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Marketing de Afiliados 2022: como começar profissionalmente neste segmento em expansão

Você sabe o que é Marketing de Afiliados? Descubra agora!

O Marketing de Afiliados é um novo formato de marketing. E tem o objetivo de ajudar a ampliar as formas e canais de comunicação que ajudam a atrair a atenção do comprador(a).

As pessoas estão cada vez mais antenadas e exigentes, além de saberem exatamente o tipo de publicidade que lhes interessa na hora de comprar online. Por isso, é importante sempre se manter atualizado e criar e potencializar novas relações comerciais para conquistar o público.

Se você nunca ouviu falar sobre Marketing de Afiliados ou nem sabia que esta também é uma forma de atuar com vendas para ganhar dinheiro na internet, confira este post e descubra tudo sobre esse assunto. No final, vamos trazer 4 dicas essenciais para te ensinar como  se tornar um Afiliado de sucesso.

O que é Marketing de Afiliados?

Primeiro, saiba que o Marketing de Afiliados é um tipo de relação entre Produtor(a) e Afiliados(as). Nele, o Afiliado pode divulgar o produto de um Produtor(a) ou nicho escolhido, de modo que ele receba uma comissão por cada venda realizada.

É um modelo de publicidade que pode ser uma ótima alternativa, além de ser extremamente interessante para as pessoas que desejam trabalhar com vendas no universo digital. Também é uma boa ferramenta para Produtores que buscam aumentar a divulgação dos seus produtos online.

Confira como funciona o Marketing de Afiliados(as) abaixo:

Infográfico que explica como funciona o marketing de afiliados

  • Afiliados(as) conseguem rentabilizar seus sites, blogs e redes sociais, por meio da venda de produtos de Produtores(as), sem precisar ter uma grande ideia ou se preocupar em criar um produto.
  • Produtores (ou Creators) ganham diversos canais de distribuição e, assim, conseguem impactar mais clientes e, consequentemente, efetuar mais vendas.
  • Os clientes passam a ter mais canais para pesquisar sobre produtos e, com isso, podem tomar uma decisão de compra mais assertiva.

Pode parecer uma novidade, certo? Porém, saiba que esse é um modelo de negócios que surgiu na década de 90, quando a Amazon, gigante americana do segmento de varejo, começou a disponibilizar o serviço para quem demonstrou interesse em divulgar os produtos disponíveis na loja.

A empresa, com isso, construiu um banco de cadastros para que, desta forma, os Afiliados pudessem utilizá-lo para divulgações de produtos.

Aí, se a estratégia resultasse em vendas, isso era observado como algo bom! Por outro lado, caso o resultado fosse baixo, eles preferiam não investir recursos.

Para as pessoas com habilidades persuasivas, por exemplo, essa era uma oportunidade de ganhar dinheiro trabalhando em casa.

Quem são os profissionais que trabalham com Marketing de Afiliados?

Agora que você já sabe o básico sobre o Marketing de Afiliados, é hora de entender como essa estratégia funciona para os principais pessoas envolvidas.

Abaixo, vamos explicar quem participa dessa estratégia e qual é a etapa em que o Produtor e o Afiliado entram.

Confira!

Produtores ou Creators

O primeiro ator do Marketing de Afiliados é o Produtor. É ele quem constrói o produto (ou serviço) que será vendido online.

Os Produtores podem ser uma empresa ou apenas uma pessoa. Na prática, sua ação é investir na criação do que será vendido, de modo que ele possa lidar com os custos de produção e distribuição do produto.

Para o Creator, a vantagem da estratégia é justamente encontrar Afiliados que podem, de certa forma, aumentar a divulgação dos seus produtos e, além disso, criar canais de divulgação de conteúdos alternativos.

Afiliados

A partir daqui, temos a entrada dos Afiliados no processo.

Como falamos antes, os Afiliados são vendedores que são pagos para divulgar um produto desenvolvido por uma empresa parceira, como Meta Dólar do Vini Rodrigues. Os Afiliados, neste caso, recebem comissões porque conseguem obter sucesso na venda, isto é, quando efetivam a venda.

Neste processo, o papel dos Afiliados é garantir que o produto possa ter mais canais de divulgação. Com isso, o divulgador de conteúdo passa a utilizar a  autoridade e audiência que já possui, isto é, para promover os infoprodutos do Produtor.

A grande vantagem do Afiliado, então, é receber comissão sem precisar gastar com a produção que envolve o produto.

Clientes

Por fim, temos a terceira pessoa deste processo: o cliente.

O cliente é quem compra os produtos depois de receber o contato dos Afiliados, seja de forma direta ou indireta, e também por meio de conteúdo.

Quais são os tipos de divulgação existentes no Marketing de Afiliados?

Existem diversos formatos para programas de Afiliados. Sendo assim, o Produtor pode decidir qual deles será mais adequado para o seu produto e, claro, para os seus objetivos de negócio.

Embora demostrem ter similaridades entre si, o Marketing de Afiliados – relacionado à geração de leads – é diferente do Marketing que éfocado na conversão (ainda que ambos costumam focar no Retorno Financeiro). A seguir, vamos explicar cada um dos diferentes Programas de Afiliados.

Custo por Clique (CPC)

Neste tipo de programa, o Afiliado é remunerado por clique, ou seja, ele ganha toda vez que alguém clica no banner, pop-up, ou em qualquer publicidade que esteja em exibição no seu blog, site ou redes sociais. Nesse caso, a remuneração do Afiliado dependerá diretamente do desempenho da campanha do anunciante.

Custo por Ação (CPA)

Já no custo por ação, o Afiliado só é remunerado se os usuários clicarem na publicidade e, em seguida, realizarem alguma ação na página de destino do anúncio, que pode ser realizar um cadastro e solicitar um orçamento, ou, até mesmo, fazer uma compra.

Portanto, não basta apenas vincular a publicidade ao site! É preciso que oAfiliado utilize a sua influência para potencializar o produto e, com isso, convencer as pessoas sobre a oferta ser confiável.

Custo por Mil Impressões (CPM)

No formato Custo Por Mil Impressões (CPM), o anunciante paga um valor fixo para o Afiliado – isso quando o banner publicitário alcança mil visualizações.

Vale ressaltar, também, que o número de impressões é equivalente à quantidade de pageviews do blog, considerando que o visitante da página já foi impactado pela publicidade integrada à página.

Portanto, o CPM é interessante para o Afiliado que tem muitos acessos, uma vez que ele será remunerado de maneira recorrente, independente do número de visitantes que clicaram no banner.

Custo por Venda (CPV)

Neste modelo, quando o link é compartilhado pelo Afiliado, ele só recebe a comissão  se gerar vendas. Além disso, precisa ser a melhor opção para o novo Produtor.

Na Hotmart, por exemplo, as vendas feitas por Afiliados são identificadas por meio de Links de Divulgação (HotLinks), que são links exclusivos e gerados pela plataforma. Estes Links são emitidos toda vez que alguém solicita afiliação diante de um produto. Inclusive, cada link possibilita que, no momento da compra, as comissões sejam processadas automaticamente.

Logo, se você pretende se tornar Afiliado, mas tem medo de lidar com alguma inconveniência: fique tranquilo!

Quais os benefícios do Marketing de Afiliados para o seu negócio?

O Marketing de Afiliados é uma excelente estratégia para marcas de vários segmentos.

Se você tem um pequeno, médio ou grande negócio, investir nesse recurso é uma ótima maneira de impulsionar seus canais de distribuição de conteúdo. E o melhor: sem precisar investir muitos recursos para isso.

Quer dizer, é uma forma de ganhar mais visibilidade e aumentar o alcance, acessos e vendas do seu produto. Abaixo, vamos explicar como cada um desses benefícios pode ajudar a sua marca.

Conseguir novos clientes fica mais barato

Para o Produtor, o Marketing de Afiliados é uma forma de conquistar novos clientes, mas gastando pouco.

De acordo com as regras de comissionamento de Afiliados, o Produtor (ou seja, a empresa responsável pelo produto), só deve pagar pelas vendas que realmente foram realizadas.

Isso significa que a empresa não precisa lidar com leads menos ativos, ou seja, que não engajam tanto, mas que foram conquistados pelo Afiliado. E por quê? Ao se atentar para isso, o negócio pode gerar maior economia em todo o processo de conquista de clientes.

Aumenta a visibilidade da marca

Outro ponto positivo de investir em Afiliados é o aumento de visibilidade, tanto para o produto quanto para a marca.

Com novos canais de comunicação e mais pessoas divulgando, seu produto pode se tornar mais conhecido. Isso, com certeza, é uma boa oportunidade! Pricipalmente, quando ele atinge novas audiências positivamente, ultrapassando a bolha.

Além disso, é uma forma de ganhar mais autoridade para a sua marca, que passa a ser mencionada em mais vias digitais de comunicação.

Ajuda no SEO do seu site

O SEO do seu site principal também é valorizado por meio da estratégia de Afiliados!

Ao divulgar seu produto e marca, seja nos posts em redes sociais, blog ou página de vendas, o Afiliado gera tráfego para o seu site, e traz uma nova audiência e melhora os indicadores importantes de SEO.

Também existe o benefício da criação de uma ótima estratégia de link building, já que os canais do seu Afiliado levarão conteúdos linkados para a sua marca.

Aumento das vendas

Por fim, temos o ponto mais objetivo de todos: o aumento das vendas gerais do seu produto.

Com mais pessoas divulgando, é natural que as vendas do produto aumentem de forma considerável.

Além disso, o Afiliado tem um interesse pessoal em vender seu produto, já que ele receberá comissões por isso.

Vale trabalhar como Afiliado?

Agora, é hora de falar da perspectiva por parte do Afiliado.

Quais são as principais vantagens de trabalhar como Afiliado? Vale dedicar tanto tempo na divulgação de um produto que não é seu? Sim!

Nesta estratégia de Marketing, entenda mais sobre os principais benefícios para os Afiliados!

Baixo investimento para começar

Uma das principais vantagens do Marketing de Afiliados é o baixo custo para começar divulgar os produtos.

O Afiliado não precisa investir no produto que ele está divulgando! É só elese cadastrar em plataformas de Afiliados e promover os produtos com uma boa estratégia de marketing digital.

O único investimento maior, mas que pode ser previsto, é o impulsionamento de anúncios pagos. Porém, o Afiliado ainda pode investir numa estratégia de tráfego orgânico e obter sucesso.

Mais autonomia profissional

Outro ponto positivo: a grande autonomia profissional que os Afiliados podem ter.

Os Afiliados podem contar com grande flexibilidade de horários e turnos de trabalho, o que vai ajudá-los a se planejarem – com maior liberdade – a própria rotina.

“Ser o seu próprio líder” é algo muito romantizado no mercado, mas, no caso dos Afiliados, há uma verdade presente no termo: é possível não só planejar a rotina da forma que você quer, mas também utilizar a liberdade de criação e destiná-la para suas estratégias de conteúdo.

Trabalhe de onde e quando quiser

O Afiliado também escolhe trabalhar de onde e quando quiser.

Trata-se de um trabalho remoto, ou seja, suas atividades são realizadas por meio da internet. Logo, é possível trabalhar em qualquer lugar do mundo, sem restrições.

Muitos Afiliados gostam de trabalhar viajando, por exemplo. Basta você ter todos os equipamentos necessários, além de ter acesso à conexão estável.

Não é preciso criar um produto para começar

Além de não exigir investimentos financeiros significativos em estratégias, a profissão de Afiliado também não demanda a necessidade de aplicar qualquer valor na criação de um produto.

Essa é uma dúvida comum entre profissionais da área e que estão iniciando no mercado digital, e acreditam que precisam criar um produto para vender. Isso é um equívoco!.

Se você quer seguir o caminho da afiliação e ter bons resultados, basta você estabelecer uma parceria sólida com uma empresa de um nicho que se identifica. E, depois, é só colocar os talentos que você tem em vendas, em ação! Afinal, o objetivo é alavancar as vendas e ganhar destaque como Afiliado, certo?

Trabalhe com o que você mais gosta

É importante reforçar: ser um Afiliado é uma oportunidade para trabalhar com aquilo que você tem maior aderência, seja o que for.

Para ter sucesso, é muito importante investir em produtos que estejam alinhados com o que você acredita e, claro, se aproximam da sua área de atuação.

Portanto, atuar como Afiliado também é uma oportunidade de divulgar produtos que possuem conexão com a sua audiência e seu conteúdo.

Quais canais podem ser utilizados para divulgar um produto?

Para ser um Afiliado bem-sucedido, não é necessário que você tenha um canal exclusivo para isso, embora seja altamente recomendável que você tenha, caso queira alcançar seus consumidores onde quer que eles estejam.

Confira, a seguir, alguns canais que podem ser utilizados para divulgação e venda de produtos.

Site ou blog

A principal vantagem de ter um blog/site é, sem dúvidas, a liberdade editorial que o Afiliado tem para escrever, além da quantidade de opções que ele pode utilizar para personalizar a página conforme o perfil de sua audiência.

Isso pode ser diferente, por exemplo, de redes sociais que possuem um layout fixo e, em alguns casos, também podem ter limitação de caracteres.

Ter um blog também é útil para quem faz muitos reviews sobre produtos, pois permite que você utilize argumentos visuais e escritos para persuadir seus leitores e reforçar a sua autoridade naquele assunto.

Redes sociais

As redes sociais são os canais mais utilizados para divulgar produtos e serviços, e podem trazer resultados expressivos para suas vendas, desde que sejam utilizadas da maneira correta.

Para as principais redes utilizadas com essa finalidade, temos: Facebook (que, recentemente, ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários no mundo), Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube. Devido ao seu alcance, são excelentes canais para quem deseja ganhar visibilidade.

No seu feed, basta conferir a atividade de quem você segue nas redes, para identificar dezenas de perfis de influenciadores digitais com mais seguidores do que algumas celebridades e artistas.

E-mail marketing

O Afiliado que possui uma base sólida de e-mails, tem a oportunidade de construir um relacionamento a longo prazo com seus leads, entregar conteúdo de qualidade para eles, e, também, pode tentar convencê-los a efetivar a compra.

Trata-se de uma estratégia simples e, ao mesmo tempo, eficaz. A partir disso, você mostra algo necessário para as pessoas que te acompanham: que você não está interessado apenas em fazer a venda, mas, principalmente, em agregar valor à jornada de compra dos Compradores. Ou seja, você profunda os conhecimentos que esses usuários têm sobre o seu produto ou solução.

Aproveite para também conferir o nosso post sobre estratégia de e-mail marketing.

Mas, lembre-se: antes de escolher um canal para divulgar produtos, é preciso entender o seu público e, em especial, compreender como ele busca informação. Você quer atingir pessoas que valorizam textos mais densos e pesquisam muito antes de finalizar uma compra? Então, é fundamental terer um blog!

Prefere focar em ações sazonais ou aproveitar o hype do momento para divulgar seus produtos? Neste caso, as redes sociais podem ser ferramentas funcionais para a sua estratégia, uma vez que as pessoas já passam a maior parte do dia conectadas.

O ideal é que você invista nos canais que concentram a maior quantidade de potenciais clientes, e, conforme seu negócio ganha nutrição, busque mapear mais personas para a sua divulgação.

Como começar a trabalhar com Marketing de Afiliados?

1. Escolha um bom Programa de Afiliados

Existem diversas empresas que oferecem Programas de Afiliados, tanto de produtos físicos quanto de infoprodutos. Antes, você deve pesquisar melhor para fazer uma escolha contundente e, a partir disso, garantir que seu trabalho seja bem recompensado.

A Hotmart, por exemplo, é totalmente voltada para o mercado de cursos online. E o melhor: com comissões que podem chegar a até 80%. Legal, né?!

É importante lembrar, também, que existem algumas práticas proibidas no mercado de Afiliados, como a divulgação de SPAM, a venda de promessas inalcançáveis, ou seja, que podem soar irreais para os clientes, além do uso inadequado de ferramentas.

Essas práticas podem, inclusive, levar ao bloqueio da conta na Hotmart. Se você quer saber mais sobre o assunto, confira nosso manual de boas práticas para Produtores e Afiliados.

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E se você acredita que um usuário está infringindo nossos Termos de Uso, poderá denunciá-lo. A Hotmart possui um canal de denúncia que construído exclusivamente para isso. Ele permite que você reporte casos de abuso, tudo de forma simples e rápida.

Se preferir, você também pode enviar a denúncia no modo anônimo. Basta preencher este formulário para que uma equipe especializada faça a análise da denúncia.

2. Escolha os produtos certos para divulgar

Siga o segundo passo para se tornar um Afiliado de sucesso: escolha os produtos adequados para a sua audiência. Imagine que você tenha um blog sobre confeitaria. A sua persona terá interesse num produto sobre receitas fitness?

Novamente: se os seus reviews não ajudam os usuários a resolverem os problemas que estão enfrentando, isso poderá ser um impecilho na hora de  gerar receita.

Antes de anunciar os produtos, também é interessante que você, aocriar uma publicidade que passe credibilidade, tenha total propriedade no assunto que será abordado. Ok?

Ao se afiliar a um produto, peça informações sobre ele, avalie a pontuação fornecida pelos consumidores e, depois, não deixe de solicitar uma amostra para o Produtor.

Afinal, você gostaria de receber uma recomendação ruim de alguém? Apenas para ganhar dinheiro? Sua audiência também não!

Na Hotmart, essa avaliação pode ser feita por meio do Blueprint. Nele, por ser um sistema de pontuação e qualificação de produtos com base nas informações cadastradas pelo Produtor, você consegue levantar dados importantes sobre avaliações.

Quanto mais relevantes e detalhadas forem as informações, melhor pontuado ele será. Assim, asseguramos que apenas os melhores produtos sejam cadastrados na nossa plataforma. Saiba mais aqui.

3. Eduque sua audiência sobre o produto que você está vendendo

Como Afiliado, se o seu objetivo é conquistar uma receita recorrente, você precisará oferecer – para sua audiência – algumas pílulas de conhecimento sobre o produto que você vende. Dessa forma,  ela poderá extrair o máximo da experiência que o produto entrega.

Para isso, você pode oferecer materiais ricos, como e-books, negociar com o Produtor um free trial do serviço, e outros.

Uma das melhores formas de convencer os possíveis Compradores sobre a qualidade do seu produto: é fazer demonstrações por meio de webinars e transmissões online diversas, como é o caso do periscope, stories e vídeos curtos no Instagram e Facebook.

No caso dos webinários, os usuários também podem interagir e fazer perguntas, o que te ajudará a entender as reais necessidades deste público, e, assim,  aprimorar a sua estratégia de vendas.

4. Trabalhe publicidade paga

A publicidade paga é um caminho relativamente mais curto para alcançar a sua persona, já que você pode fazer isso enquanto trabalha sua estratégia orgânica.

Porém, não basta apenas investir verba em campanhas para convencer os internautas a comprarem o produto anunciado. Com o nível de exigência que os Compradores possuem hoje, os anúncios devem ser objetivos sobre a oferta, além de ter uma copy valiosa e, claro, imagens coerentes com seu negócio.

Hotmart: a sua parceira no Marketing de Afiliados

Agora que você já sabe tudo sobre o Marketing de Afiliados, é hora de conhecer a plataforma da Hotmart, empresa líder no segmento na América Latina!

Temos uma solução all-in-one, com ferramentas especializadas para que Produtores e Afiliados possam escalar as estratégias de seus negócios digitais.

São milhares de produtos disponíveis e com taxa zero na utilização! E ainda conta com total suporte especializado. Na Hotmart, você encontra ferramentas de e-mail marketing, gerador de páginas, ferramenta de pagamentos em diversas moedas, checkout personalizável, ferramenta de webinário, e mais.

Seja um Afiliado Hotmart! Faça agora o seu cadastro gratuito na plataforma!

Fonte: https://hotmart.com/pt-br/blog/marketing-de-afiliados

natanaeldsouza

natanaeldsouza

Especialista
Me chamo Natanael de Souza, sou idealizador do blog MarketingMestre e especialista em marketing digital, com foco para marketing de afiliados. Trabalho há mais de 6 anos prestando serviços de marketing em Santa Catarina e conforme verá em alguns exemplos, todos os projetos que realizo alcançam ótimos resultados! Eu moro em SC e ofereço meus serviços de coaching e marketing digital para clientes em todo Brasil.

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