Canais de comunicação são essenciais para coordenar pedidos do restaurante, e dentro desse meio não se pode esquecer dos aplicativos de mensagem. E é por isso que neste artigo vamos te apresentar a importância do WhatsApp para restaurantes, principalmente quando em conjunto com a solução da GrandChef.
Você pode achar que é brincadeira, mas quando utilizada e adotada da forma correta, usar ferramentas de venda como WhatsApp e até o Telegram podem aumentar e muito sua taxa de conversões de vendas.
Então, se já está curioso para aumentar suas vendas com o WhatsApp para restaurantes, vem acompanhar este artigo e ver como muitos restaurantes têm vendido na plataforma.
Como Usar o WhatsApp para restaurantes?
Antes de tudo você precisa criar um número para a empresa, e de preferência utilizar o WhatsApp Business. Imagine utilizar do número pessoal de alguém como a forma de comunicação do restaurante e do nada esta pessoa se desligar do ambiente.
Aí é claro que seus transtornos seriam grandes, por isso é importante criar seu próprio número corporativo e exclusivo.
E com número corporativo em mãos, já configurado, é hora de aprender a lidar bem com os clientes.
Padronize as mensagens do WhatsApp para restaurantes
Automatizar suas mensagens é importante para garantir bom atendimento e com rapidez. Mas, é importante que mantenha sua comunicação de uma forma humana, usando a linguagem da região e sendo meio descontraído. Assim, seu cliente não acha que está falando com um robô.
Então não esqueça de usar frases coloquiais, emojis, dar um toque de humor às conversas, mas tudo com cuidado e sem deixar de ser simpático e receptivo.
Como integrar o GrandChef no WhatsApp para restaurantes?
Aqui é onde toda a mágica acontece, levando você a ter maiores números de pedidos e melhorando a experiência de seus clientes com você.
Com as soluções da GrandChef, seu restaurante passa a ter todos os pedidos em um só lugar. Ou seja, mais fácil para gerenciar e visualizar as suas vendas através dos cardápios digitais.
Além disso, ainda passa a oferecer ao cliente a chance de enviar o pedido direto do Whatsapp para os restaurantes. Com isso, a mensagem do pedido já chega pronta e é só clicar no link que aparecerá após iniciar uma conversa, ver o cardápio e realizar o pedido.
Vem ver melhor isso…
Como fazer um cardápio digital na GrandChef
Para criar o cardápio de restaurante online sem custos, siga esses passos:
- Inscreva-se gratuitamente no Sistema GrandChef, criando sua conta;
- Preencha as informações mínimas sobre o seu negócio;
- No modulo de delivery personalize o seu design, deixando mais a cara de sua marca;
- Insira as imagens e descrições dos produtos;
- Salve as alterações e comece a vender online, pelo seu link exclusivo.
1 – Crie sua conta no GrandChef
O Sistema GrandChef tem seu módulo de delivery que permite a criação do cardápio de restaurantes online.
A versão digital do cardápio fica na plataforma e pode ser editada facilmente a qualquer momento. Por se tratar de uma tecnologia altamente intuitiva, não é preciso ter nenhuma experiência prévia.
Ou seja, tudo é feito online, o que facilita a edição e traz agilidade a seus processos, que antes da forma off-line era bem mais demorado e poderia gerar prejuízos pela demora.
2 – Preencha as informações sobre o seu negócio
Logo em seguida inserira o nome do seu restaurante.
Depois, selecione a especialidade: qual tipo de culinária tem em seu restaurante? Ele é reconhecido pelo que? Dessa forma, informe também o endereço de onde fica localizado.
Outra informação essencial é o horário de atendimento. Com isso, seus clientes podem saber as faixas de horário de atendimento em cada operação.
3 – Personalize o design do seu cardápio digital para restaurante
Com a solução para delivery online você pode customizar o seu cardápio, identificando seu negócio com o logotipo e cores.
Assim, quando o cliente entrar em seu cardápio, vão saber que estão realmente comprando do seu estabelecimento e ajudarão a fixar sua marca na mente deles.
Portanto, o seu cardápio ganhará um link exclusivo, com o nome do seu negócio, (caso seja um nome muito longo de uma resumida, coloque o mais conhecido para não ficar algo muito longo no link).
4 – Insira as imagens e descrições dos produtos
Um ponto altíssimo dos cardápios que mais vendem é, sem dúvida, as imagens.
Elas são responsáveis por despertar o desejo pelos pratos no cliente. Além disso, é cientificamente comprovado que as pessoas preferem ver o que estão adquirindo, inclusive isso induz e ajuda a efetuar a compra mais rápido.
Então, hora de caprichar nas fotos e descrições dos seus produtos. Insira os preços e não deixe de criar combos e promoções exclusivas.
5 – Comece a vender online
Depois de editar seu cardápio, você já pode começar a vender online pelo seu link exclusivo.
No link, seu cliente acessa seu cardápio digital, pode conferir ele completo com calma, selecionar o que deseja e enviar o pedidos. Todos os pedidos feitos pelo delivery do GrandChef vão diretamente para sua cozinha e posteriormente para a área de entregas.
Depois de escolher os produtos o cliente só precisa informar a forma de entrega (entrega ou retirada), e nos casos de delivery inserir as informações do endereço. Por fim, seleciona a forma de pagamento e pronto pedido efetuado e enviado direto.
Deu pra perceber como é simples vender com o WhatsApp no GrandChef. Mas, não se engane, você pode utilizar esse link de vendas nas outras redes sociais também.
Basta compartilhar e incentivar seus clientes a pedir por lá. Com o delivery do GrandChef, você conta com: entregas agendadas, rotas automatizadas, mapa de calor, integração com marketplaces, além de um sistema de gestão completo.
Ou seja, a forma perfeita de vender delivery. Então não perca mais tempo não, baixe agora o GrandChef gratuitamente e comece a vendar já.