O setor varejista tem sido um dos mais impactados pelas transformações digitais e pelo comportamento dos consumidores.
O varejo enfrenta desafios e consumidores que cada vez mais buscam experiências de compra convenientes e personalizadas. Em dezembro de 2022, a eMarketer da Insider Intelligence, apresentou um gráfico com a previsão do crescimento das vendas do varejo em comparação com as vendas por meio de e-commerce, destacando dois aspectos centrais que chamam a atenção.
O primeiro aspecto refere-se à tendência de redução gradual das taxas de crescimento das vendas do varejo como um todo (exceto no período de instabilidade gerado pela pandemia) e a estabilidade nas vendas via e-commerce pós-2022. Isso motiva o questionamento sobre qual estratégia os players do setor varejista utilizarão para superar a baixa projeção de crescimento do setor, que se relaciona a diversas incertezas observadas nos impulsionadores da demanda no mundo.
O segundo aspecto destaca a redução do chamado boom do e-commerce. Embora as taxas de crescimento das vendas do varejo via e-commerce tenham projeção de se manterem mais elevadas do que a do varejo total, o crescimento exponencial observado pré-pandemia não se mantém pós-2022, o que desafia os varejistas a fazer e-commerce com eficiência e estratégia. As projeções sinalizam na direção de um ambiente de concorrência mais acirrada que exige um comportamento mais inteligente também nas vendas online.
Os dados de crescimento das vendas do varejo via e-commerce pré-pandemia junto ao que se observou do comportamento do consumidor – que de avesso à compra online passou a ter preferência por esta – faz questionar qual será o futuro do varejo totalmente presencial, ou seja, dos pontos de vendas. As taxas de crescimento pós-pandemia nos auxiliam a responder esta pergunta.
Nesse cenário, a estratégia mais rentável para um varejista é aquela que combina diversos canais não só de vendas, mas de experiência, ou seja, a estratégia omnichannel. Apostar somente no e-commerce, ou na diversificação para o e-commerce, não parece ser uma estratégia sustentável. A omnicanalidade, com a utilização de múltiplos canais de modo síncrono e integrados, potencializa a experiência do usuário e permite à empresa varejista adequar-se aos diferentes perfis de usuário e ter a melhor performance em momentos de projeções conservadoras. Dessa forma, o ponto de vendas assume novo papel, tornando-se um ponto de experiências, com o objetivo de encantar o cliente.
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