Você sabe o que é um marketplace?
Também é conhecido como uma espécie de shopping center virtual, onde são reunidos diversas lojas e marcas, o marketplace é um modelo de negócio que surgiu no Brasil em 2012.
De um lado, o e-commerce oferece toda a plataforma de vendas e influência de uma marca consolidada. Do outro, o lojista pode utilizar uma estrutura pronta de vendas para atrair o consumidor e gerar negócios para si próprio.
Existem marketplaces para a oferta de produtos novos e usados e até serviços, e é o modelo de negócio mais está crescendo no país e no mundo. Em 2019, 95% dos brasileiros que compram online já utilizaram sites desse tipo para adquirir um produto (UPS Pulse of the Online Shopper, 2019).
Diversas empresas mundialmente conhecidas participam desse mercado: Americanas, Walmart, Mercado Livre, OLX, Amazon, por exemplo. Mas a pergunta que fica: quais são os maiores do Brasil?
Atualmente, os 10 maiores marketplaces do Brasil são (a ordem pode sofrer alterações):
- Mercado Livre
- B2W (Americanas, Shoptime, Submarino)
- Amazon
- Magazine Luiza
- Via Varejo (Casas Bahia, Extra, Ponto Frio)
- Netshoes
- Carrefour
- Global Fashion Group (Dafiti, Tricai, Kanui)
- Elo7
- Enjoei
Mas afinal, o que podemos aprender com eles?
O marketplace é uma plataforma de vendas muito madura, com meios de pagamento diferenciados, alto investimento em segurança, tecnologia e marketing. Veja um pouco do que devemos aprender como eles:
Visibilidade: os maiores marketplaces possuem uma audiência elevada, e quanto maior a quantidade de visitas que o site possui, mais sólido será o público atingido;
Diversidade de produtos: o cliente do marketplace consegue encontrar uma grande variedade de produtos e categorias no mesmo lugar; sendo assim, consegue satisfazer a mais necessidades e se tornar referência para quando o consumidor precisar de algo específico;
Formas de pagamento: aceitar as mais variadas formas de pagamento é um diferencial importante dos marketplaces, pois eles sabem que isso dará muito mais oportunidade de vendas. O Mercado Livre, por exemplo, aceita até mesmo parcelamento via boleto;
Modalidades de frete: é sabido que muitas vendas são perdidas no meio online devido ao valor do frete; uma estratégia dos marketplaces é agregar diversas parcerias no setor para facilitar o frete para as mais diversas regiões;
Publicidade: os marketplaces costumam fazer vários investimentos em marketing, como ads em buscadores, redes sociais, disparo de e-mails e etc.
O marketplace oferece vantagens aos lojistas em muitos sentidos, e, por isso, esse modelo de vendas vem sendo procurado por negócios de todos os tamanhos.
Portanto, caso tenha um negócio online, procure estudar as estratégias seguidas por eles para ter mais sucesso, especialmente se o seu ramo for o de vendas.