KPI (Key Performance Indicator) é um indicador de desempenho utilizado por diversas empresas de setores que vão de usinagem de precisão a engenharia civil. Lembrando que as duas métricas nas redes sociais estão atrelados ao aumento de visitantes e de vendas e geração de leads.
Quer saber mais a respeito deste tema tão propagado ultimamente? Então vem com a gente que vamos sanar estas e outras dúvidas logo abaixo!
Métrica nas redes sociais é importante?
Não é apenas importante… é fundamental. Além de fazer a coleta de dados dos possíveis clientes que acessaram a conta da empresa, cria-se uma chance de ampliar o direcionamento no que diz respeito à tomada de decisões. E mais:
- Faz com que as campanhas de marketing tenham seus desempenhos mensurados;
- Verifica se os resultados referentes à estratégia de divulgação estão seguindo os números esperados;
- Mostra o quanto os leads foram impactados em cada canal;
- Dá dicas estratégicas para futuras campanhas;
- Produz um conteúdo ideal para cada rede social.
Esta somatória faz com que o KPI seja uma espécie de demolição controlada no que se refere à concorrência.
E quais são estas métricas?
Agora que entendemos para que servem as métricas nas redes sociais e qual a importância dentro de sua empresa, é hora de definir aquela que se adapta melhor aos seus objetivos. Portanto, temos:
1- Os seguidores: Esta é a métrica mais conhecida e determina o tamanho de sua comunidade, dentre diversos fatores analisa-se o crescimento dos seguidores e o tempo em que estes números foram alcançados, sejam eles de forma orgânica ou paga.
2- As curtidas e os likes: O botão de curtir, que antes estava presente apenas no Facebook, se difundiu entre várias redes sociais. Imagine então, que sua empresa de compressor parafuso quer tirar a média de interações dos últimos dois meses. Bastará dividir o número de likes por 60 e terá o resultado diário.
3- Os compartilhamentos: Esta métrica é muito importante, pois te dará um panorama geral de quantas pessoas leram o seu conteúdo ou tiveram acesso à sua foto, acharam pertinente e expuseram em seu feed para seus seguidores.
4- As postagens: Pense que, no início do mês você fez uma reunião com o redator contratado e programou a postagem de 15 textos para um período de duas semanas. Esta métrica pode verificar se o prazo está sendo cumprido e se há a necessidade de aumentar ou diminuir esta quantidade.
5- O alcance: Assim como ocorre nas curtidas e nos likes, é normal que determinadas postagens tenham um alcance maior do que outras. Por isso, vale a pena analisá-las e seguir adiante com as que estão dando mais certo.
6- Os comentários: Os comentários darão indícios da força das interações entre o cliente e a sua marca. Quanto mais rápidas forem respondidas as perguntas e as dúvidas, maior serão as chances de se tornar um lead (potencial cliente).
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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.