Se você tem uma empresa de qualquer porte ou segmento, precisa entender a importância do Google Marketing para negócios locais. Afinal de contas, são justamente essas empresas que mais precisam de apoio publicitário para conseguir fechar negócios, ter mais clientes e conseguir o faturamento necessário para fechar o mês fora do vermelho, pagando todas as contas.
É normal que, no entanto, muitas pessoas se perguntem sobre o desempenho do Google para negócios locais. Afinal de contas, ainda que o buscador registre mais de 100 bilhões de pesquisas por mês, é fato que boa parte delas são de pessoas espalhadas pelo mundo. Por exemplo, quem pesquisa por “pneus” está vivendo em qualquer cidade do Brasil, o que não é tão interessante para uma oficina ou loja de pneus localizada em Joinville, Santa Catarina. Isso porque essa loja não conseguirá vender para clientes que cheguem até ela pelo Google, mas que moram no Amazonas, em Pernambuco ou em São Paulo.
No entanto, apesar disso, há muito mérito em trabalhar com o buscador. Entenda a importância do Google Marketing para negócios locais no nosso artigo a seguir!
Entenda a importância do Google Marketing para negócios locais em 4 pontos
1. Google Meu Negócio
Uma das principais vantagens que toda agência de marketing digital nota sobre o Google Marketing para negócios locais é a plataforma Google Meu Negócio. Você provavelmente já deve ter uma conta lá, mas talvez nunca tenha explorado ao máximo as funcionalidades do setor. No entanto, faça uma pequena experiência agora. Abra o Google e digite “pizzaria”, como se você estivesse com fome e quisesse uma pizza.
Os primeiros resultados serão do Google Meu Negócio. Serão 3 empresas, com a localização delas no mapa da sua cidade e pequenas informações úteis sobre elas, como endereço, avaliações e destaques.
Se isso acontece com uma pizzaria, então por que não aconteceria com o segmento da sua empresa? É claro que acontece! Portanto, é importante valorizar sua página no Google Meu Negócio para aparecer sempre com destaque para os moradores da sua cidade que procuram pelos seus serviços.
2. Micromomentos
Há alguns anos, o Google anunciou uma adaptação para algo chamado Micromomentos. Basicamente, o buscador notou uma mudança no comportamento do consumidor em que ele fazia decisões de compras em momentos muito curtos, questão de segundos.
Por exemplo, imagine que você furou o pneu do carro no meio da rua. Sua primeira reação provavelmente seria abrir o celular e procurar por “reboque” ou algo do tipo, talvez uma loja de pneus que tenha o serviço de levar o seu carro para a sede e trocar o pneu lá.
Assim, provavelmente você fecharia negócio com a primeira empresa que for recomendada pelo Google. Em poucos segundos, fez todo o ciclo de compras que normalmente levaria dias.
Esses são os micromomentos e eles acontecem todos no Google e com empresas locais. Por isso, é importante estar bem posicionado no buscador, inclusive no Google Meu Negócio para poder pegar os clientes de micromomentos.
3. Baixo custo
O Google Marketing é uma alternativa mais barata do que outras direcionadas a empresas locais, especialmente em relação ao retorno que pode ser obtido. Por isso, é uma boa ideia para segmentos direcionados para o público local.
Além de ter um custo melhor do que ações, como carro de som, panfletos e presença em diretórios comerciais locais, os anúncios do Google ainda são mais eficazes do que o normal.
Eles trazem resultados de pessoas já interessadas em fechar negócio e que estão na sua região, ou seja, há muitos incentivos para que eles possam fechar negócio. Não é à toa que, em muitos segmentos, o custo de aquisição de clientes é de centavos ou, no máximo, de poucos reais.
4. Ganhos indiretos
Por fim, ainda há o mérito de ter ganhos indiretos dentro do Google Marketing. Por exemplo, um bom trabalho de construção de autoridade faz com que a sua empresa seja mais conhecida e visitada no geral.
Ainda que seu site acabe recebendo visitas de pessoas de outras cidades ou estados, o fato de ser uma página bem visitada e recomendada pelas pessoas faz com que ela tenha destaque e seja recomendada de maneira prioritária pelo Google justamente pelos visitantes da sua região.
Portanto, trabalhar com o Google Marketing acaba trazendo bônus indiretos, mesmo que cada visita recebida não seja convertida em vendas.
Pronto! Agora você já entende a importância do Google Marketing para negócios locais e já sabe que deve contar com o apoio de uma estratégia completa para ter um bom desempenho no buscador. Lembre-se de focar os seus esforços em fortalecer a sua página no Google Meu Negócio, além de ter anúncios de alta qualidade e um site com autoridade no buscador para ter o melhor dos três elementos vitais do sistema.
E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!