As gigantes varejistas asiáticas preocupam o cenário nacional, mas mercado brasileiro possui características próprias capazes de sustentá-lo diante da ameaça.
Uma dessas grandes varejistas é a Shein, empresa chinesa que comercializa produtos pela Internet a preços tão baixos que preocupam os concorrentes brasileiros. Além dos valores abaixo da média, a agilidade do frete também chamou a atenção do consumidor brasileiro.
Especialistas do setor analisam a situação
Alguns especialistas do ramo examinaram o cenário e trouxeram explicações relevantes sobre o tema. Um deles foi Roberto Kamper, professor de gestão comercial, marketing e diretor do Canal Vertical. Para ele, as condições de trabalho na China são um dos fatores que possibilitam a Shein a oferecer produtos tão baratos.
Além disso, o economista da Associação Comercial de São Paulo, Ulisses Ruiz de Gamboa, explica que outro fator importante é a possibilidade de negociação da matéria-prima. Em razão da larga escala que demandam, os varejistas chineses conseguem adquirir os insumos a custos muito baixos.
O impacto no mercado brasileiro
Assim, em razão daquelas condições favoráveis, a Shein consegue conquistar o gosto do consumidor brasileiro por oferecer produtos a baixo custo. Ainda que o Brasil conte com empresas varejistas de grande porte, elas têm dificuldade em diminuir os custos de produção para concorrer por espaço no mercado.
Contudo, os especialistas avaliam que o mercado brasileiro possui características próprias capazes de sustentá-lo diante da ameaça asiática. Um dos setores mais protegidos é o de Moda, pois suas peculiaridades não são facilmente compreendidas por uma empresa que atue à distância.
Como se não bastasse, a forte concorrência poderá servir de motivação para o varejista brasileiro. Afinal, uma ameaça tão forte merece uma reação à altura. E, neste caso, vale a pena investir no planejamento, gestão eficiente e outras formas de atender a demanda.
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