Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

MEI pode tirar férias?

MEI pode tirar férias?

Já se vai longe (ou pelo menos devia) o tempo em que as pessoas se orgulhavam de trabalhar 14 horas por dia, 365 dias por ano. No início de qualquer negócio, é sabido que o investimento de tempo do empreendedor vai ser muito maior do que o de qualquer outra pessoa envolvida no projeto.

Mas nenhum ser humano é uma máquina e, por isso, as pausas são tão importantes. Num mundo totalmente conectado, muitas pessoas acabam por assumir como uma obrigação o estar “sempre on-line”. Não estar pronto para dar resposta a uma mensagem de WhatsApp em menos de 2 minutos é algo que passa a soar como impensável nos dias de hoje. Será que é mesmo preciso esse “real time”?

Nesse contexto, muitos empreendedores acabam por se esquecer do óbvio: tempo para renovar as forças. O ócio, quando bem planejado, é fundamental para arejar as ideias e tornar o nosso cérebro muito mais produtivo e criativo, coisas essenciais para um empreendedor.

No entanto, essa missão do “descanso” nos pequenos negócios pode ser algo mais delicado, especialmente quando o empreendedor é um “euquipe” – quem vai cuidar de tudo na sua ausência?

E o que fazer então? É sempre importante ter em mente duas opções: ou encontrar alguém que possa substituir o empreendedor no seu período de férias ou negociar com os clientes a interrupção dos serviços pelo período. Claro que a manutenção das atividades do negócio é o ideal, até mesmo para não haver desequilíbrio financeiro em virtude da falta de faturamento no período. Mas se a pausa for bem planejada, o empreendedor poderá contar com essa situação de antemão, preparando-se convenientemente para ela.

Para poder usufruir do seu merecido descanso, planejamento e boa comunicação serão as principais ferramentas do empreendedor. No entanto, mesmo de férias, poderá ser preciso prestar assistência ao negócio em algum momento, e  isso é normal, afinal a empresa continua viva (ainda bem). Nesses casos, o empreendedor deverá se manter calmo e resolver o que for estritamente necessário, evitando maiores desgastes ou interferência negativa na sua merecida pausa.

E então, já marcou as suas férias de 2022?

Notícia original:

https://g1.globo.com/empreendedorismo/noticia/2022/05/25/ferias-para-meis-saiba-como-planejar-as-pausas-na-sua-empresa.ghtml
Márcia Malvina Alves Cavalcante

Márcia Malvina Alves Cavalcante

Entrou no jogo
Consultora Credenciada Sebrae

You must login to add a comment.

Posts relacionados