Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Nova classificação para ruído de produtos atinge mercado em diversos segmentos de fabricação

O desenvolvimento de grandes centros trazem inúmeras transformações que impactam a sociedade. Uma delas é a poluição sonora. Quanto maior a densidade populacional, maior o volume dos ruídos que se é obrigado a conviver no dia a dia.

Ruídos como buzinas, obras, música alta, eletrodomésticos, aeroportos e trânsito, numa sinfonia permanente que culmina em prejuízo às pessoas, ao trazer efeitos negativos relacionados à saúde como o estresse, enxaqueca, surdez, problemas de concentração, insônia e uma variedade de outras causas.

Para estabelecer normas, métodos e ações para controlar o ruído excessivo que interfere na saúde e bem estar da população, desde 1990, o Ibama vem coordenando o Programa Nacional de Educação e Controle da Poluição Sonora – SILÊNCIO. Como parte do Programa Silêncio, o Inmetro e o Ibama haviam criado o Selo Ruído e em outubro de 2013, o Inmetro publicou uma Portaria (a de Nº 388/2013), na qual  inclui a classificação de potência sonora no Selo Ruído para três dos eletrodomésticos que emitem mais ruídos: liquidificadores, aspiradores de pó e secadores de cabelo. Com a medida, além de avaliar quanto à segurança elétrica, o Instituto vai classificar os decibéis de ‘1’ (mais silencioso) a ‘5’ (menos silencioso), no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).

A partir de 20 de fevereiro de 2014, os três eletrodomésticos deverão ser fabricados e importados somente de acordo com as novas regras. O Inmetro controlará as importações e impedirá a entrada de produtos irregulares.

Para o comércio, o prazo vai até 20 de agosto de 2016, quando o Instituto exercerá a fiscalização por meio dos seus órgãos delegados nos estados – os Institutos de Pesos e Medidas (Ipems).

Nos próximos dois anos, o Inmetro ainda vai estudar a implantação da classificação sonora para outros eletrodomésticos, como, por exemplo, as máquinas de lavar e os aparelhos de ar condicionado.

Objetivos do Programa Silêncio

  • Promover cursos técnicos para capacitar pessoal e controlar os problemas de poluição sonora nos órgãos de meio ambiente estaduais e municipais em todo o país;
  • Divulgar, junto à população, matéria educativa e conscientizadora dos efeitos prejudiciais causados pelo excesso de ruídos;
  • Incentivar a fabricação e uso de máquinas, motores, equipamentos e dispositivos com menor intensidade de ruído quando de sua utilização na indústria, veículos em geral, construção civil, utilidades domésticas, etc;
  • Incentivar a capacitação de recursos humanos e apoio técnico e logístico dentro da Polícia Civil e Militar para receber denúncias e tomar providências de combate à poluição sonora urbana em todo Território Nacional;
  • Estabelecer convênios, contratos e atividades afins com órgãos e entidades que, direta ou indiretamente, possam contribuir para o desenvolvimento do Programa SILÊNCIO.

Objetivos do Programa Silêncio

O SEBRAE, sempre atento às tendências do mercado, lembra que é importante estar à frente das necessidades do mercado para ganhar vantagens competitivas.  Estudos que buscam novos materiais e novas técnicas surgem de investimento em inovação e tecnologia e, para esses, foi desenvolvido o Programa Sebraetec.

Consulte o SEBRAE mais próximo e veja de que forma de atendimento pode ajudar seu negócio a inserir-se nessa tendência de fabricação de produtos menos ruidosos.

 

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados