O website GymPass é uma novidade para quem está precisando de um empurrãozinho para voltar a malhar ou os aficionados em malhação, principalmente aqueles interessados em diversificar as modalidades ou os que precisam de mais conveniência e flexibilidade para se exercitar. No site, é possível comprar passes diários para aproveitar as atividades das academias de ginástica conveniadas. Há cinco meses no mercado e com 240 academias conveniadas, já vendou mais de 2 mil passes.
“Somos um sucesso entre o nosso público-alvo, as academias e a mídia. É impressionante a quantidade de pessoas que já está usando o passe.”, comemora César Carvalho, um dos idealizadores da novidade.
Para ter acesso às academias conveniadas, basta o cliente acessar o site http://www.gympass.com.br e escolher uma academia e o número de passes que quer comprar. Cada passe tem um dia de duração e custam a partir de R$6,90. Os passes são usados de acordo com agenda e necessidade do cliente, que tem acesso a todas as modalidades oferecidas pela academia.
“O nosso passe custa 1/8 do valor da mensalidade do plano semestral da academia. Então, se você vai até duas vezes por semana à academia, faz mais sentido usar o GymPass que pagar a mensalidade. Então, além de ter mais flexibilidade e poder experimentar aulas em diferentes academias, o cliente não precisa assinar contrato, que exige pagamento de matrícula e tem multa pesada em caso de cancelamento de matrícula, e ainda economiza porque os passes saem mais barato do que a mensalidade.”, destaca Carvalho.
As academias conveniadas estão espalhadas por 20 municípios brasileiros e juntas ofertam mais de 50 modalidades ofertadas. O cliente ainda pode comprar planos e, por um valor fixo mensal, ter acesso a várias academias, aumentando ainda mais a sua flexibilidade de hora e local para malhar.
“Temos um bom índice de recompra: 50% das pessoas que já compraram passes voltaram a comprar. O bom é que a maior parte das academias conveniadas nos procurara para fazer parte do GymPass.”, conta Carvalho.
Diferencial
O GymPass foi idealizado por César Carvalho, Vinicius Ferriani e João Thayro. A ideia era tornar as academias brasileiras mais acessíveis, beneficiando pessoas que não tem musculação como atividade física principal; e turistas ou profissionais viajando a negócios, de forma que continuem praticando exercícios mesmo estando longe de casa.
Este é um grande filão. Segundo o site, só a cidade de São Paulo recebe, todo ano, 11 milhões de visitantes que vem para participar de feiras, convenções ou para negócios. Com certeza, muitos destes turistas gostariam de ter aulas de alongamento, pilates e yoga etc..
Mais de 50% dos brasileiros não renovam seus planos. Nos últimos cinco anos, 15 milhões de pessoas deixaram de ir à academia. Este é outro dado que justifica a entrada no mercado do negócio de venda de passes para academias. Para estes ex-alunos, GymPass é uma alternativa em conta para pegar gosto novamente pelo exercício.
Outro fator que contribui com o sucesso do GymPass é que somente 2.5% dos brasileiros estão matriculados em academias de ginástica. Um dos motivos para esse número ser tão baixo é que a musculação é o “esporte principal” de poucos brasileiros, que em sua grande maioria joga futebol, vôlei, corre, pedala etc.. Com um passe, estes esportistas iriam às academias para complementar sua rotina de exercícios, melhorando seu condicionamento físico.
Modelo de negócio
As academias não pagam nada para se conveniar e ter o direito de divulgar seus produtos e serviços no GymPass. Por meio do site, tem a oportunidade de atingir maior número de clientes, sem qualquer custo.
“As academias não pagam nada para o GymPass. Nós é que as pagamos quando vendemos um passe delas. Elas fazem a sua ação de marketing e ainda recebem.”, explica o empreendedor.
O modelo de negócio da GymPass se parece com o de compras coletivas, na medida em divide a receita do passe com as academias, entretanto, se diferencia na medida em conveniada não concede um desconto muito grande em relação ao preço do produto que já vende e não há um prazo determinado para a oferta ficar no ar.
“Neste caso, é um produto que ainda não vende. Para a academia, o GymPass é interessante porque a oferta fica o tempo inteiro no ar – divulgação de longo prazo para elas – e leva um público e constante e gradual para o negócio. Muitas vezes, o passe é a porta de entrada para o cliente se fidelizar à academia.”, ressalta César Carvalho.