CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Marketing Digital É Para Todos?

Marketing Digital É Para Todos?

Marketing Digital É Para Todos

Nos dias de hoje, o marketing digital é para todos, e quem ficar fora dessa corre o risco de perder espaço no mercado, seja você um pequeno negócio local ou uma grande marca.

Acreditar que o marketing digital é coisa para grandes empresas é um erro que tem levado muitos empreendedores a perderem ótimas oportunidades de divulgação dos seus negócios.

Em um mundo cada vez mais conectado, em que as crianças pequenas, passeando em seus carrinhos, já são vistas com um celular na mão, não ter uma presença online forte é um suicídio empresarial.

Como ficam as pequenas empresas neste cenário?

Como dito anteriormente, o marketing digital para pequenas empresas já é uma realidade. Panfletos e anúncios em jornais e revistas, simplesmente não funcionam mais.

Por isso, se você quer divulgar uma empresa na Internet, precisa se estruturar, pois tenha certeza que o seu concorrente já fez ou está fazendo isso.

Para inserir a sua empresa no mundo digital, as pequenas empresas têm duas opções:
Contratar Uma Agência – Essa é a opção que parece mais lógica, mas o problema está no custo que isso representa, que muitas vezes não cabe no orçamento dos pequenos negócios e como você vais aferir os resultados;
Solução Própria – Essa é a solução adotada por muitas pequenas empresas, pois além de reduzir seus custos, tendo uma equipe própria, você consegue mais facilmente identificar o seu público e passar a cultura da empresa.
Particularmente, eu acredito que em um momento difícil como o que estamos vivendo, em função da pandemia causada pelo COVID-19, a opção por uma solução própria seria a mais indicada.

Essa minha posição não se justifica unicamente pela questão do custo, mas também pelo fato de ninguém conhecer melhor a sua empresa do que você e seus colaboradores. Por isso sempre digo que a melhor agência de marketing digital está na sua própria empresa.

Por onde começar sua inserção digital

Para começar a inserção da sua empresa no mundo digital, começa justamente pelo planejamento, pois sem um plano de marketing digital bem estruturado, você certamente vai perder tempo e dinheiro.

É neste planejamento inicial que você irá determinar itens como:

  • Público-alvo e Persona de Marketing
  • Canais de marketing a serem utilizados
  • Orçamento disponível para o marketing digital
  • Formas de monitoramento de resultado

Este é um passo fundamental para o sucesso em marketing digital, por isso, em nossos treinamentos, quando apresentamos o roteiro para a criação de um plano de marketing digital, sempre faço questão de dizer que cada minuto investido nesta etapa, será recompensado no futuro através de resultados mais assertivos.
O Marketing Digital É Para Todos

Quais as estratégias de marketing digital mais indicadas

Este é outro ponto que provoca muitas dúvidas, principalmente entre os pequenos empresários.

O fato é que não existe uma resposta única para isso. Vai depender muito da sua área de atuação. Embora as redes sociais sejam a sensação no momento, isso não quer dizer que este é o caminho ideal para o seu negócio.

Por exemplo, o marketing online para um negócio físico, tem um perfil estratégico, já o marketing digital para lojas virtuais, segue um perfil completamente diferente.

Atualmente temos diversas opções para a divulgação de uma empresa na Internet, como:

  • Marketing de busca baseado em SEO
  • Marketing de busca baseado em anúncios pagos
  • Marketing de display através de banners
  • Marketing de conteúdo
  • Marketing nas mídias sociais
  • E-mail marketing

Uma das funções do planejamento estratégico proposto no item anterior, é justamente ajudar você a escolher quais as melhores estratégias de marketing digital para o seu negócio.

Tenha o Google como seu parceiro

Em termos de marketing digital, mesmo com a forte presença das redes sociais, como eu mencionei anteriormente, o fato é que o Google continua dominando grande parte da Internet, seja em termos de exposição ou através de suas ferramentas.

Saber como divulgar uma empresa no Google é um dos primeiros passos para conseguir exposição, por exemplo, nas pesquisas realizadas no buscador.

Estar em primeiro lugar entre os resultados, seja através da aplicação de técnicas de SEO, otimização de sites para ferramentas de busca, anúncios, ou através de uma boa exposição através do Google Meu Negócio, é fundamental para qualquer empresa.

Além disso, as ferramentas do Google para pequenas empresas ajudam muito, como por exemplo, no monitoramento de tráfego do site, com o Google Analytics, ferramenta gratuita do Google para você saber o que realmente acontece no seu site.

São tantas as ferramentas que ficaria difícil enumerá-las todas aqui, por isso, sugiro que você leia um artigo que publiquei sobre esse assunto, sob o título Como Divulgar Uma Empresa No Google.

Como eu disse no início, o marketing digital é para todos, mas exige técnica. Para desenvolver suas ações de marketing digital na própria empresa, você precisará antes de tudo, qualificar o seu pessoal, pois no momento atual, não há espaço para amadorismo e improviso.

No artigo Como Aprender Marketing Digital, publicado no blog de nossa escola, demos um roteiro completo para quem está iniciando, mas podemos ajudar você a ir ainda mais longe.

Neste sentido, a Academia do Marketing, escola especializada em treinamentos na área marketing online, oferece uma grande completa de cursos. O ideal para quem está começando é o Curso de Marketing Digital, onde você aprenderá o passo a passo para criação de campanhas de marketing digital e conhecerá as principais ferramentas para isso.

Além disso, oferecemos também diversos outros treinamentos especializados nas diversas especializações do marketing online. Para conferir nossa grade completa, clique aqui.

Para saber mais o marketing online para PMEs, sugiro que você também leia um artigo que publique aqui mesmo no blog do Sebrae, sob o título Como Divulgar Um Pequeno Negócio na Internet.

Como eu disse, o marketing digital é para todos, pequenas e grandes empresas. É apenas uma questão de se organizar, buscar capacitação e colocar a mão na massa.

 

Por Alberto Valle

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Alberto ValleEspecialista

Sou especialista em marketing digital, área onde trabalho há mais de 18 anos. Sou um dos fundadores da Academia do Marketing, escola especializada em treinamentos na área do marketing digital. Como sou um empreendedor compulsivo, acabei me envolvendo com diversos sites na área do empreendedorismo, onde colaboro com meus artigos, onde apresento soluções e compartilho a minha experiência como empreendedor e profissional de marketing digital.

Me siga