Saber como atrair novos pacientes para a sua clínica, consultório ou hospital, pode ser algo que deixa muitos gestores acordados durante a noite.
O que deve ser levado em consideração é o que cada um busca nesse momento. Normalmente, espera-se um ambiente limpo e com um bom atendimento, tanto dos recepcionistas, como também dos médicos e dentistas.
O que parece é que isso está cada vez mais difícil de encontrar! Ou, caso existam muitas, precisam ser melhores divulgadas para que os pacientes consigam encontrar um local de confiança.
Afinal, quando o assunto é saúde, independente se seja apenas da boca, do joelho ou do corpo inteiro, é essencial que tudo seja tratado com a maior responsabilidade, entendendo quais são as dúvidas e anseios dos seus pacientes e como ajudá-los da melhor maneira.
Confira alguns detalhes sobre as melhores estratégias para atrair novos pacientes para o seu consultório – mas também para fidelizar os antigos.
1. Dedique-se à infraestrutura
Muitos pacientes podem deixar de entrar na sua clínica dependendo de como ela aparenta ser de fora. Isso porque todos esperam que os locais em que se cuida da sua saúde seja impecável – e não a toa.
Ao entrar em um consultório pela primeira vez, qualquer pessoa vai reparar em como são organizadas as salas, se os banheiros realmente são limpos, quais dificuldades podem apresentar (imagine uma fisioterapia que fique no segundo andar?), entre tantos outros detalhes.
Como o objetivo não é apenas atrair novos pacientes, mas fazer com que eles se sintam à vontade no local e continuem retornando, é imprescindível que a primeira impressão seja positiva.
2. Ofereça um treinamento de atendimento aos funcionários
Todo dono de um consultório quer que os seus pacientes sejam tratados bem. Entretanto, são poucos aqueles que pensam em investir na capacitação dos seus funcionários.
Afinal, por mais que todo gestor escolha os melhores profissionais para trabalhar em sua empresa, muitas vezes alguns detalhes podem ser deixados de lado, por conta do vício em algumas atitudes, adquiridas em outros locais de trabalho, ou por ninguém nunca ter ensinado.
É importante lembrar que o atendimento começa muito antes do paciente pisar na clínica pela primeira vez. Considerando que atualmente, a grande maioria dos agendamentos é feito por telefone, é essencial que a boa experiência já esteja aqui.
Nos casos de um atendimento em uma clínica dentista 24 horas, é importante que os profissionais da recepção estejam preparados para lidar com pacientes em situação de dor extrema, muitas vezes sem paciência e mal humorados.
Por conta disso, é muito importante oferecer aos seus funcionários treinamentos na área do atendimento, para que eles saibam como se comportar em determinadas situações, oferecendo o melhor atendimento possível ao seu paciente.
Vale a pena pensar também em outros benefícios empresariais para os seus colaboradores. Isso pode variar desde um bônus salarial, vales de refeição ou também planos de saúde, como um convênio odontológico empresarial, por exemplo. Dessa maneira, eles estarão mais satisfeitos com o seu trabalho, dedicando-se mais a ele e aos pacientes que chegam no consultório.
3. Garanta um atendimento de excelência
Dessa vez, para os médicos, dentistas e outros profissionais da saúde: o bom atendimento não deve ser feito apenas na recepção, mas principalmente dentro do consultório.
Muitas pessoas reclamam de profissionais com uma falta de atendimento humanizado, que acabam passando rapidamente pelos problemas e que não ouvem o que o paciente tem a falar, apenas passando exames.
Isso pode fazer com que muitos acabem nem voltando para o seu consultório, procurando auxílio em outros profissionais que demonstram mais atenção aos seus casos.
Também é importante atentar-se a questões como horário. Ao agendar uma consulta, ninguém quer ficar esperando. É claro que incidentes acontecem, mas é muito importante tentar sempre respeitar os agendamentos, tentando incluir poucos encaixes, para que não atrapalhe os demais pacientes.
Por conta disso, é importante avaliar quanto tempo cada procedimento leva. Por exemplo, uma primeira avaliação pode ser bem mais rápida do que no caso dos pacientes que fazem uso de aparelhos dentários.
Ter um bom cálculo desse tempo no momento de agendamento pode ser essencial para que o profissional tenha um dia tranquilo, fazendo com que os pacientes não fiquem esperando por muito tempo.
4. Invista em marketing digital
Atualmente, são poucas as empresas que vivem sem estar presente nos meios digitais – e o mesmo vale para os consultórios.
Isso porque, sempre que as pessoas têm algum problema, a primeira coisa que fazem é digitar nos principais buscadores da internet os seus sintomas. Nesses casos, ao perceberem que têm algum problema, o próximo passo é procurar por clínicas perto de onde estão para marcar uma consulta.
Imagine que você tem um blog odontologia, em que realiza postagens periodicamente a respeito de diferentes doenças e problemas odontológicos que podem atingir um grande número de pessoas.
Ao dedicar-se a produzir conteúdo para essas pessoas, o seu consultório pode se tornar referência para muitos. Além disso, ao atingir as primeiras posições do Google, por exemplo, as chances de novos pacientes encontrarem a clínica são muito maiores.
5. Fidelize os seus pacientes
De nada adianta atrair novos pacientes se os antigos não são fidelizados. Por isso, além de todas as dicas que já foram dadas, com um bom atendimento e uma estrutura de excelência, é muito importante encontrar meios para que os seus clientes decidam ficar.
Com a concorrência em alta, é muito fácil perder alguns clientes para outras clínicas. Por isso, atentar-se aquilo que seja bom e eficiente para o paciente é fundamental.
A fidelização pode vir de diferentes formas. Desde o atendimento de convênios odontológicos, como também maneiras diferenciadas de pagamento, nos casos de serem particulares.
Além disso, você sabia que fidelizar pacientes custa menos do que procurar por novos? Isso porque além de confiarem no trabalho dos profissionais, eles também se sentem mais à vontade para indicar o consultório para amigos e familiares, fazendo com que essa rede cresça sem ao menos você perceber.
Pronto para levar o seu consultório para o próximo nível?
Essas são algumas dicas sobre como conseguir atrair mais pacientes para o seu consultório. É claro que esse é um trabalho árduo, em que não há uma fórmula mágica para resolver todos os problemas de uma só vez.
Entretanto, com um bom planejamento e treinamento dos seus funcionários, é possível fazer com que muitas questões sejam acertadas para que a clínica cresça, podendo investir cada vez mais em melhorias.
Pode ser que em algumas destas dicas, os resultados apenas sejam vistos de médio a longo prazo, como é o caso do investimento no marketing e a presença nas redes sociais. Ainda assim, quanto antes você começar, mais cedo os resultados vão vir!
Conteúdo produzido por Letícia Eleutério da Ideal Odonto
Após você conseguir atrair esses clientes para seu consultório é interessante você ter algum objetivo para agradar esse cliente, no meu consultório que trato dores articulares, eu sempre recomendo para os pacientes o flex caps que é um suplemento natural que ajuda a combater as dores articulares sem ter nenhum tipo de efeito colateral, sendo assim, além de eu resolver o problema dele, eu ainda consigo vender algo que realmente funciona para essa pessoa.