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Novidades do e-commerce no cenário mundial

Novidades do e-commerce no cenário mundial

A MRC (Merchant Risc Council) publicou os resultados de uma pesquisa sobre a perspectiva dos consumidores sobre o e-commerce.

 

A nova era do e-commerce

A empresa brasileira MRC | Merchant Risk Council apresentou resultados de uma pesquisa sobre a nova era do e-commerce no mundo sob a perspectiva dos consumidores, entrevistando cerca de mil consumidores de cada país considerado no levantamento, como Estados Unidos, Canadá, México, Inglaterra e Austrália. O estudo apontou uma divisão clara entre dois tipos de consumidores online após a pandemia: os entrantes do e-commerce, com menos experiência, histórico digital e ticket médio mais baixo, e consumidores mais experientes, com maior histórico, buscando experiências mais avançadas e com ticket médio mais alto.

 

A pesquisa mostrou que mais de 40% dos consumidores em todos os países se sentem mais seguros em sites que oferecem formas de pagamento diversas, com grande relevância para e-wallets no público entre 25 e 39 anos. Além disso, cresceu em 58% o número de pessoas que abandonaram carrinhos de compra por falta de confiança no site em que navegavam, enquanto o número de consumidores que consideram os certificados de segurança que aparecem nas lojas virtuais caiu drasticamente.

 

Elementos sobre reprovações indevidas

Em relação às reprovações indevidas, houve um aumento de 25% das pessoas que tiveram suas compras bloqueadas por suspeita de fraude em 2022 na comparação com 2021. O número de pessoas que não voltam a comprar na mesma loja após uma reprovação indevida cresceu mais de 40%, enquanto que os que pretendem reclamar publicamente quando isso acontece cresceram aproximadamente 32%. Pior ainda, o número de consumidores que disseram boicotar lojas após casos de fraude cresceu incríveis 83% de um ano para o outro.

 

Para evitar esses problemas, é possível tomar atitudes relativamente simples e baratas, como dar suporte e oferecer vários tipos de pagamento, mostrar provas de ambiente seguro e confiável, além de ser capaz de rastrear e evitar as reprovações indevidas de bons consumidores. O combate a fraudes exige inovação constante na criação e evolução de soluções que protejam as empresas e mitiguem a ação dos golpistas. As empresas nacionais estão na vanguarda na gestão de riscos e combate a fraudes, mas o cenário de fraudes no Brasil é extremamente desafiador e exige atenção constante.

 

Para conferir a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

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Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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