Quando a pandemia fez o mundo todo ficar em casa, as pessoas tiveram de encontrar novas maneiras de passar o tempo livre e driblar o estresse causado pelo isolamento. Uma das atividades mais procuradas foi a marcenaria, um ofício antigo, mas que conseguiu se adaptar aos novos tempos e se tornar mais atual do que nunca.
A procura por cursos de marcenaria cresceu bastante nos últimos anos, principalmente por quem busca uma atividade capaz de proporcionar relaxamento. Além disso, o trabalho com a madeira é bastante valorizado, pois o marceneiro consegue produzir peças originais, com detalhes únicos – e, se usar madeiras nobres, seu produto passa a valer ainda mais.
Se você começou a trabalhar com marcenaria agora ou está pensando em entrar nesse mundo, aqui vão quatro dicas para investir na marcenaria como hobby.
-
Monte um local de trabalho
Organização é essencial em qualquer tarefa que você for realizar, mesmo que seja apenas um hobby. Na marcenaria, o ideal é que se tenha um espaço que possa acomodar o material (a madeira), as ferramentas e as máquinas necessárias para o trabalho – algumas são enormes e pesadas. Além disso, uma bancada grande será útil para executar de maneira mais confortável os seus projetos.
-
Invista em ferramentas e máquinas
O marceneiro precisa de ferramentas manuais e elétricas para dar forma à madeira. Não é preciso sair correndo e comprar tudo o que vê pela frente. Uma dica é ir comprando o que necessita aos poucos, para não correr o risco de adquirir algo que você dificilmente vai usar. Serrote, parafusadeira, martelo, pregos e parafusos são alguns dos itens essenciais. Equipar uma oficina de marcenaria pode custar caro, então é melhor ser cauteloso.
-
Segurança acima de tudo
Trabalhar com madeira pode ser apenas um hobby, mas é preciso ter cuidado para evitar acidentes. Por isso, antes de iniciar qualquer projeto, certifique-se de saber operar todas as ferramentas necessárias, use Equipamento de Proteção Individual (EPI), como máscaras, óculos, protetores auriculares e luvas, e verifique cada máquina antes de operá-la.
-
Alie conhecimento teórico e prático
Antes de entrar no mundo da marcenaria, é recomendado estudar sobre a área, fazer um curso para se familiarizar com todos os aspectos desse ofício, como planejamento de um projeto, ferramentas e equipamentos e como utilizá-los, medidas de segurança, etc. Dessa forma, você vai poder pôr a mão na massa tendo uma base sólida de conhecimento teórico.