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Marketing de Conteúdo Global: Entenda o que é global branding

Marketing de Conteúdo Global: Entenda o que é global branding

Administrar uma marca em escala global apresenta oportunidades e desafios singulares.

Quando uma marca expande para além das fronteiras nacionais, pode ser desafiador manter uma identidade visual e mensagem coerente.

Nesse contexto, o marketing de conteúdo pode ser uma das ferramentas mais eficazes para criar uma identidade global, mas sua execução para um público tão amplo pode ser complexa.

No entanto, não se preocupe. Neste artigo, vamos ajudá-lo a compreender como o global branding funciona para criar uma marca global consistente.

O que é Global branding?

Todo profissional de marketing que trabalha com a imagem de uma marca está familiarizado com a estratégia de marketing de conteúdo.

Esse conteúdo pode tomar diversas formas, como postagens em blogs, newsletters, redes sociais, e muito mais, todas destinadas a atrair novos clientes para a marca.

É lógico, portanto, que o marketing de conteúdo global seja a prática de desenvolver e compartilhar conteúdo relevante e de qualidade para um público em diferentes países, com o objetivo de adquirir novos clientes em todo o mundo. Isso é também a definição de global branding, que envolve a gestão de uma marca em várias regiões do mundo.

O global branding e o marketing de conteúdo são interdependentes, já que o marketing de conteúdo global é muito mais complexo do que simplesmente replicar o conteúdo de um país em outro.

Para criar conteúdo que ressoe com um público específico, os criadores de conteúdo precisam entender quem é esse público. Eles geralmente fazem isso criando diferentes segmentos, ou “personas do cliente”, e elaborando conteúdo adaptado para cada um.

Isso pode ser relativamente simples se você estiver olhando para uma área bem definida. Mas, quando você está tentando alcançar pessoas em todo o mundo, em diferentes cidades, países e ambientes, a complexidade aumenta.

Para marcas globais, o marketing de conteúdo requer a criação e adaptação de conteúdo para um público diversificado e amplo, e a compreensão de como esse público difere de país para país.

Eles precisam se adaptar ao cenário específico de cada local, mantendo-se fiéis à sua identidade de marca principal e apoiando os principais objetivos de negócios.

Quando feito corretamente, isso pode resultar em uma abordagem estratégica que fortalece a imagem da marca em todo o mundo, cultivando clientes engajados e leais em todo o mundo.

Através de uma agência com planos social media que entenda o cenário global e saiba como criar conteúdo para diferentes países, é possível ter uma boa estratégia de global branding.

6 melhores práticas para marketing de conteúdo global

Ao implementar o marketing de conteúdo global, um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais de marketing é decidir se as decisões devem ser tomadas ao nível global ou local.

Embora seja desejável encontrar uma resposta simples para essa questão, a realidade é um pouco mais complexa do que isso.

Uma abordagem global pode resultar em conteúdo inadequado ou ofensivo em certos mercados, enquanto uma abordagem hiper localizada e individualizada pode prejudicar a consistência da marca e os objetivos de negócios.

Para obter sucesso, profissionais de marketing globalmente bem-sucedidos entendem que não podem escolher um caminho ou outro, mas devem empregar um conjunto de estratégias e táticas que alcancem o equilíbrio certo.

Abaixo, exploraremos seis dessas táticas para entender melhor como funciona o global branding:

  • Tenha um planejamento ao nível global

Embora não seja possível copiar e colar a estratégia de conteúdo de um país para outro, isso não significa que cada equipe local deva operar de forma independente. Afinal, sua marca é uma única marca que apoia um conjunto de metas de negócios.

É fundamental que todas as equipes globais estejam na mesma página, principalmente em relação às metas e KPIs da empresa, novos lançamentos, grandes campanhas ou eventos, entre outros.

As equipes ao redor do mundo precisam se coordenar entre si e compartilhar calendários editoriais para garantir que se apoiem mutuamente e criem sinergia entre si, evitando conflitos ou contradições.

  • Entenda quem é seu público global

Mesmo que a expressão “global” esteja presente, o marketing de conteúdo global não significa falar com todas as pessoas ao redor do mundo.

Em vez disso, é preciso identificar grupos específicos de pessoas em locais específicos do mundo que se deseja segmentar.

Para iniciar a definição de uma abordagem de marketing de conteúdo global, é essencial saber quem são essas pessoas e onde elas estão localizadas.

Uma maneira de obter essas informações é analisando os dados do seu site e redes sociais para identificar a origem dos visitantes e, a partir disso, decidir quais mercados valem a pena investir.

Outras técnicas, como análises, pesquisas, conteúdo interativo, pesquisa em redes sociais e entrevistas, também podem ser usadas para definir esses segmentos.

  • Saiba quais canais usar

Os comportamentos de consumo de mídia e comunicação variam entre as pessoas de diferentes países.

Uma vez que você tenha identificado seu público global, é importante examinar cada país para determinar quais sites, redes sociais e outros canais digitais são utilizados pelas pessoas.

Existem relatórios detalhados disponíveis para fornecer informações sobre o comportamento digital e as expectativas em diferentes países. Além disso, você pode realizar sua própria pesquisa para entender quais plataformas são bem-sucedidas em cada mercado.

  • Saiba como adaptar sua marca a cada público

Uma das dificuldades de gerenciar uma estratégia de branding global é adaptar o tom, a voz e as mensagens para diferentes locais sem comprometer a identidade da sua marca.

Para fazer isso com sucesso no marketing de conteúdo, é essencial ter uma compreensão sólida do núcleo da sua marca – visão, valores e objetivos – e usá-la como guia ao criar conteúdo que se adapte à personalidade, hábitos e expectativas do público local.

  • Adapte-se ao idioma deles

Se a sua marca é baseada no Brasil e deseja alcançar o mercado americano, é essencial que você se comunique em inglês.

Embora isso possa parecer óbvio, é sempre importante lembrar que ter o seu conteúdo em um idioma diferente, especialmente o inglês, pode aumentar ainda mais o alcance da sua marca, devido ao grande número de pessoas que falam esse idioma.

Por isso, não basta apenas adaptar o seu conteúdo para atrair o público-alvo, mas também é crucial adequar a língua utilizada.

O mercado global pode ser muito atraente para muitas marcas, mas é importante lembrar que a adaptação linguística é essencial para alcançar o sucesso em diferentes mercados.

  • Medir e ajustar

Aprofunde suas análises para compreender como sua estratégia global de marketing de conteúdo está performando e ajuste-a em tempo real para otimizar seu conteúdo.

Acompanhe métricas como engajamento, tráfego e conversões para ter uma visão precisa do que está funcionando e do que não está, e faça as alterações necessárias a partir dessas informações.

Uma grande vantagem do marketing de conteúdo global é que, como você tem abordagens diferentes em diferentes mercados locais, é possível aprender com um país e aplicar esse conhecimento em outro.

O conteúdo é considerado o rei, e com o surgimento da internet, toda marca tem a oportunidade de se tornar global. Isso significa que, se você dominar a arte do marketing de conteúdo global, sua marca pode ser bem-sucedida em todo o mundo.

Conclusão

O global branding e o marketing de conteúdo precisam andar juntos para transportar a identidade da sua marca para um público internacional.

Não há melhor maneira de fazer isso do que por meio de uma gestão de redes sociais.

Conte com a agência de marketing digital Portugal para te ajudar nessa jornada, nós possuímos clientes em mais de 5 países e temos experiência com adaptação para públicos diferentes.

Aprofunde suas análises para compreender como sua estratégia global de marketing de conteúdo está performando e ajuste-a em tempo real para otimizar seu conteúdo.

Acompanhe métricas como engajamento, tráfego e conversões para ter uma visão precisa do que está funcionando e do que não está, e faça as alterações necessárias a partir dessas informações.

Uma grande vantagem do marketing de conteúdo global é que, como você tem abordagens diferentes em diferentes mercados locais, é possível aprender com um país e aplicar esse conhecimento em outro.

O conteúdo é considerado o rei, e com o surgimento da Internet, toda marca tem a oportunidade de se tornar global.

Isso significa que, se você dominar a arte do marketing de conteúdo global, sua marca global pode ser bem-sucedida em todo o mundo.

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