A contra tendência do “ser normal” está invadindo as passarelas e trazendo oportunidades para os empresários do segmento de moda. Essa perspectiva traz o apelo das peças básicas, confortáveis e atemporais. O Boletim de Tendência do Sebrae de novembro apresenta a origem do movimento, explora os conceitos e características das peças, fornecendo as ações importantes para o empreendedor que pretende investir nessa tendência para as próximas estações.
Normcore: termo que vem da junção das palavras normal + core (do inglês, centro ou cerne) e foi criado pela empresa de pesquisa de tendência norte-americana K-Hole e difundindo pelo jornal The New York Times.
Confira a seguir a proposta inovadora dessa nova tendência:
Para elas:
- Moletons oversized, algumas vezes com um dos ombros pendendo para o lado.
- Camisetas mais soltas, monocromáticas, em viscose e Predominam as mangas dobradas para fora e as golas em modelo “U” ou canoa, com acabamento desfiado.
- Jaquetas, casacos e blazers predominam em modelos mais básicos e soltinhos, na base dos quadris, sem botões, zíperes e outros sistemas de fechamento.
- Modelagens simples, estampas lisas e com poucas aplicações. Quando existentes, as aplicações são discretas, em formas geométricas e sempre da mesma cor do tecido.
- Nos pés, tênis estilo all star e new balance, e sandálias birkenstocks, que podem ser utilizadas com meia, caso esteja frio. O tênis e o chinelo voltam como calçados que podem ser usados em espaços sociais.
Para eles:
- Para os homens, aparecem os modelos oversized no estilo roupões de banho e releituras das calças jogger.
Cores:
Quanto às cores, ganham destaque nessa tendência o preto, o branco, o cinza, além dos tons pastéis adocicados, terrosos e cores não muito saturadas. Aparecem estampas mais sutis, delicadas, num toque “tom sobre tom”.
Dicas para seu Negócio:
- Entenda se o normcore é adequado ao seu negócio;
- Crie painéis semânticos para buscar inspiração para as suas coleções;
- Utilize as mídias digitais para entender o comportamento de consumo do cliente e interagir com ele;
- Informe-se sobre a instalação de pop-up stores para a comercialização da sua coleção;
- Busque consultoria especializada. O Sebraetec oferece consultoria em temas como design, tecnologia e inovação de produtos e processos.
- Conte com o SEBRAE para adequar o negócio a essa nova tendência.
Para saber mais, acesse a matéria completa.
No Sebrae Mercados você também irá encontrar sugestões dos nossos para inovar e impulsionar negócio, além de ficar por dentro das novidades do mercado de moda.