A cada dia que passa, é perceptível o crescimento do mercado da beleza, um nicho que envolve profissionais de diversas áreas, com o mesmo objetivo: ressaltar a beleza da mulher e do homem, elevando a autoestima e consequentemente aumentado o bem-estar.
Conforme cresce, aumenta também a competitividade, e como cita o ditado, “quem não é visto não é lembrado”. Por isso queremos te apresentar a importância de investir no marketing digital, uma ferramenta que tem promovido diversas empresas “anônimas” e extremamente competentes, para lugares reconhecidos e procurados. Confira.
O que é marketing digital?
Muito se ouve falar sobre esse tema, mas pouco se conhece exatamente o que ele significa. Marketing digital é um conjunto de estratégias usadas para promover uma marca ou produto por meios digitais, de forma a prospectar e atrair novos clientes.
É um jeito de interação entre o cliente e empresa, uma forma de aumentar a exposição da marca e causar interesse no público, melhorando as vendas e a comunicação entre o consumidor e a empresa. Quando o assunto é beleza, é ainda maior a necessidade de conecção entre ambos, por se tratar de um ramo que requer do profissional a confiança e profissionalismo.
É uma oportunidade de crescimento e de novos negócios, um jeito de vender pelas fotos que são publicadas, pelos vídeos expostos, pelas publicidades, banners, site, redes sociais, etc.
Além disso, é importante ressaltar que os meios digitais não cancelam a forma habitual de fazer marketing, como planfetos, outdoors, busdoor, faixas, dentre outros. É um jeito que veio para somar, de forma digital, abrangendo os lugares que a maioria tem acesso diário.
Invista em marketing de conteúdo
Um jeito simples e interessante de começar trabalhar com o marketing digital no ramo da beleza, é iniciando com o marketing de conteúdo.
Comece produzindo conteúdo informativo sobre o seu nicho, tratando de temas que despertem interesse em seu público-alvo, gerando conhecimento e um relacionamento de confiança entre você e seus potenciais clientes. Dessa forma, a sua marca ou empresa ganha credibilidade tornando-se uma referência no assunto, levando mais gente a conhecer seu trabalho.
A partir de conteúdos prontos, programe-se para divulgar esses materiais através de meios de comunicação com essas pessoas, através de e-mails, dicas nas redes sociais, artigos em blogs, sites, dentre outros meios que podem ser uma ponte de ligação entre você e seu cliente.
Divulgue em suas redes sociais
Todo mundo, ou quase todo mundo tem pelo menos uma rede social nos dias de hoje, não é mesmo? Seja perfil pessoal ou profissional, grande parte da população está inteirado com as noticias e os acontecimentos do momento.
São ferramentas que expõem gratuitamente (e de forma paga também) aquilo que queremos expor publicamente e mesmo sendo tão importante, muitas empresas ainda não valorizam essa forma de divulgação orgânica. Quando se fala em beleza, uma das primeiras coisas que o consumidor busca, são fotos e vídeos do Instagram, por exemplo.
As mídias sociais são formas indispensáveis de fazer marketing para a sua marca. Crie o perfil da sua marca. desenvolva uma identidade visual, coloque fotos e vídeos do seu trabalho na sua rede e arrase com as divulgações. Através das mídias digitais você consegue consolidar a sua marca e a torna-la conhecida, como por exemplo, uma linha de cosméticos e cuidados com o cabelo, a divulgação de imagens de produtos como Shampoo Antiqueda e Ação Reparadora, fotos que ajudam a potencializar o interesse do consumidor.
Use as Mídias Pagas
Assim como a publicação orgânica (gratuita) na mídia paga, você divulga o seu produto ou serviço, mas através de anúncios pagos.
É feito através de banners em anúncios nas redes sociais em especial no Facebook e links patrocinados pelo Google Ads. É uma forma de alcançar novas pessoas e obter resultados mais rápidos.
A importância do E-mail Marketing
Essa é uma forma perfeita de criar e aumentar o relacionamento com o cliente. A preparação de uma lista de e-mails nos quais os clientes podem receber e-mails com conteúdo informativo e publicitário, ajuda, e muito, a propagação da marca.
Isso gera interesse no consumidor de conhecer o produto ou serviço especificamente divulgado por essa plataforma. É importante que os números sejam analisados para ter certeza se a campanha está gerando resultado, e caso contrário, analisar quais são os pontos que precisam melhorar e podem ser aperfeiçoados para alcançar o resultado esperado.
Aproveite essas dicas para crescer no ramo da beleza, invista em estratégias de marketing e impulsione o seu negócio.