Um dos maiores desafios do mundo corporativo é aumentar a produtividade da equipe e manter os colaboradores engajados com o ambiente de trabalho.
É por isso que cada vez mais empresa procuram soluções inovadoras para engajar seus colaboradores, sejam eles comércios, indústrias de cabeamento estruturado, restaurantes, entre outros.
E o endomarketing é o que tem conquistado cada vez mais espaço e se mostrado uma ferramenta fundamental na rotina diária dos colaboradores e da organização em geral.
Afinal, a estratégia ajuda a desenvolver uma imagem positiva da empresa no mercado e acaba se tornando o emprego do sonho de muitos profissionais.
Nesse caso, o marketing é totalmente interno, ou seja, é preciso inverter o foco do negócio para as peças fundamentais no crescimento de uma indústria: os colaboradores.
Se você não sabe se vale a pena investir em endomarketing, então nós vamos listar abaixo as maiores vantagens do endomarketing em seu negócio. Acompanhe!
1. Equipe mais motivada
O endomarketing atua diretamente na motivação dos colaboradores. Isso acontece porque a empresa proporciona liberdade para que o funcionário exponha as suas ideias, insatisfações e planos de carreira.
Se sua empresa atua com filtro de ar, entre outros, com o endomarketing, os profissionais se sentem mais motivados quando percebem que estão inseridos em um ambiente que se preocupa e zela pelo bem-estar geral.
2. Aumento da produtividade
Com boas estratégias de endomarketing, a produtividade se torna uma realidade diária dentro das organizações.
Afinal, quando os funcionários sentem que são valorizados, eles executam as suas atividades com mais eficiência, agilidade, cuidado e, seguem as determinações da empresa.
Além disso, com ações voltadas a proatividade, o colaborador consegue apresentar resultados significativos para o negócio.
3. Diminuição da rotatividade
Como mencionamos anteriormente, o endomarketing é uma ótima ferramenta para diminuir o índice de rotatividade.
Uma vez que os funcionários estão satisfeitos com o ambiente de trabalho, poucos se mostram dispostos a deixar a organização – não apenas pensando no salário, mas na forma que a empresa zela pelo bem-estar da equipe.
4. Funcionários mais leais
Nesse momento, é fundamental praticar a empatia: você ficaria à vontade ou seria leal a uma organização que não se preocupa com as suas necessidades e soluções para melhorar as atividades do dia a dia?
Bom, isso impacta diretamente na lealdade que os funcionários vão desenvolver com o lugar onde trabalham, com os processos desenvolvidos e até na forma que eles vão enxergar os demais cargos e atividades da empresa.
5. Clima organizacional agradável
Quando a empresa tem como preocupação primária o bem-estar dos colaboradores, o fluxo das atividades aumenta e se ajusta para que os processos sejam realizados de forma mais efetiva.
Com isso, é possível aumentar o desempenho da equipe, proporcionar resultados inovadores e significativos e, consequentemente, colaborar com um clima organizacional saudável e agradável.
5. Impacta na satisfação dos clientes
Por fim, o endomarketing também tem a grande vantagem de fazer com que os colaboradores tratem com mais qualidade e eficiência os clientes do seu negócio.
Se um determinado cliente quer comprar imã de neodímio, por exemplo, ele poderá ser bem atendido por colaboradores produtivos e que prezam pelos resultados.
Por fim, é necessário compreender que um colaborador motivado traz resultados para a empresa. Afinal, a motivação e a produtividade trabalham juntas.
E você, o que está esperando para adotar o endomarketing na sua empresa? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.