Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Mulheres elegem seus maiores desejos financeiros em 2023

Mulheres elegem seus maiores desejos financeiros em 2023

Nos últimos meses, se organizar financeiramente tem sido o principal objetivo das brasileiras quando o assunto são as finanças. Pelo menos foi o que mulheres de todo o país revelaram à FinanZero, fintech que acaba de divulgar os resultados semestrais do relatório “Objetivos Financeiros dos Brasileiros” — que apresenta as metas e desafios econômicos da população mês a mês. Segundo os dados da especialista no mercado de crédito, que analisou respostas de mais de 500 respondentes do gênero feminino de janeiro a junho, pelo menos 51,4% delas tiveram o controle financeiro como prioridade. As grandes aspirações ainda incluíram a vontade de viajar (40,7%) e comprar ou trocar o próprio carro (38,4%).

desejo por uma vida econômica mais organizada, uma constante entre quem afirmou querer organizar melhor as próprias contas, também foi bastante enfatizada em outras respostas das entrevistadas durante os seis primeiros meses de 2023. Foi o que evidenciou, por exemplo, o objetivo frequente por independência financeira, mencionado por 31,7% delas, além da meta de sair da inadimplência, dessa vez citada por 26,6% das respondentes.

Os dados corroboram com um levantamento recente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) cujos resultados apontaram que as mulheres são maioria entre os endividados no Brasil. De acordo com o estudo, 30,3% dos consumidores com dívidas atrasadas eram mulheres, enquanto 29,1% eram homens.

Casa própria e estudos entre as prioridades femininas

Dentre os desejos que envolvem conquistas, ao lado das viagens e o sonho de comprar um carro, aparecem as metas profissionais e as de longo prazo como comprar uma casa (38,2%), abrir um negócio próprio (31,8%) e estudar (28,8%). Além desses objetivos, muitas entrevistadas também citaram a vontade de comprar um eletrônico (computador, smartphone) (25,5%), realizar um procedimento estético (16,1%) e até mesmo se casar (8,8%).

De acordo com Rodrigo Cezaretto, diretor operacional da FinanZero, muitas dessas metas também figuram como principais razões entre quem solicita empréstimos à fintech mensalmente. No ano passado, por exemplo, os pedidos de empréstimo para estética atingiram um pico no primeiro semestre, com aumento de 97% nas solicitações feitas em abril de 2022 se comparadas ao mesmo mês do ano anterior.

Os obstáculos financeiros mais comuns entre as mulheres

Além de suas metas financeiras, a pesquisa da FinanZero ainda mostrou que existem alguns impeditivos comuns entre as mulheres que compartilharam tais objetivos no primeiro semestre. O primeiro deles é a falta de recursos, algo mencionado por 83,8% das entrevistadas. Na sequência, outro vilão conhecido aparece: a falta de planejamento, por sua vez com menos menções (34,5%).

Outros obstáculos comumente levantados pelas mulheres são a dificuldade para tomar a iniciativa (14,8%), questões relacionadas à família (11,2%) e saúde (9,7%). “Os números mostram de forma muito clara a quantidade de responsabilidades e dificuldades que ainda ficam no meio da realização dos sonhos das mulheres, o que não significa dizer que elas não estejam determinadas a superá-las”, destaca Cezaretto.

Sobre a FinanZero

Fundada em 2016 com o objetivo de facilitar a busca por empréstimo online, a FinanZero é um correspondente bancário online. A partir do perfil do cliente, a fintech busca por empréstimos com instituições financeiras parceiras e envia propostas pré-aprovadas para ajudar os clientes a comparar as melhores condições de crédito.

You must login to add a comment.

Posts relacionados