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Guia passo-a-passo para o seu primeiro certificado digital

Guia passo-a-passo para o seu primeiro certificado digital

Oi, tudo certo? Hoje é dia de conversar sobre comprar um certificado digital. Vou falar como foi a minha experiência com isso e te fornecer um guia para te ajudar nesta jornada.

Continue acompanhando e saiba tudo sobre o tema. Vale a pena dedicar alguns minutos do seu dia para essa leitura. Bora lá!

Certificado digital? o que é isso?

Vamos usar, como exemplo, uma pessoa que validou seu negócio, decidiu formalizá-lo e emitir notas fiscais (NF-e) dos seus produtos. Durante o processo de formalização, a prefeitura da sua cidade te fala que você precisa de um certificado digital para emitir as notas fiscais. Então, primeiramente você pesquisa na internet pra saber o que é isso. No final das contas você descobre que ele é uma identidade digital que assina, atesta, identifica e representa pessoas físicas e jurídicas em atos praticados incluído digital. Ok, entendido, as notas fiscais serão eletrônicas e serão assinadas com o certificado digital da minha empresa, show de bola.

Onde comprar meu certificado?

Depois que decidiu que vai mesmo comprar um certificado, você procura por uma empresa para comprar o seu. Você pesquisa preços e encontra empresas chamadas de Autoridades Certificadoras (AC), que são as empresas que fazem a emissão. Para sua alegria, existem muitas delas que fornecem este tipo de produto e possuem postos de atendimento espalhados pelo país inteiro.

Depois de muito pesquisar, você vai concluir que o certificado é um pouco caro, mas como você ainda tem que comprar, então procurar pelo melhor preço é o seu objetivo. Se você quiser, você pode usar o site Compare Certificado Digital. Ele é um comparador de preços que permite você encontrar o certificado digital mais barato no seu estado.

Atenção antes de escolher o seu

Qual modelo e tipo comprar

Antes de apertar o botão de comprar, você precisa prestar atenção aos seguintes itens abaixo:

  • Veja antes se você tem o sistema operacional e a versão correta para o certificado digital funcionar. Para quem possui Linux e Mac vai ser um pouco mais complicado, pois a maioria dos sistemas de emissão e utilização foram feitos para funcionar no Windows (palavra de quem já trabalhou no suporte).
  • Você vai precisar fazer a validação presencial de documentos. Por isso, verifique com a AC que você escolher, se há um posto de atendimento deles na sua cidade. Faça isso antes de efetuar o pagamento, você não quer ir longe para buscar o seu certificado né?
  • Saiba qual certificado vai precisar. Você precisa saber o modelo e tipo ideal para o seu caso. Isso é fácil saber: Quem te exigiu isso tem a obrigação de falar qual é o modelo e tipo correto que você deve comprar. Por favor, não compre o modelo errado para não te dar dor de cabeça depois.

Depois de esclarecido estes pontos, vamos a compra. Normalmente a compra do certificado não tem mistérios, você vai passar pelos seguintes passos:

  • Escolher o produto correto
  • Fazer o cadastro inicial no site da AC
  • Fazer o pagamento
  • Agendar data, horário e local para a validação presencial
  • Confirmar e finalizar o pedido

Chegou o dia da validação presencial

Então, você fez o pagamento e agendou. Depois de confirmar o seu pagamento, eles te mandam um e-mail com o que deverá ser apresentado na loja física para validação. Basicamente é uma lista de documentos necessários para emitir seu certificado, a AC deve te passar quais documentos você precisa levar no dia. Por favor, não esqueça a documentação que eles pediram, pois senão não tem como emitir.

No dia e horário marcados você se apresenta com os documentos exigidos no local onde você fez o agendamento.

Como funciona a validação presencial: bem, basicamente eles vão verificar seus documentos, entregar o seu termo de titularidade e fazer a emissão (no caso do modelo A3), ou te mandar um link para você emitir o certificado no seu próprio computador (no caso do modelo A1). Na validação presencial também você recebe várias instruções, vou falar algumas mais importantes abaixo:

  • O certificado digital é seu e você como titular dele é o único responsável pelo seu uso e proteção.
  • Você também é responsável caso alguém faça algo de errado com ele. Isto porque uma assinatura digital feita com ele tem validade jurídica.
  • Esta tecnologia possui algumas senhas de proteção, no caso do modelo A3 são as senhas PIN e PUK, no caso do A1 é senha que protege o arquivo. A senha PIN é utilizada para acessar os aplicativos. A senha PUK (senha de administrador) é a senha de desbloqueio, para o caso de esquecimento ou bloqueio da PIN. Caso erre por várias vezes estas senhas, ele será bloqueado e você vai precisar comprar outro.
  • Sobre o certificado A1: Assim que emiti-lo, é muito importante fazer uma cópia de segurança (backup) do arquivo “.pfx” (que é o seu certificado A1), isto porque caso o seu computador seja formatado, estrague, ou seja substituído, você consiga reinstalá-lo. Se você já tem um certificado A1 e ainda não fez isso, faça agora! Na falta de um backup, você vai precisar comprar outro.
  • A garantia deles não cobre defeitos ocasionados por mau uso, esquecimento da senhas ou bloqueios. Isso acontece porque diferentemente de um banco onde você pode ir lá e desbloquear suas senhas, aqui elas ficam criptografadas internamente nele, a AC não tem senhas de certificado.
  • Eles te dão toda explicação sobre a instalação, a validade e sobre a renovação quando ele expirar.

Depois da validação presencial, você recebe o seu certificado digital e sai feliz da vida. Mas ainda não acabou, continue aqui, é hora de instalar.

Hora de instalar

A Autoridade Certificadora tem a obrigação de te passar as orientações de como instala-lo, bem como te prestar um suporte caso você não consiga fazer isto. A instalação do certificado está ficando cada vez mais amigável, antigamente até os técnicos de informática passavam sufoco para instalar. Hoje há vários assistentes de instalação, aqueles em que você vai clicando em “Avançar”, “Avançar” e depois “Fim”.

Porém, pode acontecer dele não funcionar assim de primeira. Isso acontece porque a certificação digital trabalha com muitos processos técnicos no seu computador. Assim como um carro possui muitas peças que trabalham juntas em harmonia, o certificado digital utiliza muitos softwares internos, serviços, bibliotecas do seu computador e estes também devem trabalhar em harmonia para que tudo funcione.

Portanto saiba que pode ser necessário ligar para o suporte deles. O suporte vai te ajudar a fazer pequenos ajustes no seu computador para concluir a instalação e fazer o certificado funcionar.

Durante o suporte, eles te ajudam e ainda testam o certificado para garantir que está tudo bem. Tudo certo, agora sim está instalado e funcionando.

Hora de usar

Agora chegou a hora de usar o certificado no sistema correto (que no nosso exemplo é emitir uma NF-e). Da mesma forma que na instalação, pode acontecer novamente dele não funcionar na hora de emitir uma NF-e. Você entra no sistema de emissão, preenche a nota e na hora de emitir, não funciona e sua nota fiscal não saiu. Não se desespere.

O que vem a mente de muitas pessoas nessa hora é passar a mão no telefone e ligar para o suporte da Autoridade Certificadora novamente e falar que ainda não está funcionando. Se você ligar para o suporte do certificado novamente, provavelmente eles vão te falar que o problema agora é com o sistema que usa o certificado digital, que no nosso exemplo é o programa emissor de NF-e.

Isso acontece porque quem emitiu o certificado não é responsável pela manutenção das aplicações de terceiros. No nosso caso, se ele está instalado e funcionando (o primeiro suporte já confirmou isso), mas se por algum motivo temos problemas para assinar uma NF-e, devemos procurar o responsável pelo emissor de notas fiscais (pode ser a prefeitura da sua cidade, quem fez o software de emissão, etc), menos a Autoridade Certificadora.

Então, você liga para o suporte do sistema de NF-e e explica a sua situação. Eles provavelmente vão te fornecer novas instruções e fazer mais alguns pequenos ajustes seu computador para funcionar naquele sistema. Depois de um tempo de suporte e alguns ajustes, sua NF-e finalmente saiu, que alegria!

Agora está funcionando

Finalmente o certificado digital funciona no sistema que você tanto queria, sua jornada teve um final feliz!

Esperamos que você tenha gostado desse texto. O que achou desta jornada? Você achou legal saber o que esperar na hora de comprar o seu primeiro certificado?

Caso tenha dúvidas sobre algo que falei, por favor, vamos conversar!

Nós vemos no próximo texto. Até mais!

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Sobre comparecertificadodigitalNovo na comunidade

Certificado digital ICP-Brasil: quem são? Onde vivem? O que comem? Você conhece? Tenho certeza que muitas pessoas jamais ouviram falar. O certificado digital é uma identidade sua (e-CPF) ou da sua empresa (e-CNPJ) que é usado em autenticações que são feitas pela internet. Hoje no Brasil o certificado digital ICP-Brasil é usado em muitos casos, vamos citar alguns exemplos: - Se você tem uma empresa e precisa enviar informações fiscais da Receita Federal - Se você precisa emitir notas fiscais eletrônicas de algum produto ou serviço prestado - Se você utiliza algum sistema em que a autenticação é feita por certificado digital - Se você é um profissional que precisa autenticar ou assinar muitos documentos de forma digital Para se ter um certificado digital para você ou para a sua empresa, é necessário comprar um e assim como outros produtos e serviços, é importante comparar os preços e escolher o que melhor se adequar ao seu bolso. Hoje já existem muitos comparadores de preços de diversos produtos e serviços. Pensando nisso, criamos o comparador de preços Compare Certificado Digital. Esta ferramenta permite pesquisar preços de certificados digitais de várias empresas em um único lugar, assim você melhores opções para escolher um preço mais justo para você.

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