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Negócios online: como ser inovador diante de tanta concorrência?

Negócios online: como ser inovador diante de tanta concorrência?
Negócios online: como ser inovador diante de tanta concorrência?

Foto de Headway por Unsplash

Enquanto negócios presenciais observam um declínio, as marcas online crescem como nunca. Apesar disso, o sucesso não é garantido para todos aqueles que desejam se aventurar no ramo da internet.

Segundo dados divulgados pelo Governo Federal, o Brasil observou, só no primeiro quadrimestre de 2023, a abertura de 1,3 milhões de empresas. E a perspectiva é que esses números continuem subindo, especialmente em uma economia que começa a se recuperar dos efeitos de uma pandemia.

Para aqueles que possuem negócios online, o cenário pode parecer intimidador. Diante de tanta oferta, como garantir que a sua empresa seja escolhida pelo consumidor? Somente o ato de entregar bons produtos ou serviços não é garantia de que a marca será bem-sucedida dentre milhões de outras.

É neste ponto que devemos considerar algumas das tendências tecnológicas em vigência. Ferramentas como chatbots, inteligências artificiais e otimização de palavras-chave estão entre as principais formas que as marcas encontram de se manterem inovadoras, mesmo diante de muita concorrência.

1 – Ofereça uma marca confiável

A inovação de nada vale se não vem atrelada à confiança dos consumidores e isso é fundamental se você deseja ter um negócio lucrativo. Uma marca objetiva sempre estar na frente das mudanças, mas ao mesmo tempo, deve manter a segurança de seus clientes como uma prioridade. Estes princípios podem ser vistos na prática em sites de seguro online, por exemplo.

A fim de se manter competitiva por tanto tempo, é certo que a inovação é um dos valores que compõem a marca. Quando estes valores são bem embasados, a concorrência é apenas um detalhe.

Nesse caso, é sempre importante pesquisar o melhor seguro de carros. De acordo com a opinião de especialistas e outros usuários, clientes conseguem descobrir quais são os prós e os contras de cada plataforma, o que aumenta o seu controle e amplia o negócio.

2 – Disponibiliza diferentes métodos de pagamento

Com o advento do Pix, pagar todo tipo de conta tornou-se uma atividade fácil e rápida, sendo realizada por qualquer pessoa. Visando se manter competitiva neste quesito, empresas precisam fornecer o máximo de opções ao consumidor, indo desde os cartões e boletos até o Pix e as criptomoedas.

3 – Utilize tecnologias e novas tendências

Tecnologias como chatbots e Inteligência Artificial já existem há algum tempo, mas o refinamento delas é um fenômeno relativamente recente. Dessa forma, boa parte dos negócios online ainda não sabem como utilizar ferramentas modernas para agregar às atividades cotidianas de uma empresa.

Isso significa que, ao mesmo tempo em que tecnologias avançam, alguns negócios online vão ficando para trás, apegados à uma internet que simplesmente não existe mais. Ser inovador requer não ter medo de adotar novos jeitos de trabalhar e agregar ferramentas tecnológicas nos trabalhos diários.

4 – Seja relevante

Poucas situações são mais prejudiciais para um negócio do que se tornar obsoleto. Se não existe demanda para o que você oferece, o fracasso é certo. Dessa forma, é preciso estar atento para mudanças sociais e se adequar ao novo, entregando não somente produtos e serviços, mas ideias.

5 – Entregue uma experiência personalizada

Parece contraditório falarmos sobre o crescimento das inteligências artificiais, ao mesmo tempo em que colocamos a entrega de experiências personalizadas aos clientes como algo essencial ao sucesso, certo? Na verdade, não! Experiências personalizadas e novas tecnologias podem andar juntas.

De maneira geral, consumidores querem sentir que fazem a diferença, de modo que entregar algo diferente acaba sendo essencial. É claro que etapas iniciais podem ser manejadas por chatbots e tecnologias similares, mas o fator humano da relação empresa-cliente não deve ser abandonado.

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