Se você é um artesão que sofre para conseguir divulgar sua arte e conseguir captar clientes, saiba que você não está sozinho. Muitos profissionais começam a vender artesanato, como hobby ou renda extra.
Porém, a medida que o tempo passa, eles vão ficando travados e desmotivados por não saberem como divulgar seus produtos.
Para te ajudar a não entrar nesse ciclo, ou até mesmo a sair dele, criamos esse conteúdo com dicas e ferramentas que vão transformar completamente a forma como você vê o seu negócio.
Então, se você deseja elevar o seu projeto a um nível profissional e aumentar suas vendas, leia esse artigo até o final. Vamos mostrar tudo que você vai precisar.
Acompanhe!
4 sites incríveis para vender artesanato que você precisa conhecer
1. Elo 7
O Elo 7 é um Marketplace focado em produtos de artesanatos, lá além de você poder oferecer os seus produtos terá a oportunidade de se inspirar no trabalho de outros vendedores.
Por ser especificamente para vender artesanato, eles disponibilizam bastante conteúdo relevante e organizam mega eventos de tempos em tempos para os artesãos.
Então se tiver na dúvida por onde iniciar, esse aqui é o caminho!
2. Mercado livre
O Mercado Livre é considerado o maior site de vendas da América latina.
Assim como no Elo7, ele disponibiliza diversos recursos para que você consiga montar sua loja virtual lá dentro.
A diferença aqui é que lá se vende de tudo, por isso o público é mais variado, mas pode ter certeza que vender artesanato no Mercado Livre também vale muito a pena.
3. Enjoei
O Enjoei é também um site com muita força, tanto de vendas quanto de visitas.
Inicialmente ele foi criado para que as pessoas pudessem se desapegar de itens usados e até mesmo negociarem dentro da plataforma.
Porém, a ideia deu tão certo que hoje são comercializados muitos itens novos e, inclusive, produtos feitos de forma artesanal. Vale à pena conhecer!
4. OLX
O OLX é um dos canais de desapego mais conhecidos do Brasil.
E por conta da sua grande importância como canal de vendas não poderíamos nos esquecer dele nessa lista.
A principal diferença para os demais é que ele não oferece a possibilidade do cliente pagar de forma automática.
Aqui você terá a possibilidade de divulgar seu artesanato, mas é preciso fazer a negociação e combinar a entrega de forma manual.
Dá um pouco mais trabalho que nos anteriores, mas também possui uma força de vendas incrível!
Outras dicas para vender artesanato
1. Crie seu site para vender artesanato
Ter um site próprio vai te permitir explorar diversos outros recursos e estratégias para valorizar seus produtos, como produzir conteúdos e construir uma lista de E-mails.
Diferente das opções acima, aqui o ambiente é todo seu. Sendo assim, você pode personalizá-lo da forma que bem entender.
Mas não se engane, optar por trabalhar com uma estratégia não invalida a outra. Quanto mais canais de vendas você puder ter, melhor.
2. Use as redes sociais para vender artesanato
As redes sociais são essenciais para trabalhar o engajamento com seu público-alvo e estimular o desejo pelos seus produtos.
A maior parte das pessoas que utilizam internet também utiliza as mídias sociais, portanto você não pode ignorá-las de forma alguma.
As 2 redes sociais ideais para você começar são:
- Instagram;
- Facebook.
3. Invista em anúncios patrocinados
Provavelmente você já deve ter visto algum anúncio de produto ou serviço passando por sua tela enquanto você navegava em suas redes sociais.
Pois saiba que você também pode utilizá-los.
Essa é uma das formas mais eficientes de trazer pessoas para conhecer seu site e seus produtos.
4. Vá à feiras, exposições e festas
Participar de eventos também é uma ótima maneira de vender artesanato e fazer parcerias.
Aqui, a busca pelos clientes é feita de forma ativa, porém de uma maneira estratégica.
A maioria das pessoas que visitam eventos relacionados a artesanato já está predisposta a comprar esse tipo de produto.
Por isso, é legal marcar presença por lá também!
Uma boa dica é criar um calendário de eventos para que você não perca nenhuma dessas oportunidades.
Mas antes de entrar de cabeça… Lembre-se!
Capacite-se na gestão do seu negócio
Essa é uma dica que não poderia faltar para ajudar a vender artesanato. A maioria dos negócios vai à falência por falta de gestão e de conhecimento, por isso, antes de entrar de cabeça busque sempre se capacitar sobre seu negócio e sobre tudo que você precisa para mantê-lo saudável.
Sinta-se sempre apoiado pelo SEBRAE para te ajudar nessa jornada. Além de cursos, disponibilizamos consultorias para pequenos negócios.
Precisando, vá até uma agência mais próxima de você!
acesse: http://mon.net.br/sx7pr e Comece a aprender Amigurumi com os melhores modelos do Brasil.entrega digital rápida ,Vamos disponibilizar 1.000 MODELOS EXCLUSIVOS para você fazer no conforto da sua casa, Aprenda do absoluto zero a fazer os modelos mais pedidos do Brasil. (apartir de 39,90)