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Hotelaria se adapta às mudanças da transformação digital

Hotelaria se adapta às mudanças da transformação digital

A presença online ocupa uma posição importante dentro do planejamento de marketing. Afinal, por meio dela, se torna possível construir credibilidade e autoridade em determinado segmento e, consequentemente, alcançar mais pessoas do público-alvo e aumentar o faturamento. Essa é a jornada que a maioria das empresas do ramo hoteleiro tem enfrentado nos últimos anos. 

Embora a digitalização e a implementação de tecnologias estivessem avançando na hotelaria, é fato que as restrições causadas pela Covid-19 aceleraram os processos. Parte da reinvenção em meio a crise e a rápida recuperação do setor deve-se à utilização dos recursos digitais, especialmente das redes sociais. 

Oportunidades no mundo virtual

O mercado soube aproveitar os espaços de interação com prospects e clientes para enriquecer a experiência do usuário e, dessa maneira, atrair mais hóspedes. A habilidade adquirida ecoa nas expectativas positivas da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), que projeta, para 2023, números iguais ou superiores aos dos anos anteriores à pandemia. 

Com o aumento da competitividade nas esferas digitais, hotéis, pousadas e resorts precisam fortalecer a presença online. Estratégias de marketing são ferramentas capazes de constituir uma verdadeira vitrine para o negócio, seja por meio de técnicas orgânicas ou de mídia paga. Os benefícios das duas prometem compensar o esforço empregado em implementá-las. 

  • Relacionamento com o público

A maioria das empresas investe em social media e na produção de conteúdo próprio como forma de despertar o desejo pelas acomodações locais. Porém a eficiência dessa tática não depende apenas da regularidade das postagens e do acompanhamento de performance. O sucesso está na continuidade pelo zelo na experiência do cliente desde a reserva, durante o check-in e após o check-out. 

Enquanto o pré e o pós-venda podem ser organizados online com o Inbound Marketing, a recepção durante a estadia merece uma atenção especial. Isso porque a equipe precisa ter consciência de que essas vivências no período hospedado podem gerar indicações orgânicas para terceiros ou render relatos e/ou comentários positivos em redes sociais ou sites de viagem. 

Informações coletadas pela Expedia apontam que 72% dos brasileiros levam em consideração as recomendações pessoais no momento de decidirem a hospedagem. O índice continua alto para a influência das histórias de outros viajantes, chegando a 55%. Tais dados comprovam o valor da prova social e os motivos que justificam o cuidado no relacionamento com o cliente, dentro e fora do mundo online.

  • Planejamento de tráfego 

A maneira mais assertiva de garantir uma gestão eficiente do negócio no espaço digital é por meio do Meta Business Suite. A plataforma agrega gratuitamente as principais redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp, e informa clara e objetivamente, pela aba Insights, dados sobre desempenho e características do perfil dos seguidores. Ou seja, itens necessários para adequar linguagem e tom de voz da marca no online. 

Com base nas informações, a empresa hoteleira consegue segmentar melhor o público e ajustar investimentos na conta de anúncios. Mas as maiores vantagens estão em acessar quais tendências devem ser monitoradas e os resumos com referências demográficas dos seguidores, o que auxilia no planejamento de campanhas digitais. 

Relatórios e métricas demonstrados no Meta Business Suite viabilizam a análise dos argumentos com maior taxa de conversão. Por essa razão, as estratégias de teste A/B são recomendadas na plataforma, pois sinalizam o melhor caminho para estabelecer uma comunicação com o público.

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