Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Número de MEI que buscam empréstimos salta de 10% para 22%

PerfilMEI2013Saltou de 10% para 22,6% a quantidade de microempreendedores individuais que buscaram empréstimos como pessoa jurídica após a sua formalização. Embora o crescimento seja altamente relevante, ele foi conquistado em um curto período de tempo: de 2012 para 2013.

Esta é uma das constatações da pesquisa Perfil do Microempreendedor Individual, divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O levantamento também verificou que, dentre os microempreendedores individuais pesquisados, 12,5% obtiveram êxito na busca por empréstimos em 2013 e 10,1% não conseguiram o capital solicitado. Em 2012, os índices tinham sido, respectivamente, 5,2% e 4,8%.

Instituições financeiras mais procuradas
O levantamento do Sebrae quis saber quais são as instituições financeiras que os microempreendedores individuais mais buscam na hora de solicitar empréstimos.

A mais citada foi a Caixa Econômica Federal, onde 34,5% dos microempreendedores buscaram empréstimo. O Banco do Brasil foi procurado por 26,8% deles, o Bradesco por 8,6%, o Itaú/Unibanco por 6,8%, o “Banco do Povo” – nome fantasia para diversos programas estaduais de microcrédito – por outros 6,4%, o Banco Santander por 5,8%, o Banco do Nordeste por 5,6%. O restante (17,6%) buscou empréstimos em outras fontes.

A pesquisa cruzou os dados dos microempreendedores que buscaram por empréstimos com as instituições com as quais negociaram com o objetivo de saber quais instituições têm o maior percentual de aprovação de empréstimos.

Enquanto que em nível geral 46,6% dos que buscaram empréstimos conseguiram, no Sicoob e Cooperativa de Crédito este percentual sobe para 66,7% e no Banco Santander é de 65,8%, sendo estes as três instituições com maior percentual de aprovação de empréstimos.

Sobre a pesquisa
Em agosto de 2013, o Brasil atingiu a marca de mais de 3,3 milhões de microempreendedores individuais (MEI). Esse cenário demonstra ser esta figura jurídica o principal caminho utilizado pelos microempreendedores brasileiros que buscam as oportunidades oferecidas pelo mercado às empresas legalizadas.

Foi com o objetivo de conhecer o perfil desse público, um dos seus principais clientes, que Sebrae realizou ampla pesquisa sobre quem é o microempreendedor individual no país.

Para saber mais, leia a íntegra da pesquisa Perfil do Microempreendedor Individual 2013.

You must login to add a comment.

Posts relacionados