Falar sobre marketing digital para iniciantes é um tema que me agrada muito, pois na maioria das vezes esta é a porta de entrada para futuros profissionais ou então desperta as empresas para a importância do marketing online nos dias de hoje.
Com mais de dez anos de experiência no ensino de marketing digital, como cofundador e instrutor da Academia do Marketing, já vi muitos olhos brilharem, na medida em que as pessoas começam a se interessar pelas técnicas e ferramentas do marketing online.
Muito embora o marketing digital seja uma imposição do mercado hoje em dia, tanto para profissionais quanto para empresas, muita gente ainda encontra algumas barreiras na hora de começar a entender seus conceitos básicos, ferramentas e estratégias, como Play Premiado.
O que é Marketing Digital
Nada mais coerente, quando o assunto é marketing digital para iniciantes, do que começarmos definindo exatamente o que é marketing digital. Segundo a Wikipédia, o marketing digital pode ser definido como:
“Ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.”
O marketing digital está presente em todos os aspectos do nosso dia a dia, e é por isso mesmo que vem se tornando um mercado de trabalho gigantesco e uma imposição para empresas de todos os portes.
As dimensões do Marketing Digital
O marketing digital trabalha em diversas frentes, utilizando diversos canais para a divulgação de produtos e serviços. Podemos divulgar empresas por meio de diversas estratégias de marketing digital, específicas para cada dimensão.
O marketing digital para iniciantes por vezes fica confuso, porque as pessoas simplesmente não sabem por onde começar e as vezes até desistem por causa disso.
Para dar a você uma orientação inicial, podemos classificar o marketing online em três dimensões amplas:
- Marketing de busca e duas subdivisões
- Marketing nas mídias sociais
- Marketing de conteúdo
Vejamos então o que cada uma dessas dimensões engloba e quando são utilizadas.
Marketing de Busca
Nossa primeira dica em termos de marketing digital para iniciantes é simplesmente ser encontrado, ou seja, estar presente em buscas realizadas na Internet, principalmente nos grandes mecanismos de busca, como o Google por exemplo.
A esta exposição, chamamos de Marketing de Busca, ou seja, estratégias para conseguir o máximo de exposição nas páginas de respostas das pesquisas realizadas no Google e outros mecanismos de busca.
O Marketing de Busca é dividido em suas estratégias específicas:
- SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca
- Links Patrocinados – Anúncios nas páginas de respostas de pesquisas
Cada uma dessas estratégias tem uma função específica e técnicas próprias como veremos logo abaixo. Para saber mais detalhes sobre essa dimensão, sugiro que você leia o nosso artigo O Que é Marketing de Busca.
SEO – Search Engine Optimization
Um dos grandes obstáculos do marketing digital para iniciantes são as siglas, que muitas vezes são mencionadas sem o seu devido esclarecimento, e SEO é uma delas.
SEO quer dizer Search Engine Optimization, ou otimização para ferramentas de busca. É a técnica de marketing digital que busca colocar as páginas de um site nas primeiras colocações não pagas das páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google e Bing, por exemplo.
Adotar esta estratégia possui inúmeras vantagens, como por exemplo:
- Não existe custo direto para os acessos vindos de cliques dados na parte não paga das páginas de respostas do Google;
- Os acessos a partir destas buscas são considerados como Tráfego Qualificado, ou seja, com altíssimo potencial de conversão;
- Os sites que ocupam as primeiras posições nas páginas de respostas dos grandes buscadores são considerados uma referência em sua área.
Ter uma boa estratégia de SEO é fundamental para qualquer tipo de negócio, pois a qualidade do tráfego que é gerado pelos mecanismos de busca é incontestável. Tráfego gratuito e de qualidade, não se discute.
Links Patrocinados
Outra grande dúvida em termos de marketing digital para principiantes diz respeito aos links patrocinados, os anúncios que são inseridos nas páginas de respostas do Google, e se destacam por estarem logo no topo da listagem.
Estes resultados pertencem ao Google Ads, a rede de anúncios do Google, que além de exibir anúncios nas respostas de pesquisas do buscador, permite também a inserção em outros ambientes do Google, como:
- Rede de display – Sites parceiros do Google
- YouTube – Em vídeos e páginas de canais
- Google Shopping – O comparador de preços do Google
- Aplicativos – Google Play e dentro de aplicativos
- Gmail e Discovery – Promoções e banners no Discovery
No âmbito do marketing de busca, os links patrocinados funcionam como uma alternativa ao SEO, ou para atingir um público segmentado por palavras-chave escolhidas na hora da criação do anúncio.
O custo destes anúncios no Google Ads é determinado por um sistema de leilão em função da demanda por uma determinada palavra-chave.