CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Maiores vantagens do fluxo de caixa

Maiores vantagens do fluxo de caixa

Um dos temas mais importantes a ser tratado dentro de qualquer organização, e também o que define o sucesso financeiro, é o chamado fluxo de caixa.

Por sua vez, o fluxo de caixa é utilizado por todas as empresas, desde pequeno até grande porte, inclusive em todos os segmentos, seja em um escritório de advocacia, agência de publicidade ou até em uma indústria de uniforme nr10, por exemplo.

Ele se trata de uma ferramenta contábil que possibilita que os gestores e empreendedores registrem, acompanhe e gerencie as finanças dos seus negócios.

A princípio, o fluxo de caixa parece ser algo bem básico e simples, e é verdade. No entanto, mesmo sendo uma ferramenta essencial, muitas empresas ainda não dão a devida importância a sua utilização.

Muitos negócios deixam de registrar diariamente as suas entradas e saídas de caixa, ou até mesmo não utilizam essa ferramenta como parte de seu dia a dia.

Como resultado, o gestor não sabe qual a real situação que a empresa se encontra, e por isso, não poderá elaborar estratégias planeadas e pode gerar sérios prejuízos de curto a longo prazo.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te explicar quais as maiores vantagens e benefícios do fluxo de caixa para o seu negócio. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?

1. Evitar gastos desnecessários

Uma das vantagens mais visíveis do fluxo de caixa é que, a partir dele, você consegue ter uma visão panorâmica de quanto a empresa recebe e gasta durante um determinado período.

Dessa forma, é possível otimizar o uso do seu capital no investimento. Alguns gastos são comuns serem pequenos e diários. No entanto, ao longo de um mês ou um ano, esse mesmo custo pode se transformar em um dos principais responsáveis por impedir que sua empresa se desenvolva no mercado de maneira sustentável.

E com o fluxo de caixa, é possível reduzir e otimizar seus investimentos. Como consequência, você terá mais dinheiro para investir em áreas de mais relevância.

Se você tem uma empresa de tratamento de água, por exemplo, e analisou que a sua conta de luz acarretou em um grande custo a médio prazo, é possível criar meios para economizar mais energia.

2. Garantir o cumprimento das obrigações

Contas que são acumuladas durante um período de tempo podem gerar uma grande dor de cabeça a qualquer negócio. Além disso, alguns erros, como emitir notas fiscais com cálculos divergentes, acaba tirando todo equilíbrio da sua administração e fazendo com que você se confunda.

Por meio do fluxo de caixa, é possível manter o controle tanto das obrigações fiscais, como também gerar mais satisfação e comprometimento com seus clientes, gerando notas fiscais com cálculos coerentes e tendo mais precisão nos seus cálculos diários.

3. Melhoria na tomada de decisão

Por fim, mais uma vantagem do fluxo de caixa é que essa ferramenta pode ser útil para criar projeções e previsões sobre os futuros lucros e prejuízos que estão por vir.

Além de também ser muito utilizado para o cálculo de KPI’s diversos, com o fluxo de caixa, você consegue tomar as melhores atitudes, mensurar todos os resultados e realizar estratégias com base em uma tomada de decisão eficiente.

Se você trabalha com a produção e venda de bomba centrífuga, e percebeu que, com a mudança de preço, a demanda aumentou de maneira considerável, é um sinal para mudar suas estratégias e desenvolver o seu negócio se destacando e alcançando mais clientes.

Agora que você já sabe sobre as maiores vantagens e benefícios do fluxo de caixa, o que acha de aplicá-lo em sua empresa agora mesmo? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Lucas SouzaBoas respostas


Me siga