A pandemia parece estar se encaminhando para o fim, mas os seus impactos serão sentidos por tempo indeterminado. No mundo do trabalho, muita coisa mudou desde os primeiros dias do lockdown. Desde a implementação do home office até as medidas de segurança dentro do escritório, gestores e funcionários têm encontrado um ambiente diferente daquele que conheceram antes.
Com essa nova configuração, as pessoas têm agora novas necessidades. Buscando oferecer aos seus colaboradores todo o suporte necessário neste momento, as empresas têm estudado novas opções de benefícios. Depois de dois anos tão difíceis, é importante mostrar preocupação e cuidado com o bem-estar dos funcionários. Os benefícios corporativos podem ajudar nessa questão. Vamos conhecer alguns exemplos a seguir.
Trabalho flexível:
O home office veio como uma medida emergencial para que as empresas continuassem operando mesmo com as medidas de restrição em voga. Embora tenha sido implementado de uma hora para outra, o trabalho remoto foi e tem sido eficiente. Agora, com a volta para o escritório, as empresas estão pensando em como incorporar um modelo híbrido de trabalho, atendendo a uma demanda dos próprios colaboradores.
Vale-combustível:
No começo da pandemia, a população ficou bastante temerosa de se locomover utilizando o transporte público, principalmente nas grandes cidades, onde ônibus e metrôs são lotados, o que aumenta as chances de contaminação. Quem tinha carro passou a utilizar o veículo para ir ao trabalho, uma vez que era a opção mais segura. O oferecimento do vale-combustível, ainda mais em tempos de aumento do preço da gasolina, preza pelo conforto e bem-estar dos colaboradores.
Saúde mental em foco:
A saúde mental tem sido um tema bastante debatido dentro do ambiente de trabalho. Não é à toa, já que o número de transtornos mentais, como o burnout, só cresce. Pensando nisso, as empresas começaram a oferecer planos de saúde com foco no bem-estar psicológico. Também é possível disponibilizar um psicólogo no próprio escritório, o que facilita o acesso a esse profissional, tão importante nos dias de hoje.
Parceria com academias:
De olho na saúde dos colaboradores, as empresas têm oferecido o auxílio-academia, desde planos básicos até aqueles que oferecem também aulas de pilates e ioga. O sedentarismo é um problema global, e pode causar diversas doenças. A prática de atividade física regular é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).