CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Número de MEI que buscam empréstimos salta de 10% para 22%

PerfilMEI2013Saltou de 10% para 22,6% a quantidade de microempreendedores individuais que buscaram empréstimos como pessoa jurídica após a sua formalização. Embora o crescimento seja altamente relevante, ele foi conquistado em um curto período de tempo: de 2012 para 2013.

Esta é uma das constatações da pesquisa Perfil do Microempreendedor Individual, divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O levantamento também verificou que, dentre os microempreendedores individuais pesquisados, 12,5% obtiveram êxito na busca por empréstimos em 2013 e 10,1% não conseguiram o capital solicitado. Em 2012, os índices tinham sido, respectivamente, 5,2% e 4,8%.

Instituições financeiras mais procuradas
O levantamento do Sebrae quis saber quais são as instituições financeiras que os microempreendedores individuais mais buscam na hora de solicitar empréstimos.

A mais citada foi a Caixa Econômica Federal, onde 34,5% dos microempreendedores buscaram empréstimo. O Banco do Brasil foi procurado por 26,8% deles, o Bradesco por 8,6%, o Itaú/Unibanco por 6,8%, o “Banco do Povo” – nome fantasia para diversos programas estaduais de microcrédito – por outros 6,4%, o Banco Santander por 5,8%, o Banco do Nordeste por 5,6%. O restante (17,6%) buscou empréstimos em outras fontes.

A pesquisa cruzou os dados dos microempreendedores que buscaram por empréstimos com as instituições com as quais negociaram com o objetivo de saber quais instituições têm o maior percentual de aprovação de empréstimos.

Enquanto que em nível geral 46,6% dos que buscaram empréstimos conseguiram, no Sicoob e Cooperativa de Crédito este percentual sobe para 66,7% e no Banco Santander é de 65,8%, sendo estes as três instituições com maior percentual de aprovação de empréstimos.

Sobre a pesquisa
Em agosto de 2013, o Brasil atingiu a marca de mais de 3,3 milhões de microempreendedores individuais (MEI). Esse cenário demonstra ser esta figura jurídica o principal caminho utilizado pelos microempreendedores brasileiros que buscam as oportunidades oferecidas pelo mercado às empresas legalizadas.

Foi com o objetivo de conhecer o perfil desse público, um dos seus principais clientes, que Sebrae realizou ampla pesquisa sobre quem é o microempreendedor individual no país.

Para saber mais, leia a íntegra da pesquisa Perfil do Microempreendedor Individual 2013.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae