Pense na seguinte hipótese: você tem uma empresa de desengraxante alcalino e preparou uma ação de marketing para obter melhores resultados nas vendas. Como não tem um relacionamento tão próximo com seus clientes, não consegue conquistar o número almejado. Então, talvez seja hora de aproximar-se do Marketing Cultural.
Quer entender sobre o termo? Vem com a gente que explicaremos.
Mais sobre Marketing Cultural
O Marketing Cultural vem sendo usado com extremo sucesso por empresas como o Itaú, a Faber Castell, a Coca Cola e a Ambev, só para citar algumas. Consiste em inserir divulgações de sua marca, dentro de ações culturais.
Assim como a inserção de uma sinalização de segurança, o MKT Cultural não pode ser feito da noite para o dia. Há a necessidade de analisar diversas especificidades de seu público alvo, como costumes e comportamentos. É uma mescla de ganhos financeiros com este diferencial de proporcionar ao cliente atual e ao futuro cliente, benefícios como shows, peças de teatro, exposições e etc.
O Marketing Cultural é dividido em quatro ‘estilos’:
- MKT Cultural de Fim: a marca fica responsável pela criação de absolutamente tudo. Desde a criação do nicho de produto ou serviço até as propagandas e marketing feito.
- MKT Cultural de Agente: a marca ‘terceiriza’ o trabalho de análise do mercado e quais as ações mais pertinentes. Isso fica a cargo do produtor cultural.
- MKT Cultural de Meio: o foco são em vários tipos de promoções culturais, além de dar uma constante visibilidade no que diz respeito ao patrocínio.
- MKT Cultural Misto: pense que há um projeto destinado ao ramo de piso industrial. Duas marcas fazem o apoio e você deve estudar quais as estratégias adotará para ter o devido destaque e, consequentemente, o retorno esperado.
Os exemplos práticos
Dentre os exemplos práticos, vamos destacar não só aqueles que tiveram grande êxito, mas que “pensaram fora da caixa” e levaram até o cliente, uma experiência tanto!
- Coca Cola: um dos produtos mais conhecidos e consumidos do mundo, a Coca Cola investe pesado em eventos culturais. No Brasil, ela é presença constante no Festival de Parintins e até muda para a cor azul, pois os bois-bumbá são vermelho e azuis. Outra proposta interessante, foi a da Máquina de refrigerante, que liberava diversas garrafas do produto e os consumidores distribuíam entre si.
- Itaú: o banco, desde que uniu forças com o Unibanco, tem investido uma grande quantidade de dinheiro em ações como o Itaú Cultural. Dentro do ambiente, já passaram um sem número de exposições artísticas, filmes e etc., todos com mensagens como diversidade e a reconexão da sociedade com a cultura.
- Ambev: representante de uma vasta cartela de cervejas, a Ambev tem em sua agenda festivais como o Skol Beats, onde artistas famosos se apresentam, além de ser a marca principal do Brasil Open, torneio de tênis que ocorre anualmente.
Não perca tempo e invista também no Marketing Cultural. Os ganhos para você e para a sociedade são inimagináveis! Gostou da postagem? Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos e familiares.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.