Todo empreendimento precisa de um bom líder para alcançar o sucesso. Montar uma equipe, delegar tarefas, manter os colaboradores motivados e ser um exemplo para o time são funções de quem lidera um negócio.
Porém, ao contrário do que muita gente pensa, para se tornar um líder referência de atuação, não basta apenas ter conhecimento técnico, uma carreira de sucesso ou boa experiência de mercado. É preciso ter ou desenvolver algumas habilidades específicas para exercer esse cargo com efetividade.
Além disso, o líder precisa desempenhar o papel de estimular e capacitar pessoas, ter a saúde emocional equilibrada, praticar a ética de mostrar pró-atividade.
Sendo assim, é fundamental entender os aspectos que formam e desenvolvem grandes líderes de mercado. Boa leitura!
9 fatores para se tornar um bom líder
De acordo com a Crescimentum, organização especializada em desenvolvimento de líderes, 9 fatores influenciam na formação de bons líderes. Acompanhe!
1. Escolha liderar
Tire da cabeça, de uma vez por todas, que o cargo que você exerce tem o segredo para te tornar um bom líder. Afinal, liderança não é o reconhecimento, uma foto no mural ou um crachá. Liderança é literalmente o sinônimo de uma escolha.
Com isso, o primeiro passo para se tornar um líder de sucesso, é escolher liderar e influenciar pessoas, independente se você exerce a produção de oxigênio medicinal ou de supervisor dos processos.
2. Seja exemplo
Nesse sentido, suas atitudes devem valer muito mais que suas palavras. Não pense que a frase ‘’faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço’’ entra no conceito de liderança. Por isso, em relação a comportamentos e atitudes, não cobre dos colaboradores algo que você mesmo não pratica.
Afinal, ser um líder de exemplo é a melhor maneira de inspirar alguém, motivar e engajar a equipe. Sendo assim, não é a sua oratória que vai conquistar as pessoas ao seu redor e sim, o seu comportamento.
3. Construa um bom relacionamento
Liderança é sinônimo de relacionamento. Uma relação sem transparência e confiança, não desenvolve uma base sólida, uma vez que os colaboradores não apostam em relações que não apresentam confiança.
Portanto, é fundamental que o líder aposte na aproximação com o colaborador, na clareza e na objetividade, de forma que o relacionamento seja construído com base em muita transparência a confiança.
Para isso, seja honesto, sincero e respeitoso com a equipe, ainda que precise passar uma imagem mais dura em situações problemáticas. Ouça as pessoas e suas ideias, apresente uma solução para os questionamentos, engaje toda a equipe e proporcione um ambiente agradável e seguro para se trabalhar.
4. Gerencie ações, lidere pessoas
A gestão envolve ações, processos, recursos, metas, orçamentos, entre outros. A liderança está relacionada a pessoas. Sendo assim, não enxergue os seus colaboradores como ‘’coisas’’, mas desenvolva uma liderança que estabeleça um bom relacionamento e uma maior aproximação entre empresa e funcionário.
Além disso, não pense que um bom líder é aquele que retém ótimos resultados externos. Mas sim, quem consegue impactar a instalação de uma fita de led até na motivação dos prestadores desse serviço.
5. Seja corajoso
Um bom líder é corajoso, mas isso não quer dizer que ele não sente medo. Na verdade, significa que ele aprendeu a lidar com os seus receios, enfrentar a realidade de cada situação e escolher a melhor forma para tomar decisões mais assertivas.
Além disso, é preciso muita coragem para capacitar alguém, desenvolver pessoas, acreditar na lealdade e nas habilidades de toda uma equipe. Pois só assim, com o comprometimento de todos, é possível alcançar os melhores resultados.
6. Seja humilde
Líderes de sucesso tem coragem e humildade para reconhecer falhas, ações fracassadas e pontos a serem melhorados, fazendo com que a equipe se disponha a ajudá-lo.
Uma vez que um líder pede desculpas pelos seus erros, ele demonstra que falhas acontecem e que busca encontrar uma maneira correta para corrigi-los.
Por isso, reconhecer um erro não é sinal de fracasso, mas de coragem, aumentando a conexão e o fortalecimento por parte da equipe.
7. Crie uma imagem pessoal na liderança
A imagem pessoal de um líder está diretamente relacionada aos valores, princípios e atitudes expostas nas atividades do dia a dia. Ou seja, a forma que um líder se posiciona vai caracterizar a marca que ele deixara na sua liderança.
Em aspecto de liderança, de nada contribui uma aparência encantadora ou palavras bonitas, se não houver caráter, princípios e valores que conduzem o cargo de forma íntegra, profissional e respeitosa.
Vale ressaltar que a personalidade pode gerar muitas oportunidades de negócio, mas só o caráter manterá as portas abertas.
8. Valorize as críticas construtivas
As pessoas sempre vão discordar do seu ponto de vista, cargo ou liderança – isso é um fato! Porém, não faça com que elas parem de apontar, mas tente entender o que querem dizer e trabalhe no sentido de identificar os elementos positivos, a fim de melhorar o seu papel enquanto líder.
Ou seja, as pessoas podem apresentar críticas construtivas sobre a maneira que você divulga o seu serviço de galvanização a fogo, por exemplo. Nesse sentido, você pode utilizar o ponto de vista crítico para aprimorar o desenvolvimento do seu negócio.
Para isso, tente reconhecer o que realmente é digno de elogios naqueles que apontam as suas atividades. Afinal, os elogios podem gerar uma zona de conforto e, consequentemente, uma bolha de ego.
9. Autoconhecimento
Antes de mais nada, é preciso entender que ocupar o cargo de um líder é uma viagem que começa de dentro. Ou seja, antes de desenvolver ou liderar pessoas, é fundamental praticar o autoconhecimento e identificar o que pode ser usado ao seu favor.
Por isso, separe uns 5 minutinhos do seu dia para avaliar a forma que você tem liderado. Responda para você mesmo, sinceramente, as seguintes questões: O que eu fiz de bom hoje? O que pode ser melhorado? Preciso reparar alguma falha? Eu gostaria de ter um líder como eu? Eu me usaria como exemplo? Por quê?
Além do mais, uma das melhores maneiras de promover o autoconhecimento, é perguntar às pessoas ao seu redor como você tem agido. Afinal, a visão que temos de nós mesmos, pode não ser tão verdadeira assim.
Seja um líder!
Portanto, para se tornar um líder de sucesso, o gestor deve praticar a empatia, o autoconhecimento, buscar a aproximação e conhecer as histórias dos colaboradores.
Afinal, um bom líder cria planos de desenvolvimento, propõe obstáculos a equipe, exige o melhor, fornece feedbacks construtivos e constantementes, para que, em algum momento, o seu papel seja reconhecido.
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.