O setor da moda vem debatendo a questão da diversidade dos corpos como um desafio para a democratização e inclusão de setores antes excluídos do consumo de moda, como tamanhos plus-size, moda sem gênero, e outros.
Reconhecer essa diversidade é também aceitar que a indústria e o vareja precisam se atualizar na comunicação com novos grupos que anseiam consumir produtos de moda e serem atendidos na variedade de medidas e padrões de tipos físicos. Certamente o Brasil, por sua própria diversidade cultural o desafio ainda maior.
No dia 14 de julho a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) reuniu o setor no salão nobre da FIESP (Federação das Industria do Estado de São Paulo) para apresentar as principais contribuições da norma NBR 16933 ao mercado.
A nova norma sugere que o tamanho de cada peça de roupa passe a incluir as dimensões em centímetro, como por exemplo o quadril para uma calça, e não apenas por letra ou número, como P M G. Esse protocolo já é adotado com sucesso há muito tempo em outros mercados como o norteamericano e europeu, reduzindo e evitando trocas e tornando a compra mais segura para a consumidora.
Na formulação da NBR 16933, a ABNT reuniu profissionais que vestem mulheres brasileiras em diversos segmentos, para compartilhar estudos, medidas, problemas e soluções, no desafio de identificar biótipos, definir medidas, distribuí-las entre os tamanhos e ainda sugerir como informar corretamente o consumidor.
Link da notícia:
https://br.fashionnetwork.com/news/Industria-e-varejo-debatem-novas-referencias-de-medidas-para-roupas-femininas,1421220.html
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