Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Motion designer: Como usá-lo?

Motion designer: Como usá-lo?

A área da comunicação é extremamente ampla e aborda vários segmentos completamente diferentes, dentro dela, temos áreas como o jornalismo e a publicidade, que possuem seus próprios serviços, e é claro, não podemos deixar de falar sobre o audiovisual, responsável por abrigar uma das grandes tendências do momento: o motion designer. 

Essa é uma técnica extremamente popular na atualidade, utilizando movimentos de ícones, textos e formas geométricas com princípio de animação, cinema e vídeo, resultando em um recurso diferente, atrativo e visualmente agradável, que se aplica em clipes, vinhetas, propagandas, vídeos, no cinema e por aí vai. 

A maioria das marcas tem apostado alto nesse recurso devido ao seu potencial de engajamento e por ser algo que foge do comum, funcionando como uma válvula direcional, que guia o seu público para um caminho diferente, mais interativo e divertido. 

Essa sem dúvidas, é uma das melhores estratégias que você pode adotar na sua comunicação, por este motivo, no texto de hoje, iremos mostrar como usar o motion designer ao seu favor, bora conferir? Vamos lá!

 

O que é o Motion Designer?

O Motion Designer é uma técnica antiga, que surgiu no século XIX, criado pelo parisiense George Méliès, considerado como pai dos efeitos especiais e responsável por popularizar outro conceito conhecido, o stop motion. 

Essa técnica é muito utilizada no segmento do audiovisual, considerada como inovadora, intuitiva e extremamente funcional, ela consiste em utilizar o movimento de formas, ícones e textos, para trazer um vídeo mais criativo, com uma mensagem dinâmica e muito mais clara. 

Assim como uma bomba hidráulica que deve ser manuseada por profissionais, o motion designer também é feito por quem entende do assunto, e o responsável por sua criação costuma ser o designer gráfico, capaz de adicionar esses recursos e dar vida ao motion designer de forma extremamente prática, simples e eficaz.

 

Como essa técnica funciona?

Ela funciona de forma até simples, mas o seu desenvolvimento sempre é um grande desafio para quem o está desenvolvendo, ele mistura suas habilidades artísticas, muita criatividade e elementos do audiovisual para entregar um trabalho competente e extremamente agradável aos olhos do público. 

Um grande exemplo de Motion Designer pode ser visto no clipe da Anitta “Bang”, onde observamos palavras, ícones e textos se fundindo ao vídeo de maneira geral, sendo a personificação do que é o Motion Designer e como ele funciona na prática. 

 

Por que usar o Motion Designer?

Com as pessoas consumindo conteúdos de forma cada vez mais rápida e instantânea graças às redes sociais, o motion designer aparece como uma ótima ferramenta para, justamente, oferecer esse tipo de vídeo de uma forma muito mais cativante e divertida. 

Com ele, você consegue passar a ideia central do seu conteúdo de forma prática, simples e eficaz, dando uma explicação clara por meio das animações. O aumento do consumo de conteúdo em formato de vídeos também ajuda a alavancar ainda mais essa técnica que pode ser um grande diferencial competitivo nas suas campanhas. 

 

Como aplicar o motion designer?

Se você quer aplicar o motion designer dentro das suas estratégias é preciso se atentar a alguns detalhes, o primeiro é claro, é contratar um designer gráfico, afinal, é preciso ter o auxílio profissional para que essa estratégia seja efetivamente concretizada. 

Após contar com alguém que vista os uniformes profissionais do motion designer, é hora elaborar onde esse conceito será utilizado, qual plataforma será escolhida, qual será o seu vídeo e a mensagem que você deseja passar ao seu público. 

Crie um roteiro, e encontre uma boa oportunidade para usar ele, não adianta fazer o motion designer só por fazer, é preciso ter uma boa premissa e um planejamento para que ele realmente seja funcional. 

Não se esqueça de contar com bons programas como After Effects, Photoshop e Ilustrator, que podem te ajudar durante sua jornada, procure sempre usá-lo de forma coerente, inteligente, e que possa ser um grande diferencial dentro do seu negócio. 

O que achou do texto de hoje? Comente abaixo sua opinião sobre ele e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados