A Pesquisa GEM – Global Entrepreneurship Monitor – conduzida anualmente no Brasil pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), com a parceria do SEBRAE, tem como foco principal o indivíduo empreendedor.
Entendendo como empreendedorismo qualquer tentativa de criação de um novo empreendimento, o relatório traz informações a respeito do perfil do empreender brasileiro e sua motivação. Revela também características dos empreendimentos inicias e estabelecidos, assim como o percentual dos negócios que buscam auxílio nos órgãos de apoio – Senac, Sebrae, Senai, entre outros.
A edição de 2012 trouxe uma novidade: procurou comparar o desejo de ter um negócio próprio com outros desejos, introduzindo uma questão sobre qual seria o sonho do brasileiro.
O sonho de ter um negócio próprio (43,5%) superou em muito o desejo de ter uma carreira em uma empresa (24,7%). No entanto, a pesquisa revelou que o principal sonho dos brasileiros é viajar pelo Brasil.
Seu negócio está pronto?
Acredita-se que muitos realizarão seu sonho de viajar pelo Brasil no próximo ano. As projeções do Ministério do Turismo para a Copa do Mundo FIFA 2014 apontam para cerca de 3 milhões de turistas brasileiros viajando no país.
A verdade é que o turismo doméstico está em expansão já faz alguns anos. Somente em 2012, as 80 maiores empresas do setor de turismo no Brasil faturaram R$ 57,6 bilhões e empregaram 115 mil pessoas nos 27 Estados brasileiros. Ano em que o setor cresceu 13,1% em comparação ao anterior.
Na pesquisa anual de conjuntura econômica do turismo – edição 2013 – os empresários de todos os segmentos foram praticamente unânimes quanto à perspectiva de significativa ampliação dos negócios em 2013 (saldo de 93% em comparação a 2012). Frente à essas expectativas otimistas quanto à expansão dos negócios estão o aumento da demanda por viagens na nova classe média; os incentivos do governo para construção de novos hotéis; e a expansão de eventos para cidades de médio e pequeno porte.
Veja acima o montante, em % do faturamento, a ser investido neste ano pelos segmentos que compõem o trade turístico.
Quer preparar seu empreendimento?
Clique aqui e saiba como avaliar seu empreendimento e conheça soluções que ajudarão sua empresa a crescer.