Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

MEI pode tirar férias?

MEI pode tirar férias?

Já se vai longe (ou pelo menos devia) o tempo em que as pessoas se orgulhavam de trabalhar 14 horas por dia, 365 dias por ano. No início de qualquer negócio, é sabido que o investimento de tempo do empreendedor vai ser muito maior do que o de qualquer outra pessoa envolvida no projeto.

Mas nenhum ser humano é uma máquina e, por isso, as pausas são tão importantes. Num mundo totalmente conectado, muitas pessoas acabam por assumir como uma obrigação o estar “sempre on-line”. Não estar pronto para dar resposta a uma mensagem de WhatsApp em menos de 2 minutos é algo que passa a soar como impensável nos dias de hoje. Será que é mesmo preciso esse “real time”?

Nesse contexto, muitos empreendedores acabam por se esquecer do óbvio: tempo para renovar as forças. O ócio, quando bem planejado, é fundamental para arejar as ideias e tornar o nosso cérebro muito mais produtivo e criativo, coisas essenciais para um empreendedor.

No entanto, essa missão do “descanso” nos pequenos negócios pode ser algo mais delicado, especialmente quando o empreendedor é um “euquipe” – quem vai cuidar de tudo na sua ausência?

E o que fazer então? É sempre importante ter em mente duas opções: ou encontrar alguém que possa substituir o empreendedor no seu período de férias ou negociar com os clientes a interrupção dos serviços pelo período. Claro que a manutenção das atividades do negócio é o ideal, até mesmo para não haver desequilíbrio financeiro em virtude da falta de faturamento no período. Mas se a pausa for bem planejada, o empreendedor poderá contar com essa situação de antemão, preparando-se convenientemente para ela.

Para poder usufruir do seu merecido descanso, planejamento e boa comunicação serão as principais ferramentas do empreendedor. No entanto, mesmo de férias, poderá ser preciso prestar assistência ao negócio em algum momento, e  isso é normal, afinal a empresa continua viva (ainda bem). Nesses casos, o empreendedor deverá se manter calmo e resolver o que for estritamente necessário, evitando maiores desgastes ou interferência negativa na sua merecida pausa.

E então, já marcou as suas férias de 2022?

Notícia original:

https://g1.globo.com/empreendedorismo/noticia/2022/05/25/ferias-para-meis-saiba-como-planejar-as-pausas-na-sua-empresa.ghtml
Márcia Malvina Alves Cavalcante

Márcia Malvina Alves Cavalcante

Entrou no jogo
Consultora Credenciada Sebrae

You must login to add a comment.

Posts relacionados