Não é mais segredo que as empresas devem investir em presença online e buscar conquistar a atenção dos clientes diante de tantas outras empresas espalhadas pelo vasto universo digital e que assim como a sua oferecem soluções em conectores elétricos.
Há uma série de diferentes estratégias que podem ser adotadas pelas empresas para alcançar as pessoas certas e conquistar clientes. Neste artigo vamos falar sobre o marketing de conteúdo que muitas vezes é menosprezado, porém quando utilizado com estratégia pode dar ótimos resultados.
O que é marketing de conteúdo?
Como o nome já dá a dica, trata-se de utilizar diferentes ferramentas e plataformas, como e-mail e redes sociais para transmitir uma mensagem que contenha algum conteúdo valioso para a audiência. O principal objetivo é aumentar e fidelizar a rede de consumidores e potenciais clientes, criando novas oportunidades de negócios.
Além disso, com a produção e distribuição de conteúdo de valor é possível construir a autoridade de sua marca na área de atuação como no ramo de produção de mesa rústica de madeira.
Como usar no meu negócio?
O primeiro ponto é definir e conhecer seu público alvo, identificar quais são as características dessas pessoas, seu comportamento online, os principais problemas que enfrentam, o que desejam conquistar e de que forma seu produto pode ajudar.
Após a identificação do seu público alvo, crie segmentações com as características das pessoas menos conscientes e das mais conscientes sobre o produto ou serviço, assim você poderá adotar abordagens diferentes e personalizadas para os diferentes grupos.
Isso fará com que os conteúdos estejam alinhados aos interesses dessas pessoas aumentando a conexão e os encaminhando sempre para o próximo nível no funil de vendas, até que finalmente comprem o catalisador para tinta, por exemplo.
Outro fator importante que vai ser determinado pela sua pesquisa de persona é o formato de conteúdo que você vai produzir e onde você vai distribuir, afinal você precisa construir presença onde as pessoas estiverem.
Há diferentes opções de redes sociais e cada uma delas apresenta diferentes características, tanto de formato de conteúdos, ferramentas disponíveis quanto de perfil de usuários.
Por isso é importante que você identifique qual a principal forma de consumir conteúdo dos seus possíveis clientes e priorizar isso, você não precisa concentrar todos os seus esforços para produzir exclusivamente materiais em vídeos, por exemplo, mas se você perceber que esse é o formato que dá mais retorno, vale a pena dar prioridade para ele.
Grande parte das pessoas utiliza o google como a principal ferramenta de busca e os resultados que encontra ali podem exercer muita influência na sua decisão de compra, por isso é importante investir em técnicas de SEO nos seus conteúdos.
O SEO é um conjunto de técnicas que pode melhorar o ranqueamento dos seus conteúdos e deixá-los entre as primeiras posições na página de resultados, isso irá atrair mais visitantes para seu site ou blog.
O marketing de conteúdo tem ganhado cada vez mais espaço entre as estratégias de marketing e se utilizado de forma inteligente pode aumentar e muito a conexão com o seu público alvo, tornando seus clientes mais fiéis e construindo um nível de autoridade que fará mais e mais pessoas desejarem comprar de você.