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LinkedIn é muito interessante para quem trabalha

LinkedIn

O LinkedIn é muito interessante para quem trabalha exclusivamente o B2B — nessa rede, há mais de 60 milhões de tomadores de decisão e 85% dos leads são convertidos em demos de produtos. Os vídeos postados na plataforma também são eficientes para a conversão.

Algumas boas práticas envolvem postar diariamente, além de colocar artigos no LinkedIn Pulse de algum tomador de decisão do seu negócio, o que pode trabalhar também a presença da sua empresa.

Twitter

A interação é o forte no Twitter. Com as mensagens de 280 caracteres, sua marca precisa ir direto ao ponto. Ele possibilita trazer mais tráfego para o site, gerar leads e trabalhar o branding da marca.

A Netflix é um ótimo exemplo de engajamento com o público por essa rede, o que permite melhorar bastante a consciência de marca.

WhatsApp

O WhatsApp é a terceira rede social mais usada no Brasil, principalmente para troca de mensagens e comunicação. Porém, usá-la na sua estratégia pede muita reflexão.

Primeiro, você precisa ter certeza de que o cliente ou possível cliente quer ser abordado pelo WhatsApp, até para não ter problemas com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Pode ser um recurso para trazer informações sobre a compra e um canal eficiente para tirar dúvidas sobre o uso da solução adquirida.

Como fazer o planejamento das redes sociais?

Você só fará uma gestão de redes sociais eficiente se tiver bem definidos os objetivos da sua empresa, o seu público e as boas práticas empregadas. Caso contrário, você apenas gastará tempo e dinheiro sem alcançar resultados.

É muito comum marcas saírem publicando nas redes sociais sem foco e sem mensuração de resultados. Por isso, ajudamos você a entender qual é o melhor caminho para uma gestão de redes sociais eficiente.

Conheça seu público

Mais do que básico, não é? Se você não conhece quem são as pessoas que compram de você ou quem são seus leads, a gestão de redes sociais fica vazia e perde o sentido.

É essencial entender como as pessoas chegam ao seu site e blog, quais são as redes mais usadas e os conteúdos mais consumidos para aprimorar a estratégia.

Tenha em mente os principais objetivos

As redes sociais são interessantes para melhorar o tráfego do seu site, aumentar a percepção da marca, além de engajar. Mas você também pode usar as redes sociais para gerar leads mais qualificados — fazendo uma segmentação bem específica no Facebook Ads, por exemplo.

O uso de redes sociais para o pós-venda também é interessante no sentido de manter o contato e encantar o cliente, mostrando que você está disponível para o que precisar.

Por isso, analise os pontos fortes e fracos do negócio e entenda em que sentido a sua concorrência age para fazer um planejamento eficiente das redes.

Escolha a melhor abordagem

Quando você tem um público mais jovem e descolado, uma linguagem leve e eventuais gírias fazem todo o sentido e tornam a abordagem mais eficiente. No entanto, tudo muda de figura quando seu público é sênior.

Analisar a forma de tratamento de marcas concorrentes também pode trazer insights.

Produza conteúdos relevantes

Marcar presença nas redes sociais faz mais sentido quando entregamos um conteúdo que vai agregar e solucionar uma dor ou uma necessidade do seu público.

Nesse sentido, além do conhecimento sobre suas personas, é interessante mapear o funil de vendas para trazer conteúdos que atendam ao topo, meio e fundo de funil. Assim, o conteúdo será empático e agirá em favor de uma boa percepção da sua marca.

Seja consistente

Não adianta muito você seguir todos os passos até aqui e publicar uma vez por mês, quando lembrar ou sobrar tempo. Sem consistência de postagens e de análises de resultado, você não pode dizer que tem uma estratégia de redes sociais. Os resultados surgem a partir da sua constância e da boa gestão de redes sociais.

Explore as possibilidades de cada rede

Há sempre novos recursos que podem ser mais atraentes para o seu público. O Instagram, por exemplo, traz bastante novidade com foco nos stories que chamam atenção. A postagem de vídeos também engaja muito, como vimos.

Dessa maneira, o conhecimento sobre os seus seguidores, somado a um olhar atento para as possibilidades das redes, é o caminho mais certeiro a seguir.

Interaja com sua audiência

Não vale postar e voltar apenas para medir o alcance. As interações com sua audiência são preciosas para mostrar que você se importa em manter esse relacionamento. Procure responder sempre e até pensar em postagens que estimulem os comentários e as reações.

O conteúdo interativo vai ao encontro disso: quizzes, enquetes e vídeos atraem as pessoas principalmente pelo fato de elas poderem mostrar sua voz.

Quais são as melhores métricas para acompanhar a gestão de redes sociais?

As métricas trazem um conhecimento preciso da estratégia e permitem que a gestão de redes sociais seja acertada. Porém, evite analisá-las sozinhas e olhe sempre para o todo. Na sequência, veja o que é preciso observar.

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