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Importância do Marketing de Conteúdo Para o Marketing Digital

Importância do Marketing de Conteúdo Para o Marketing Digital

A importância do Marketing de Conteúdo no Marketing Digital

Quando falamos em marketing digital, a maioria das pessoas pensa logo em anúncios no Google, Facebook e Instagram. Não que eles não sejam válidos, mas o marketing digital moderno vai muito além disso.

O Marketing de Conteúdo é uma das dimensões do marketing digital que mais vem crescendo nos últimos tempos, e o motivo é muito simples. Ele ao invés de para uma publicidade mais agressiva, ele trabalha muito mais na área de criação de relacionamentos.

O sucesso do marketing de conteúdo não se explica unicamente por essa construção de laços de relacionamento entre a marca e seus clientes em potencial. Uma estratégia de Inbound Marketing envolve as mais diversas áreas do marketing digital.

Além disso, o Marketing de Conteúdo possui um custo muito menor do que outras estratégias de marketing online que vemos por aí, como a mídia paga, por exemplo.

Só é preciso não confundir Marketing de Conteúdo com produção em massa de conteúdos sem a menor relevância. Um dos pilares dessa estratégia de marketing digital é justamente agregar valor ao dia a dia das pessoas.

Por isso, dominar os diversos conceitos e técnicas envolvidas no marketing de conteúdo é tão importante.

Como o marketing de conteúdo ajuda outras estratégias de marketing digital

Uma das grandes vantagens do marketing de conteúdo é dar oportunidade às marcas de promoverem uma verdadeira sinergia no marketing digital, funcionando como suporte ao desempenho de ações de marketing digital.

Por exemplo o conteúdo para redes sociais é de extrema ajuda para a exposição da marca e também para aumentar o alcance orgânicos das publicações e relevância de perfis e páginas nestes canais.

No caso do SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca, o marketing de conteúdo, através da publicação de artigos no blog associado à marca, ajuda a potencializar o posicionamento das páginas do site nas pesquisas realizadas nos grandes buscadores.

Isso aumenta a Autoridade do Domínio e faz com que futuras publicações sejam mais facilmente ranqueadas no Google. A otimização de sites fica muito mais fácil e rápida.

Como o marketing de conteúdo ajuda no marketing em redes sociais

Na área de mídias sociais o conteúdo é fundamental, pois é através dele que criamos lações de relacionamento com nossos clientes em potencial, aumentando a exposição da marca e também a taxa de conversão nestes canais.

Por isso, criar conteúdo para redes sociais vem se tornando uma área cada vez mais especializada, pois não estamos falando aqui de simplesmente postagens, mas de publicações de alto potencial de engajamento e conversão.

Conhecer o algoritmo do Facebook, algoritmo do Instagram e outras redes sociais é fundamental para um bom desempenho nesta área, pois ao seguirmos as diretrizes destes algoritmos, aumentamos nossa relevância e alcance orgânico de nossas publicações.

A gestão de redes sociais nos dias de hoje envolve conhecer filigranas técnicas que acabam tendo um grande impacto sobre o sucesso ou fracasso de nossas publicações nestes canais.

Não é por outro motivo quem em nosso Curso de Produção de Conteúdo Para Redes Sociais fazemos questão de examinar minuciosamente cada um dos algoritmos das redes sociais abordadas em nosso treinamento.

Marketing de conteúdo como instrumento de criação de uma Autoridade

Outra das grandes vantagens do marketing de conteúdo é que ele ajuda na construção de uma Autoridade para a marca, fazendo-a se colocar como uma referência em sua área de atuação.

Essa construção de autoridade trás mais confiança aos consumidores, pois eles entendem que estarão adquirindo produtos e serviços de quem realmente entende no assunto e não de uma empresa que apareceu de repente no mercado.

Isso tem um grande impacto na taxa de conversão do negócio. Seja na área do marketing de busca ou então no marketing nas redes sociais, essa construção de autoridade oferece inúmeras vantagens às marcas.

Redução de custos no marketing digital

Sabemos que o investimento em marketing digital vem se tornando cada vez maior em função do aumento dos valores cobrados pelas mídias pagas.

Uma das grandes vantagens do marketing de conteúdo é justamente reduzir este custo, já que as técnicas utilizadas nesta área têm como um dos seus principais, conseguir alcance orgânicos para as publicações, aquele alcance que não é pago.

O resultado não precisa nem ser comentado, pois sabemos que é uma brutal redução de custos em termos de utilização de mídias pagas, o que em momentos de crise, como o que passamos, faz toda a diferença.

A importância do marketing de conteúdo no marketing digital se manifesta de diversas formas, e é justamente por isso que um número cada vez maior de empresas vem apostando nesta opção estratégica para divulgação de seus produtos e serviços.
Por Alberto Valle, CEO e instrutor da Academia do Marketing

Alberto Valle

Alberto Valle

Especialista
Sou especialista em marketing digital, área onde trabalho há mais de 18 anos. Sou um dos fundadores da Academia do Marketing, escola especializada em treinamentos na área do marketing digital.

Como sou um empreendedor compulsivo, acabei me envolvendo com diversos sites na área do empreendedorismo, onde colaboro com meus artigos, onde apresento soluções e compartilho a minha experiência como empreendedor e profissional de marketing digital.

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