A área da comunicação é extremamente ampla e aborda vários segmentos completamente diferentes, dentro dela, temos áreas como o jornalismo e a publicidade, que possuem seus próprios serviços, e é claro, não podemos deixar de falar sobre o audiovisual, responsável por abrigar uma das grandes tendências do momento: o motion designer.
Essa é uma técnica extremamente popular na atualidade, utilizando movimentos de ícones, textos e formas geométricas com princípio de animação, cinema e vídeo, resultando em um recurso diferente, atrativo e visualmente agradável, que se aplica em clipes, vinhetas, propagandas, vídeos, no cinema e por aí vai.
A maioria das marcas tem apostado alto nesse recurso devido ao seu potencial de engajamento e por ser algo que foge do comum, funcionando como uma válvula direcional, que guia o seu público para um caminho diferente, mais interativo e divertido.
Essa sem dúvidas, é uma das melhores estratégias que você pode adotar na sua comunicação, por este motivo, no texto de hoje, iremos mostrar como usar o motion designer ao seu favor, bora conferir? Vamos lá!
O que é o Motion Designer?
O Motion Designer é uma técnica antiga, que surgiu no século XIX, criado pelo parisiense George Méliès, considerado como pai dos efeitos especiais e responsável por popularizar outro conceito conhecido, o stop motion.
Essa técnica é muito utilizada no segmento do audiovisual, considerada como inovadora, intuitiva e extremamente funcional, ela consiste em utilizar o movimento de formas, ícones e textos, para trazer um vídeo mais criativo, com uma mensagem dinâmica e muito mais clara.
Assim como uma bomba hidráulica que deve ser manuseada por profissionais, o motion designer também é feito por quem entende do assunto, e o responsável por sua criação costuma ser o designer gráfico, capaz de adicionar esses recursos e dar vida ao motion designer de forma extremamente prática, simples e eficaz.
Como essa técnica funciona?
Ela funciona de forma até simples, mas o seu desenvolvimento sempre é um grande desafio para quem o está desenvolvendo, ele mistura suas habilidades artísticas, muita criatividade e elementos do audiovisual para entregar um trabalho competente e extremamente agradável aos olhos do público.
Um grande exemplo de Motion Designer pode ser visto no clipe da Anitta “Bang”, onde observamos palavras, ícones e textos se fundindo ao vídeo de maneira geral, sendo a personificação do que é o Motion Designer e como ele funciona na prática.
Por que usar o Motion Designer?
Com as pessoas consumindo conteúdos de forma cada vez mais rápida e instantânea graças às redes sociais, o motion designer aparece como uma ótima ferramenta para, justamente, oferecer esse tipo de vídeo de uma forma muito mais cativante e divertida.
Com ele, você consegue passar a ideia central do seu conteúdo de forma prática, simples e eficaz, dando uma explicação clara por meio das animações. O aumento do consumo de conteúdo em formato de vídeos também ajuda a alavancar ainda mais essa técnica que pode ser um grande diferencial competitivo nas suas campanhas.
Como aplicar o motion designer?
Se você quer aplicar o motion designer dentro das suas estratégias é preciso se atentar a alguns detalhes, o primeiro é claro, é contratar um designer gráfico, afinal, é preciso ter o auxílio profissional para que essa estratégia seja efetivamente concretizada.
Após contar com alguém que vista os uniformes profissionais do motion designer, é hora elaborar onde esse conceito será utilizado, qual plataforma será escolhida, qual será o seu vídeo e a mensagem que você deseja passar ao seu público.
Crie um roteiro, e encontre uma boa oportunidade para usar ele, não adianta fazer o motion designer só por fazer, é preciso ter uma boa premissa e um planejamento para que ele realmente seja funcional.
Não se esqueça de contar com bons programas como After Effects, Photoshop e Ilustrator, que podem te ajudar durante sua jornada, procure sempre usá-lo de forma coerente, inteligente, e que possa ser um grande diferencial dentro do seu negócio.
O que achou do texto de hoje? Comente abaixo sua opinião sobre ele e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.