Marketing digital funciona mesmo para qualquer negócio?
A resposta é sim, desde que bem feito! Você precisa estar bem preparado para rodar o básico de modo correto e eficiente.
E é isso que vou te ensinar nesse artigo!
Já se sabe que fazer Marketing Digital pode trazer grandes resultados para sua empresa, já que ele tem um baixo custo em relação às mídias tradicionais. Mas também pode ser um fracasso se não for bem feito e ainda desperdiçar muito dinheiro.
E se não o fizer, pode significar o fim de seu negócio.
Assim como o marketing tradicional, o marketing digital demanda planejamento, estratégia, ação e acompanhamento. Por isso é muito importante desvincular a ideia de que marketing digital só tem a ver com Google, Facebook ou Instagram.
Primeiramente vamos entender alguns conceitos;
O que é Marketing digital?
Marketing Digital é o conjunto de estratégias que negócios (ou pessoas) utilizam para atingir seus objetivos comerciais ou institucionais por meio da internet, telefonia e demais meios digitais.
E como ele funciona?
O primeiro passo para implementar o marketing digital em seus negócios de forma eficiente é segmentando o mercado que você atua ou pretende atuar. Segmentar o mercado significa destinar os esforços de marketing em nichos específicos, aumentando a precisão da comunicação.
Para você entender melhor o que é Nicho, podemos dividir assim, por exemplo:
- Mercado de eletrônicos.
- Segmento dentro do mercado de eletrônicos = Computadores
- Nicho dentro do mercado de eletrônicos = computadores pc gamers
Note que o nicho é algo ainda mais específico dentro desse segmento. Corresponde a uma parcela de pessoas com os mesmos gostos e interesses dentro desse segmento.
Então, nesta ordem seria: mercado de eletrônicos, segmento computadores e nicho de computadores pc gamers .
O segundo passo para implementar o marketing digital é utilizar a base do marketing tradicional para definir seu posicionamento e mostrar para o consumidor desse nicho o que o seu produto/serviço resolve para ele.
A base do marketing tradicional são os famosos 4 Ps do Marketing, ou mix de marketing; Produto, preço, praça e promoção.
Eles representam os pilares de uma estratégia de marketing. Eles são responsáveis por transmitir seu posicionamento ao público-alvo e com isso consolidar a imagem da marca na mente dos consumidores.
Mas vamos detalhar cada variável para você entender o que é cada uma e como pensar as suas estratégias a partir delas.
- Produto
É através da compra e venda de produtos e serviços que o mercado se baseia.
Desde que o mundo é mundo, uma pessoa possui algo que outra deseja.
Tudo se resume a isso: eu tenho, você não tem. Eu vendo, você compra.
O produto ou serviço é a base da existência das empresas. É o produto ou serviço que satisfaz as necessidades ou desejos dos consumidores, oferece benefícios ou resolve problemas. E é em torno dele que os outros 3 PS são criados.
- Preço
Lembre-se: o preço tem total relação com a percepção de valor do produto ou serviço comercializado perante o público. Visto que a sobrevivência e geração de receita de qualquer empresa vem somente desse P.
Se sua marca tiver valor para o cliente, ele não irá se importar em pagar mais pelo seu produto ou serviço. E lembre-se que ao formar o preço deve-se levar em conta, despesas fixas, variáveis e demais custos.
Baixe e utilize essa planilha AQUI e certifique-se de que seu negócio realmente está dando ou dará lucro.
- Praça
Refere aos canais de distribuição e aos pontos de venda, sejam eles físicos ou virtuais. É por meio deste P que você define como o produto vai chegar até o consumidor.
- Promoção
É aqui que começa a sua estratégia divulgação usando o Marketing Digital
O P de Promoção é o que mais estamos acostumados a associar com as estratégias de marketing. Mas, não confunda esse P com descontos e liquidações — Promoção, aqui, refere-se às estratégias para divulgação e vendas dos seus produtos e serviços.
Porque é de extrema importância ter isso bem definido porque, se você tiver algum problema de produto, ( ex: um apartamento de 4 dorms sem garagem) preço (ex: seu produto ou serviço custa muito mais do que um do concorrente e vale bem menos) ou praça (ex: você vende um produto de alto valor em um mercado frequentado por pessoas com baixo poder aquisitivo), nenhuma ótima promoção por melhor que seja vai resolver, ou seja, você vai divulgar e não não vai vender e ainda vai achar que o marketing digital é que não funciona!!! Sacou?
Baixe aqui um template e faça já o seu!
Conclusão:
Os 4 Ps do marketing continuam sendo uma ótima forma de compreender uma boa estratégia. Mesmo que já tenha mais de 50 anos, o mix de marketing é um ótimo framework para elaborar seus planos de ação.
É claro que o marketing vai muito além de 4 palavras que começam com P. Mas já é possível ter uma ideia muito clara e objetiva de como funciona e como pode ser útil para o seu negócio, se trabalhado de forma estratégica.
Agora que você aprendeu mais sobre como fazer marketing digital, que tal ampliar um pouco mais seu conhecimento?
Aprenda como elaborar um plano de marketing e traçar as estratégias para sua divulgação!
Afinal, aprender como usar marketing digital pode transformar os seus negócios para sempre.
Baixe Grátis nosso guia e aprenda fazer um
PLANO DE MARKETING PARA PEQUENAS EMPRESAS
Eu espero que esse conteúdo tenha expandido um pouco a sua visão e lhe mostrado que o marketing digital é mais do que anúncios no Google ou Facebook e “posts” em mídias sociais.
Você usará algumas dessas dicas no seu negócio?
Ficou alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência de marketing digital? Escreva nos comentários.