Se você está lendo este post, então provavelmente já ouviu falar sobre o marketplace, certo? Se ainda não conhece, saiba que, enquanto alguns empreendedores conseguem alavancar as suas vendas com essa estratégias, outros não se identificam ou não veem resultados.
Mas uma coisa que podemos afirmar é que termo marketplace está se tornando cada vez mais popular entre os mais variados setores.
Ele se trata de uma plataforma online que reúne vendedores e compradores, e fica responsável por disponibilizar o espaço comercial e os caminhos para a compra e venda.
Diferente de um e-commerce, o marketplace faz com que diferentes lojas (e/ou pessoas) possam vender seus produtos.
Algumas empresas como o Mercado Livre ou E-bay são famosas por oferecer esse tipo de serviço. Você já vendeu ou comprou em alguma dessas plataformas?
E se sua empresa vende produtos industriais, roupas, eletrônicos, deck de madeira, entre outros, o marketplace pode oferecer uma série de pontos positivos, assim como negativos!
Mas vamos detalhar cada um deles ao longo do post, por essa razão, não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
Vantagens do marketplace
Maior retenção
Uma das vantagens mais claras do marketplace é que, por meio dele, seus clientes podem permanecer por mais tempo na plataforma e até mesmo voltar com mais frequência.
Isso acontece, pois os marketplaces são ambientes que normalmente disponibilizam uma série de produtos variados.
Sendo assim, é muito mais prático realizar várias compras em um só site, do que se direcionar a diversas plataformas.
Por isso, se você vende produtos como placa de circuito impresso, por exemplo, com o aumento do tempo de permanência do seu público no marketplace, é possível ter mais chances de vender seus produtos!
Visibilidade
Outra das maiores vantagens do marketplace é a visibilidade. O marketplace, se for bem otimizado com estratégias de SEO, pode fazer com que a sua página de vendas esteja entre as melhores posições nos mecanismos de busca, como o Google ou o Bing, por exemplo!
O marketplace será a porta de entrada e gerará mais confiança no consumidor em comprar seus produtos. Assim, você poderá ganhar vantagens competitivas e ainda se destacar da concorrência.
Desvantagens do marketplace
Dependência
Um fator negativo dentro do marketplace é a dependência gerada para as empresas que estão inseridas na plataforma.
Imagine que um determinado marketplace é a sua fonte de lucro, no entanto, em um dia, ele determine encerrar as suas atividades.
Se isso acontece e uma loja depende exclusivamente do marketplace, então o negócio terá grandes chances de ir por água abaixo.
Alta competitividade
O marketplace, apesar de oferecer um grande potencial de vendas, também é um ambiente extremamente competitivo.
Se você vende materiais de alpinismo industrial, então muito provavelmente é possível encontrar os mesmos tipos de produtos sendo vendido por outras empresas no marketplace, e acima de tudo, com um preço competitivo.
Por isso, o marketplace também exige que o vendedor tenha estratégias para se diferenciar e conseguir aumentar seus lucros.
Agora que você já conhece alguma das maiores vantagens e desvantagens do marketplace, o que acha de investir nestas plataformas? Seu negócio se identifica? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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