Converter os visitantes do seu site ou blog em clientes fidelizados é um dos grandes desafios compartilhados pelas empresas.
Afinal, não é atoa que a maioria dos negócios elaboram estratégias constantes de Inbound Marketing para atrair e se relacionar com contatos, visando transformá-los em clientes.
E para alcançar esse grande desafio, é importante contar com uma boa estratégia de nutrição de leads. É aí que entra a automação de marketing como ferramenta chave para acelerar o processo de vendas e impulsionar os seus leads a realizarem compras com o seu negócio.
Se sua empresa vende produtos como talha elétrica, entre outros, com um fluxo estruturado de nutrição de leads, é possível acelerar as vendas do seu negócio e ter sucesso!
Pensando nisso, nós elaboramos este artigo para te auxiliar a criar as melhores estratégias de relacionamento com seus leads. Continue nos acompanhando para saber mais! Vamos lá?
1- Construa uma base
O primeiro passo para criar uma estratégia eficiente de nutrição em leads é construindo uma base com as informações dos seus contatos.
Se você ainda não tem uma boa quantidade de leads, é preciso gerá-los. Se sua empresa atua no ramo de porta de vidro temperado, por exemplo, pode elaborar landing pages, oferecer conteúdos sobre o produto, e-books, webinars, dentre outras campanhas para conseguir formas de contato com potenciais compradores!
Após isso, reúna todos os contatos e junte-os em uma base. É possível elaborar uma base de leads de maneira simples, em uma planilha do excel, por exemplo.
No entanto, se você quer ter mais clareza e otimização sobre cada contato, você pode utilizar as ferramentas de automação de marketing e incluir a sua base nesta ferramenta.
2- Pense na jornada de compra
Após ter uma base de leads, é o momento de criar sua estratégia de nutrição de leads, que basicamente se trata de educar e se relacionar com lead, mostrando que há soluções para as suas necessidades. Resumindo, as etapas da jornada de compra do lead são:
- Aprendizado e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Consideração da solução;
- Decisão de compra.
É importante que, para cada uma dessas etapas, haja um fluxo de nutrição de leads diferente. Assim, você consegue segmentar e especificar ainda mais qual é a estratégia mais adequada para cada lead.
3- Ofereça conteúdos e e-mails personalizados
Essa é a parte de “botar a mão na massa” e desenvolver conteúdos e e-mails para nutrir seus leads.
Lembre-se de, nesse momento, focar no seu público e em suas determinadas necessidades. Quando mais atrativo for o seu conteúdo ou e-mail disparado, maiores as chances do seu lead se interessar pela empresa.
Dessa forma, estude bem as técnicas de copywriting, que se baseia no uso de textos e palavras que levam o leitor a uma ação desejada.
Por fim, lembre-se de focar sempre em seus leads e em suas necessidades. Por exemplo: uma fábrica de caixa d’água 5000 litros pode escrever conteúdos desde os mais abrangentes, até os mais estratégicos e segmentados.
No entanto, é interessante sempre fazer com leitor perceber a importância do produto e, assim, estimulá-lo a realizar a compra com a sua empresa.
Agora que você já sabe o que é e como funciona a estratégia de nutrição de leads, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!