Com a crescente adesão das pessoas ao veganismo, abre-se a oportunidade para empresas do setor de vestuário atuarem nesse nicho. Na moda, os veganos e simpatizantes não utilizam nenhum artigo vestível (roupas, calçados ou acessórios) que sejam provenientes de matéria-prima animal. Em 2014, as vendas de produtos veganos e vegetarianos cresceram 60% em relação ao ano anterior.
Além dos veganos, os simpatizantes também movimentam o mercado, que está em crescimento no país. Atualmente, 8% da população brasileira se declara vegetariana, mas 28% dos brasileiros querem reduzir o consumo de carne nas refeições. O maior quantitativo de adeptos do veganismo está no estado de São Paulo, seguido do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Características gerais dos veganos
- Têm uma dieta mais restrita se comparados aos vegetarianos;
- Os adeptos possuem ou desenvolvem maior consciência ecológica;
- Os principais compradores fazem parte da “geração Y” (nascidos a partir de 1980);
- Um dos principais fatores que motiva à adesão é a proteção aos animais;
- Grande parte dos vegetarianos acaba adotando a filosofia vegana;
- Normalmente, dão importância primeiro para a alimentação, e em segundo lugar, à moda;
- Dia 1 º de Novembro é considerado o Dia Mundial Vegano – “World Vegan Day”.
Alternativas veganas
Existem várias alternativas no mercado para os pequenos negócios que querem produzir ou vender peças de moda vegan. Dê preferência aos produtos feitos de material orgânico e de origem vegetal, ou aos materiais sintéticos reciclados ou ecológicos.
Confira as opções veganas disponíveis para o vestuário:
- Utilize materiais sintéticos que imitam as peles, como o poliéster e o acrílico.
- Prefira lã acrílica ou sintética, que é produzida a partir da derivação do petróleo.
- Outra opção é a seda artificial, obtida em uma mistura entre poliéster, rayon e outros tipos de fibras sintéticas.
- A camurça sintética – feita a partir de microfibras como o poliuretano e o poliéster – também é uma boa alternativa.
- Marcas nacionais de moda vegan
O movimento que contempla a filosofia vegan já é destaque na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, as criações de algumas marcas nacionais que adotam essa filosofia impressionam com suas peças estilosas. Muitas, inclusive, apresentam preços considerados acessíveis.
Svetlana
Criada em 2012 por Mariana Iacia, a marca carioca Svetlana trabalha com a criação de peças que utilizam materiais sintéticos e de origem vegetal. Mariana teve contato com o universo vegan quando trabalhou com Stella McCartney, estilista britânica e filha do ex-beatle Paul McCartney. A marca utiliza diversas estampas que compõem um estilo mais despojado, e com aspecto confortável.
Canna
Fundada em 2011, a marca Canna é focada no desenvolvimento de acessórios, bolsas e carteiras feitos de materiais sintéticos. A produção é artesanal e apresenta um design atemporal. Os materiais ecológicos utilizados são originários da Bahia e Rio Grande do Sul. Vegan-friendly, conquista veganos e simpatizantes com seu estilo descolado e inovador.
King 55
Com um estilo rocker e ousado, a marca King 55, criada em 2011, possui uma grande variedade de produtos disponíveis. É inspirada na metrópole e as peças contemplam o estilo urbano. A marca promove constantemente ações sustentáveis. Entre elas, está a entrega ecológica – que é feita de bike para alguns bairros de SP. Além disso, é ligada ao conceito cruelty-free, sem nenhum componente de origem animal nas peças.
Insecta
Com uma produção única e artesanal, a Insecta – que foi criada em 2014 por Pam Magpali e Babi Mattivy – produz sapatos confeccionados a partir de retalhos e tecidos vintage que são reutilizados. Os produtos seguem a linha clássica, mas quando recebem os tecidos de diferentes estampas, ficam modernos e despojados.
Melissa
Fundada em 1979, a Melissa produz sapatos de plástico para os mais diferentes estilos. Consolidada no mercado, é uma das marcas vegan-friendly mais conhecidas no país. E para fortalecer ainda mais sua presença, a empresa tem investido em parcerias com grandes designers – como Karl Lagerfeld, designer-chefe e diretor criativo da grife Chanel – para o desenvolvimento de seus produtos.
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Com informações Sistema de Inteligência Setorial.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.
Imagem: Insecta Shoes/Facebook/Divulgação.