CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Inovação no palito

Por Luciana Pecegueiro

Barcelona é a cidade espanhola mais cosmopolita e por isso, ao visitar a cidade, é possível ver muita inovação. Uma delas vi no Sagardi – Euskal Taberna, uma taberna moderna localizada no Bairro Gótico e que vende tapas, prato típico da Espanha. A capacidade do restaurante é de 125 pessoas e a rede conta com 12 lojas espalhadas na Espanha e Andorra.

As tapas são típicas da Espanha e há muitas versões sobre como surgiu essa tradição. Uma delas reza que o rei Afonso X se recuperou de uma doença com pratos pequenos e ordenou que as tavernas não servissem vinho se não fosse acompanhado de pequenas refeições, ou “tapas”. No entanto, no site da taberna a explicação explora a necessidade de diminuir os efeitos do álcool.

As tapas originais eram feitas com pedaços de pão ou carne e ao longo dos anos incorporaram outras influências e ingredientes. E a taberna Sagardi é um exemplo disso. A variedade de tapas, feitas em pedaços de pão, é enorme, e a sofisticação também. A taberna resgata uma tradição basca sempre buscando o valor e exuberância dos pratos.

O diferencial do restaurante está na gastronomia típica, excelente qualidade dos produtos, bom atendimento e um lugar receptivo. A inovação fica por conta da cobrança: por palito. Cada tapa é servida com um palito e, ao final da refeição, você entrega seu prato a um atendente, que irá cobrar pela quantidade de palitos remanescentes no prato.

O lugar, apesar de convidativo, tem um caráter de comida rápida. As tapas são servidas em um extenso balcão com sabores variados: desde chorizo, a enormes pedaços de bacalhau, vegetais, queijos frescos, entre tantos outros. Você pega seu prato e geralmente come em pé no interior da loja. Na área externa há espaço para poucas pessoas sentadas e o preço é diferenciado: em pé sai € 1,80 por palito/tapa, sentado € 2,60. Isso revela o caráter expresso do restaurante.

De uma forma inovadora a taberna fornece valor ao cliente pela diferenciação do produto e pelos funcionários. O mix de produtos dispensa cardápios e a qualidade é ótima.

Luciana Pecegueiro Furtado, da Unidade de Acesso a Mercados.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae