O marketing para o segmento hoteleiro é uma estratégia muito importante para captar novos clientes. Os hotéis, hostels e pousadas oferecem um tipo de serviço em que é essencial ter um bom relacionamento com os hóspedes. Para que isso seja feito da melhor forma, é preciso investir em estratégias de marketing para conquistar as pessoas e estar preocupado com a construção de um relacionamento com os potenciais clientes antes mesmo das reservas serem efetuadas.
Com o avanço tecnológico e a ampla utilização de computadores portáteis e smartphones, é essencial investir na presença digital do hotel. Grande parte dos clientes irá pesquisar por contas nas redes sociais, como Instagram e Facebook, para verificar os comentários de antigos hóspedes e conferir quais os tipos de postagens que o estabelecimento possui. Ter um perfil completo, com sugestões de programas e fotos do local, pode facilitar a conquista daquele cliente.
Apesar de as contas em redes sociais serem importantes, é imprescindível ter um site próprio do hotel. Muitos clientes preferem ter um contato direto com a hospedagem, e o site fornece essa plataforma sem intermediários. É possível oferecer promoções ou pacotes especiais para aqueles que fazem a reserva diretamente no site – opção que é bastante vantajosa, pois não será necessário pagar comissões a terceiros.
Além disso, o site pode conter um texto de apresentação da empresa, fotos e vídeos dos quartos, quais tipos de serviço o hotel oferece, quais tipos de pacotes estão disponíveis e muitas outras informações. Não se deve esquecer de disponibilizar um campo para mensagens ou e-mails, para que o cliente possa enviar dúvidas e questionamentos, os quais devem ser respondidos o mais rápido possível, para que solucione as questões perguntadas e o cliente fique satisfeito.
O site deverá ser adaptado para diferentes telas, seja para computadores, tablets ou smartphones, para que todos os usuários tenham uma experiência positiva fazendo a visita virtual e também contar com um campo para avaliações. Antes de realizar as reservas, muitas pessoas gostam de ver os comentários daqueles que já utilizaram o serviço. É importante agradecer as mensagens positivas e também responder às avaliações negativas se propondo a resolver os pontos criticados.
Outra forma bastante produtiva de conseguir formar uma imagem positiva com o cliente é a construção de blogs. Com postagens periódicas, com dicas de lazer na cidade, quais os melhores restaurantes, os bares mais badalados e os passeios que não devem ser esquecidos, os possíveis hóspedes reconhecem que a hospedagem está preocupada em oferecer um serviço de qualidade e também com a construção de boas lembranças no local.
É importante também realizar parcerias com outras hospedagens ou diferentes serviços no segmento do turismo. As parcerias podem ser feitas com empresas de turismo para a realização de passeios, restaurantes e bares para fornecerem alguns descontos e drinks para os hóspedes e até mesmo a sugestão de aluguel de carro por assinatura. Em caso de colaboração com outro hotel, se os quartos estiverem todos ocupados, os parceiros podem encaminhar novos hóspedes para a sua hospedaria.