecer dúvidas reais que as pessoas enfrentam, sem que se tenha uma abordagem de vendas.

Reconhecimento do problema

Neste momento o consumidor já está consciente sobre o problema que enfrenta, ele já sabe exatamente o que está o incomodando. Isso geralmente acontece após uma primeira fase bem executada, que foi capaz de elevar o nível de consciência desse consumidor.

A partir disso ele passa a reconhecer que será necessário comprar algo se quiser resolver a questão.

Consideração da solução

Ao chegar nesta etapa o consumidor já reconheceu o problema e sabe que tem uma necessidade de compra, o próximo passo consiste em definir qual exatamente é a melhor solução.

Seguindo o exemplo inicial, a pessoa passa a pesquisar quais produtos podem auxiliar e tornar seu processo de limpeza doméstica mais eficiente e fácil. Neste ponto é importante que ele seja impactado com conteúdos mais diretos, relacionando seu produto detergente clorado por exemplo a superfícies mais limpas com menos esforço.

Decisão de compra

A etapa final da jornada, aqui o cliente já sabe seu problema, conhece a solução e então passa a comparar produtos semelhantes para definir qual melhor atende suas necessidades.

É importante que a empresa utilize uma comunicação mais direta para impactar clientes nessa etapa, expondo com clareza os benefícios e diferenciais do seu produto e também fazer uma oferta que se torne irresistível.

Conhecer as fases que o consumidor atravessa durante sua jornada de compra é fundamental para que a empresa consiga ajustar sua comunicação, como se conduzisse o consumidor por um caminho até que conclua por si, que deve comprar um quadro de distribuição da sua empresa.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados