Entre microempreendedores individuais, micro empresas e empresas de pequeno porte, foram realizadas 5.341 entrevistas com o objetivo de descrever o cenário atual dos financiamentos a pequenos negócios no Brasil. O estudo do Sebrae mostra que a oferta de crédito tende a ser mais generosa para as EPPs, para o setor de comércio e para empresas situadas no sul do país. Já no outro extremo, com mais dificuldade de obter financiamento, estão os MEIs, o setor de construção civil e a região norte.
O horizonte apresentado inclui diversas modalidades de financiamento, sendo que, no momento da entrevista, as mais aproveitadas eram a negociação de prazos de pagamento com os fornecedores, estratégia de 63% das entrevistadas, o cheque especial, visto em 54%, o cheque pré-datado, usado por 43%, e os empréstimos obtidos em bancos oficiais, opção de 25%. Também chama a atenção o financiamento proveniente de agiotas, operação que, apesar de ilegal, é escolha de 4% das empresas, entre as quais se destacam os MEIs.
Conheça a pesquisa na íntegra no link http://192.168.1.10:83wp-content/uploads/2014/07/o_financiamento_dos_pequenos_neg_cios_no_brasil.pdf